celular-lg-optimus-g

“Pense G”. Ou “pense grande”. Esse foi o lema da LG ao lançar o Optimus G. O modelo chegou ao Brasil para competir com os modelos considerados “top” do nosso mercado, e veio para a nossa bancada de testes, pelas mãos da assessoria de imprensa da LG no Brasil. Nesse post, passo as minhas impressões sobre o telefone, que é visto por muitos como uma versão “turbinada” do Nexus 4, oferecendo um conjunto de hardware e software que o coloca nessa posição. Mas… até que ponto ele pode mesmo bater de frente com os seus concorrentes? É isso que vamos tentar descobrir nesse review.

Características Físicas

DSC07054

Estamos diante de um smartphone sóbrio, com linhas bem definidas, e com um acabamento que oferece um ar de seriedade ao produto. Talvez essa aparência externa entre com um pouco de contraste em relação à sua interface de usuário (falo dela mais para frente). Mesmo assim, é um modelo que visualmente me agrada muito, justamente pela ausência de chamativos no seu exterior.

DSC06872

Outro ponto positivo do Optimus G é a sua baixa espessura e peso. Com medidas de 131,9 x 68,9 x 8,45 mm, e peso de apenas 145g, esse smartphone é confortável para um manuseio mais prolongado, é discreto para o transporte no bolso frontal da calça, e muito manejável para diferentes finalidades.

DSC06876

Na parte superior do lado esquerdo do dispositivo, temos os botões de controle de volume. Entre esses dois botões que controlam o áudio, existe um terceiro botão, que serve de atalho rápido para o QuickMemo, que é um aplicativo de anotações à mão ou com uma pequena caneta apontadora. Mostrarei esse recurso mais adiante.

DSC06879

Na parte inferior do lado direito, encontramos o slot para cartões micro SIM…

DSC06884

…que pode ser removido com uma pequena chave que acompanha o kit de venda do produto.

DSC06888

Na parte superior direita, temos o botão de liga/desliga do aparelho.

DSC06903

Na parte superior, temos o conector para fones de ouvido…

DSC06910

…e na parte inferior, o conector para o cabo USB, responsável pela transferência de dados e recarga da bateria.

DSC06897

Dois detalhes de acabamento do Optimus G que merecem destaque. O primeiro é esse friso prateado, que reforça visualmente a baixa espessura do smartphone.

DSC06913

O segundo detalhe está nos parafusos na parte inferior do smartphone. Observem que, diferente de outros modelos já analisados aqui no TargetHD, a LG mostra claramente que pensou previamente nesse aspecto, não deixando esses parafusos salientes no corpo do aparelho. É esse o tipo de acabamento que eu entendo como bem cuidado e integrado ao design do aparelho. Fica a dica para algumas pessoas que acham “bacana” parafusos expostos no corpo de um smartphone.

DSC06916

Visão geral da parte traseira do LG Optimus G. Lembrando: sua bateria não é removível, logo, ele não possui uma tampa traseira destacável.

DSC06922

Detalhe da câmera traseira do Optimus G, com 13 megapixels e flash LED. A LG decidiu deixar essa câmera do lado direito do aparelho (esquerdo, visto pela sua parte traseira), e essa não é uma das posições mais confortáveis para o manuseio diário, uma vez que seus dedos podem acidentalmente ocultar a lente da câmera em alguns momentos. O ideal seria essa lente posicionada na parte central superior do dispositivo.

DSC06923

Na parte inferior, o alto-falante do smartphone, que basicamente fica na mesma posição do Nexus 4.

DSC06928

Na parte frontal superior, a câmera frontal de 1.3 MP, além do alto-falante para chamadas e dos sensores integrados.

DSC06934

Por fim, na parte inferior, os botões de comando do Android (Voltar, Home e Menu), que são integrados ao corpo do smartphone, deixando a tela livre para a visualização de aplicativos, vídeos, fotos e derivados. Esses botões acendem de acordo com a atividade que você realizar no smartphone.

Acessórios

O LG Optimus G vem com os acessórios que considero que devem ser os básicos para um produto de seu porte.

DSC06950

Um cabo USB, para transmissão de fotos, vídeos e músicas para o computador…

DSC06952

…e o adaptador para rede elétrica, para recarga da bateria do dispositivo.

DSC06958

O grande destaque nesse pacote de acessórios é esse fone de ouvido, da própria LG, com uma qualidade final de áudio muito boa. Por ser fones do tipo in-ear, você tem garantido um isolamento acústico eficiente, e um som de alta qualidade na reprodução de conteúdos multimídia.

DSC06963

O fone não conta com controle de volume. Apenas o botão integrado para recebimento/desligamento de chamadas, além do microfone para comunicação. No player multimídia, esse botão faz o controle simples de play/pause e avanço das faixas musicais salvas.

DSC06964

O kit também acompanha protetores de silicone sobressalentes, caso você necessite.

Tela

DSC07067

A tela do LG Optimus G possui 4.7 polegadas de tamanho, com True HD IPS Plus (WXGA, 1280 x 768). Ou seja, é uma tela com resolução HD, com altíssima qualidade, e um padrão de exibição de conteúdos simplesmente espetacular. Se aproveita do fato de contar com uma interface de usuário muito colorida, de um processador potente, e de uma GPU muito eficiente. O resultado final é uma reprodução impecável de aplicações multimídia, com uma alta qualidade de imagem. Não há o que se discutir nesse aspecto: é uma das melhores telas de smartphones disponíveis no mercado.

DSC06968

Os ícones e fontes são exibidas de forma perfeita, sem serrilhados.

DSC06996

Por outro lado, contra à luz, essa tela é razoavelmente visível. É possível enxergar sem maiores problemas todos os elementos da tela (com o brilho no máximo), mas poderia ser um pouco melhor.

DSC06999

Outro detalhe importante: como o sistema é capaz de detectar a temperatura do smartphone, ele automaticamente limita a percentagem de brilho que você pode aplicar na tela do aparelho. Ou seja, quando você está no meio da rua, utilizando o 3G ou 4G (que é um dos momentos onde a temperatura dos componentes internos do smartphone aumenta consideravelmente), o brilho da sua tela será limitado, para não comprometer o desempenho da bateria e do dispositivo em si.

Sistema Operacional e Interface do Usuário

Screenshot_2013-05-17-14-00-56Screenshot_2013-05-17-14-01-50

O LG Optimus G conta com o sistema operacional Android 4.1.2 Jelly Bean, mas com uma interface totalmente customizada, se distanciando bastante da proposta do Jelly Bean puro, adotada pela Google. Em compensação, diferente de outros fabricantes, a LG conseguiu equilibrar essa customização de interface, deixando o sistema leve e produtivo, sem tornar essa interface uma “devoradora de recursos”, tal como já pude constatar em alguns concorrentes de sua categoria.

Screenshot_2013-05-17-14-01-02Screenshot_2013-05-17-14-01-11

A LG oferece uma série de widgets que visam facilitar a vida do usuário na hora de encontrar os recursos do dispositivo de forma mais prática e intuitiva. Por outro lado, por ser uma interface visualmente “carregada” de elementos, em alguns momentos ela parece ser confusa. Usuários mais experientes não terão dificuldades em manusear o aparelho, mas os novatos podem precisar de uma curva de aprendizado maior. De qualquer forma, não podemos dizer que o Optimus G não é completo em termos de recursos disponíveis. Muito pelo contrário. E uma interface completa nesse aspecto.

Screenshot_2013-05-22-11-15-26Screenshot_2013-05-22-11-15-18

Algumas customizações são interessantes. Por exemplo, em sua aba de notificações, você encontra todos os itens possíveis de gerenciamento de conectividade, produtividade e recursos especiais, como o Miracast, Economia de Energia e Modo Eco. Todos eles estão com o seu acesso facilitado, e esse menu ainda pode ser editado, permitindo a seleção de outros recursos, de acordo com o gosto do usuário.

Screenshot_2013-05-19-11-10-19Screenshot_2013-05-20-00-13-09

Os recursos exclusivos da LG (como é o caso do Miracast) sempre contam com um guia rápido, para melhor compreensão do mesmo, para aqueles usuários que não estão familiarizados com as novidades. Alguns recursos podem ser exibidos na parte superior da tela, através de um atalho na barra de recursos, que por sua vez está integrada na aba de notificações.

Screenshot_2013-05-20-00-13-40

O teclado QWERTY virtual do Optimus G é bem completo, mas em algumas vezes fica complicado digitar de forma confortável. No navegador web, por exemplo, as teclas “/” e “.com” fazem com que a barra de espaço fique minúscula. Tudo bem que nos endereços de internet nós não precisamos utilizar a barra de espaço. Mesmo assim, pode ser desconfortável ter uma quantidade maior de teclas disponíveis em algumas situações onde precisamos de um pouco mais de conforto para a digitação.

Screenshot_2013-05-18-19-58-22Screenshot_2013-05-18-19-59-07

Além de poder inserir as informações através do teclado QWERTY virtual, o aplicativo de Notas Rápidas também permite a inserção de conteúdos através de uma caneta Stylus (que é a mesma utilizada para o QuickMemo) ou até mesmo por voz, ditando a frase. E o recurso funcionou muito bem nos testes, algo que vejo como positivo. Até porque, em alguns momentos, é melhor falar do que escrever para guardar aquelas pequenas notas, endereços, telefones e outros itens que não podemos deixar para depois.

E por falar no QuickMemo…

Screenshot_2013-05-22-11-16-03Screenshot_2013-05-22-11-17-51

O QuickMemo é o bloco de desenhos/anotações do LG Optimus G. Com ele, você consegue rabiscar rapidamente em uma página em branco ou em um elemento na tela (como o Mapas, por exemplo), para fazer indicações ou anotações que podem ser enviadas para outros usuários, ou salvas no smartphone para uso posterior. Até mesmo elementos da interface podem ser assinalados e destacados, para que depois você tire uma print screen na tela, e dê outras finalidades para a imagem capturada.

DSC06991

Toda a interação do QuickMemo (e do smartphone como um todo) pode ser feita com essa pequena caneta Stylus…

DSC06994

…que possui uma pequena ponta emborrachada, que oferece uma interação prática e precisa para escrita e ação na interface do usuário.

Screenshot_2013-05-22-11-18-13Screenshot_2013-05-22-11-19-31

O QuickMemo possui recursos relativamente simples, mas suficientes para que você faça anotações sem maiores dificuldades.

Screenshot_2013-05-19-17-50-18Screenshot_2013-05-19-17-50-13

Existem pelo menos quatro temas pré-instalados no Optimus G, e a partir daí, o usuário pode personalizar o smartphone da forma como achar melhor.

Screenshot_2013-05-19-18-03-48Screenshot_2013-05-17-14-03-14

Outros recursos presentes no Optimus G são o Smart World, que é a loja de aplicativos da LG, com apps específicos da empresa e indicações de apps que já estão presentes na Google Play, além do Backup, que salva os seus arquivos mais importantes em um ambiente seguro.

Screenshot_2013-05-19-18-04-13

Screenshot_2013-05-17-14-04-38Screenshot_2013-05-17-14-04-57

São muitas coisas diferentes nessa interface de usuário, ficando praticamente impossível colocar todas elas nesse review (caso eu faça isso, o review fica ainda maior do que ele já é). Por fim, eu destaco os recursos de animação da interface padrão do aparelho. O bloqueio de tela (esquerda) é feita com uma animação em forma de bolha (que mostro melhor como funciona no vídeo review no final do post) e um recurso que “esconde” todos os ícones de aplicativos e widgets disponíveis na tela principal do dispositivo.

DSC06985

Você consegue ocultar os ícones presentes na interface através do movimento de pinça com os dedos sobre a tela, de dentro para fora. Simples, mas ao mesmo tempo, bem interessante.

Qualidade de Áudio e Chamadas

Screenshot_2013-05-18-17-23-42

Esse é um dos pontos fortes do LG Optimus G. O smartphone possui uma ótima qualidade de áudio: nas chamadas realizadas e recebidas, tanto no alto-falante dedicado para chamadas telefônicas quanto para as chamadas no viva-voz., os resultados foram excelentes. Você consegue ouvir claramente a pessoa que se comunica com você do outro lado da linha, e a pessoa com quem você está conversando vai compreender você perfeitamente. Os alto-falantes dianteiro e traseiro são potentes o suficiente para que você ouça claramente o interlocutor no modo tradicional e no modo viva-voz.

A qualidade de chamadas também foi muito boa. Não observei durante os testes quedas de sinal ou anormalidades aparentes. Um detalhe para quem vai comprar esse smartphone: quando a pessoa para quem você discou atende a chamada, o Optimus G “avisa” que a pessoa atendeu, acionando o sistema de vibração do telefone. É uma boa pedida para quando você está em um ambiente muito barulhento, e não tem certeza se a chamada foi atendida ou não. Se bem que você não terá problemas em ouvir a pessoa do outro lado da linha.

Internet

Screenshot_2013-05-20-00-12-43

O LG Optimus G vai bem no aspecto internet. É (obviamente) compatível com todos os principais aplicativos que testamos para verificar a sua navegação e conectividade. O Chrome vem pré-instalado, e tal como em outros dispositivos Android que testamos, oferece uma ótima performance, tanto no WiFi quanto no 3G. Como na minha região as redes 4G ainda estão disponíveis (Araçatuba/SP), fico devendo esse teste para vocês.

Screenshot_2013-05-22-11-23-05

O acesso às redes sociais não representou maiores problemas, com uma fluidez impecável…

Screenshot_2013-05-19-17-53-30

…os vídeos do YouTube foram reproduzidos de forma perfeita…

Screenshot_2013-05-19-18-06-47

…e os novos recursos conectados, como o Hangouts, funcionaram sem maiores problemas.

GPS

Screenshot_2013-05-22-11-24-49

O GPS foi um dos pontos que não me impressionou tanto assim no LG Optimus G. Durante os testes, ele encontrou dificuldades para encontrar o meu posicionamento, mesmo em ambientes abertos. Ah, e antes que você me pergunte: sim, eu sei que essa imagem acima mostra o smartphone em modo avião, mas durante o tempo de avaliação do smartphone, fiz os testes com o chip da operadora devidamente instalado, e mesmo assim, o GPS custou a encontrar a minha posição.

Screenshot_2013-05-22-11-29-34

A boa notícia é que ao menos o Google Mapas você poderá utilizar, com a ajuda das redes WiFi ou de telefonia móvel da sua região. Você perde um pouco em precisão, mas ao menos não fica perdido no mundo, não é mesmo?

Câmera

DSC06974

O LG Optimus G possui uma poderosa câmera traseira de 13 megapixels, com flash LED, zoom digital de 16x e gravação de vídeos em Full HD (1920 x 1080), sem falar nos diversos recursos disponíveis para melhoria e acabamento de fotos. Em um passado distante, talvez eu dissesse “quem precisa de tudo isso para uma câmera de celular?”. Hoje, eu digo “com certeza, muita gente”.

A qualidade de imagem para fotos dessa câmera é muito boa. As fotos tiradas durante o dia enchem os olhos pela qualidade e vivacidade das cores. Abaixo, alguns exemplos.

CAM00020 CAM00016 CAM00014 CAM00011

Nas fotos com luz artificial, essa câmera também não faz feio. As fotos a seguir foram registradas com iluminação artificial, e sem o auxílio de flash.

CAM00022 CAM00032

Em algumas situações com luz artificial, as imagens são registradas com um pouco de ruído ou borradas. Mas nada que não seja dentro do aceitável para um dispositivo móvel.

CAM00035 1368663561188

Na parte de gravação de vídeos, mais uma vez vemos a competência dessa câmera, entregando imagens de alta qualidade e uma boa captação de áudio (você poderá conferir uma demonstração desse modo de gravação de vídeos no vídeo review no final do post).

DSC06983

Sua câmera frontal é de 1.3 MP, e é pensada mesmo nas videochamadas. Você pode até tirar auto-retratos com essa câmera, ou gravar vídeos testemunhais em momentos ocasionais, mas não exija muito da mesma. Para usos casuais, ela vai muito bem, mas nada muito além disso. Veja a seguir um exemplo de uma foto registrada com a câmera frontal (e no vídeo review, uma demonstração de filmagem com a câmera frontal).

CAM00048

Games

Screenshot_2013-05-17-14-20-00

Estamos falando de um smartphone que conta com um processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro quad-core de 1.5 GHz, GPU Adreno 320 e 2 GB de RAM. Com um conjunto como esse, o resultado não poderia ser outro: um dos smartphones mais potentes para quem quer rodar todo e qualquer tipo de jogo sem lags, travamentos ou eventuais problemas. Durante os testes, o LG Optimus G foi impecável durante a execução de jogos de diferentes níveis de complexidade.

Real Racing 3

Screenshot_2013-05-17-14-17-47 Screenshot_2013-05-17-14-17-53 Screenshot_2013-05-17-14-19-33 Screenshot_2013-05-17-14-19-41

Dead Trigger (que por sinal, rodou com uma fluidez perfeita)

Screenshot_2013-05-23-22-12-03 Screenshot_2013-05-23-22-11-56 Screenshot_2013-05-23-22-12-57 Screenshot_2013-05-23-22-12-46

Jetpack Joyride

Screenshot_2013-05-17-14-11-21 Screenshot_2013-05-17-14-11-31 Screenshot_2013-05-17-14-11-27

Temple Run 2

Screenshot_2013-05-17-14-13-55Screenshot_2013-05-17-14-14-06 Screenshot_2013-05-17-14-15-07Screenshot_2013-05-17-14-14-30

Subway Surfers

Screenshot_2013-05-17-14-12-01Screenshot_2013-05-17-14-12-18 Screenshot_2013-05-17-14-12-26Screenshot_2013-05-17-14-12-45

Resumindo: quer jogar no smartphone? OLG Optimus G é uma das opções. O único inconveniente é que, ao executar jogos mais pesados no dispositivo, a sua autonomia de bateria é reduzida drasticamente. Mais adiante eu falo sobre isso.

Multimídia

Screenshot_2013-05-22-11-49-14

No lugar da Play Music, o LG Optimus G utiliza um aplicativo dedicado para reprodução musical, com mais recursos. Não só você pode fazer o controle de reprodução, mas fazer ajustes de equalização, simular o efeito Dolby Surround (com a ajuda do fone de ouvid), utilizar diferentes modos de reprodução, entre outros recursos que tornam a experiência sonora mais interessante que a opção oferecida nativamente pelo Android.

Screenshot_2013-05-22-11-50-17Screenshot_2013-05-22-11-53-25

O player musical da LG, assim como outros players, pode ter os seus recursos mais básicos controlados na tela de bloqueio do smartphone, ou através de um widget em uma das telas de aplicativos da interface de usuário.

Screenshot_2013-05-19-17-57-22

O gravador de voz funciona muito bem, com uma qualidade de captação de áudio excelente, mesmo em ambientes com muito barulho.

Screenshot_2013-05-23-16-46-26

Na parte de vídeos, você tem duas opções: a Play Filmes, oferecida pela Google…

Screenshot_2013-05-23-16-48-19

…ou o aplicativo da própria LG, para reprodução de vídeos.

E aqui, uma grata surpresa…

Screenshot_2013-05-23-16-46-06

Sem precisar fazer o download de nenhum tipo de programa adicional, o LG Optimus G identifica os arquivos de legenda dentro da pasta de vídeos, reproduzindo sem problemas vídeos nos formatos .mkv (720) e .mp4. Sem lags, sem arrastos, e com excelente performance.

Screenshot_2013-05-23-16-46-20

Aliás, o player da LG possui recursos bem interessantes…

Screenshot_2013-05-23-16-48-34

…que podem ser ajustados de acordo com as necessidades do usuário.

Benchmarks

Screenshot_2013-05-22-12-12-13

Mais uma vez, utilizei dois métodos de benchmark para estimar a sua performance. O primeiro foi o AnTuTu Benchmark, que registrou um resultado de 17844 pontos, ficando um pouco abaixo do Nexus 4 e acima do Galaxy Note II. Lembrando: um benchmark é uma estimativa teórica. Só podemos confirmar se esse desempenho todo se aplica na prática do dia a dia. Nesse caso em específico, os resultados até são coerentes, uma vez que o conceito do Optimus G é “altamente inspirado” no Nexus 4.

Screenshot_2013-05-22-12-14-57

A segunda análise foi feita com o Quadrant Standard, que registrou uma pontuação de 8035 pontos. Ele ainda fica abaixo de modelos como o Galaxy S4 (na teoria), mas imagino que para a maioria dos usuários, essa diferença será irrelevante. Até porque o desempenho do Optimus G é simplesmente impecável.

Bateria

Screenshot_2013-05-20-00-11-46

Aqui, é necessário fazer algumas ponderações.

Na imagem acima, você está vendo o gráfico de consumo de um dia de rotina normal: enviando e recebendo e-mails o tempo todo (com o smartphone conectado no WiFi constantemente), acessando as redes sociais, jogando alguns jogos, navegando na internet, etc. Nesse comportamento, você consegue garantir uma autonomia de bateria para pelo menos um dia completo de uso. Mesmo que você se conecte ao 3G por boa parte do tempo, esse “dia completo” está garantido. Nesse teste, só precisei carregar a bateria depois de 30 horas de uso.

Agora, se você adora ver vídeos e rodar jogos no smartphone…

O LG Optimus G passa a ser um verdadeiro “vampiro” de bateria, esgotando sua autonomia com uma velocidade acima do ideal. Em nossos testes, vendo vídeos e rodando jogos, a sua bateria perdeu rapidamente parte de sua porcentagem em uma hora (de 15 a 20% de bateria nesse período). Isso se explica pelas próprias características de hardware do smartphone. Logo, 2.100 mAh de bateria podem não ser suficientes para você deixar o carregador do smartphone em casa, principalmente se você vai jogar muito ou quer ver vídeos por muito tempo.

Além disso, outra característica que se identificou nesse smartphone foi o fato dele esquentar demais na parte traseira durante a execução de jogos pesados e vídeos. Isso se explica pela sua baixa espessura, o que deixa a bateria mais próxima da carcaça traseira do dispositivo. Porém, isso pode incomodar os usuários mais cismados ou exigentes.

Logo, recursos como Economia de Energia e o Modo Ecológico são bem vindos. Aliás, o próprio smartphone gerencia bem a sua temperatura interna, limitando ocasionalmente alguns recursos quando entende ser necessário (como é o caso do controle de brilho da tela, que fica condicionado à temperatura interna do aparelho). Com tudo isso, posso dizer que a bateria do smartphone vai muito bem para quem tem um uso moderado, mas os usuários adeptos aos vídeos e jogos precisam ficar atentos para não ficar sem bateria no final do dia.

Desempenho

Screenshot_2013-05-17-14-01-29Screenshot_2013-05-16-09-38-13

Com tantos recursos de hardware e software, o LG Optimus G tem um desempenho que beira ao impecável. Durante os testes, o smartphone não travou, não apresentou anormalidades graves, e entregou um desempenho geral excepcional. Consegue ser rápido, fluído e eficiente, mesmo com todas as customizações adotadas em sua interface de usuário. É o tipo de smartphone que certamente vai agradar os usuários que desejam extrair o máximo de performance em um smartphone. Entendo que a LG fez um excelente trabalho com esse produto.

Conclusão

DSC07067

O LG Optimus G está APROVADO. É um smartphone que comprova a evolução da própria LG no mercado de smartphones, e é o modelo onde podemos dizer “eles acertaram em quase tudo”. É um modelo que pode competir em pé de igualdade com os seus concorrentes de sua faixa de preço, entregando uma performance excelente, em um sistema Android que pode agradar aos usuários que visam a praticidade. Ou uma interface cheia de atrativos visuais.

Talvez não seja a melhor proposta para quem deseja o Android “em estado puro” (e, nesse caso, devem optar mesmo pelo Nexus 4, que é mais barato por basicamente ter um sensor de câmera inferior), mas entendo que ele não vai desapontar os heavy users. Eu mesmo ficaria plenamente satisfeito com esse smartphone.

Review em Vídeo

 

04-botao-clique037-180.jpg