Recebemos da assessoria de imprensa da LG do Brasil o modelo Optimus G Pro, que é uma versão atualizada do Optimus G (atualizada, mas que não substitui – o seu sucessor é o recém-lançado LG G2). O modelo oferece modificações importantes na estrutura externa e nas especificações técnicas, mas promete a mesma experiência de uso competente da primeira versão. Vamos conferir nesse review se a LG alcançou esse objetivo.

Características Físicas

Visualmente, o LG Optimus G Pro é consideravelmente diferente em relação ao Optimus G. É um modelo com linhas mais arredondadas, com um design que se aproxima dos produtos de outra fabricante sul-coreana, que não vou citar o nome aqui (mas vocês sabem qual é). Também é um telefone com uma construção melhor acabada, passando uma impressão de produto “Pro”, e não apenas com a proposta para profissionais, mas que conseguiu dar um passo além no seu conceito. DSC00955 Outro detalhe que chama a atenção é o material do produto. O plástico é de alta qualidade, com um acabamento que lembra (eu disse lembra, sem ser igual) ao encontrado no Nexus 4. Suas laterais são bem marcadas e acabadas, com detalhes em tons metálicos, que reforçam a proposta de solidez e alta qualidade empregada na proposta de design. DSC01022 A tampa traseira é removível, e mesmo sendo feita de plástico, aparenta ser mais resistente do que as tampas de modelos concorrentes. É flexível sim, mas não passa a impressão de ser apenas um fino pedaço de plástico que vai proteger a bateria e os componentes internos. DSC01030 Também vale a pena destacar a bateria de nada menos que 3.040 mAh. Não podemos pedir menos que isso para um phablet. Afinal de contas, essa bateria não só precisa gerenciar os diferentes recursos de hardware do aparelho, mas principalmente a sua generosa tela de 5.5 polegadas (que, por sinal, e excepcional, mas falo disso mais para frente). DSC00981 DSC00983 Os conectores e botões físicos estão posicionados da mesma forma como estavam presentes no Optimus G, mas com uma disposição melhor do que no modelo anterior. Até porque esse é um modelo com tamanho consideravelmente maior, o que permitiu ao departamento de design da LG obter melhores resultados nesse aspecto. DSC00917 Chama muito a atenção o posicionamento do alto-falante frontal do aparelho, que está praticamente integrado à borda superior. Em outros smartphones, esse intervalo do alto-falante para a borda é bem maior. No caso do Optimus G Pro, é praticamente inexistente. DSC00922 Não posso me esquecer do botão central na parte inferior (entre os comandos de Menu e Voltar, que são botões virtuais), que possui um LED de notificação integrado e multicolorido. Pode parecer um detalhe efêmero, mas que chama a atenção de muitos usuários, principalmente pelo fato de modelos concorrentes diretos do Optimus G Pro possuem recursos semelhantes (exemplo: Sony Xperia ZQ). Em resumo: a LG fez um belo trabalho na estrutura externa do aparelho, oferecendo um resultado final melhorado. É o que esperava de um produto que se apresenta como top de linha. Nesse sentido, o Optimus G Pro é top de verdade. DSC00991 DSC00997 DSC00973 DSC00915 DSC01015 DSC00904 DSC01025

Acessórios

O kit enviado pela assessoria de imprensa da LG do Brasil conta com o básico: a caixa do produto (muito bonita, por sinal), o smarphone (dããã), o adaptador para rede elétrica, o cabo de dados USB, e o fone de ouvido. Ou seja, os itens considerados básicos para qualquer smartphone. Talvez o kit de venda do produto venha alguma papelada a mais, mas o essencial está aqui. DSC01050 Desses itens, mais uma vez destaco o fone de ouvido que a LG oferece nesse produto. É o mesmo fone que está presente no kit de venda do Optimus G, logo, com a mesma qualidade acima da média destacada naquela ocasião. Para quem gosta de ouvir música no smarphone, e considera esse detalhe essencial para a decisão da compra, pode ter a certeza que ficará muito satisfeito com a qualidade final de reprodução de áudio desse acessório. DSC01052 DSC01054

Tela

A tela é um dos pontos mais fortes do LG Optimus G Pro. E, para resumir: é uma tela simplesmente espetacular. São 5.5 polegadas de tela IPS LCD, com resolução de 1080 x 1920 pixels, com 401 ppp e película Gorilla Glass 2. Ou seja, é um dos melhores conjuntos técnicos do mercado, e para quem procura aproveitar ao máximo os recursos de jogos, imagem e multimídia em um smartphone, talvez esse possa ser um fator decisivo na hora da compra. DSC00953 O resultado das imagens apresentadas é de encher os olhos. As cores são vivas e vibrantes, com uma qualidade de brilho impecável. Até é redundância falar muito sobre isso nesse post, pois estamos falando de uma tela de 5.5 polegadas em Full HD. Mesmo assim, vale a pena destacar (e reforçar) que a experiência visual é a melhor possível. DSC00962 A resposta da tela ao toque é muito boa, mesmo com elementos de tela de dimensões reduzidas (como é o caso do seu teclado virtual), o que acaba favorecendo e muito a sua interação com a interface Android proposta pela LG. Logo, o conjunto geral desse aspecto promete a melhor experiência de uso possível. DSC00926 DSC00930 DSC00968

Sistema Operacional e Interface de Usuário

O produto enviado pela LG para testes está com a versão 4.1.2 Jelly Bean do Android, e durante o período de testes, nenhuma atualização foi enviada. Entendo que o Optimus G Pro possui hardware de sobra para receber as versões mais recentes do Android. Só espero que isso não demore a acontecer. Seria quase um pecado um produto desse porte simplesmente ficar estacionado em uma versão Android considerada defasada, e dispositivos com especificações semelhantes (e, em alguns casos, inferiores) ao do G Pro. Screenshot_2013-10-28-19-19-27 Mais uma vez, a LG escolheu a sua interface de usuário customizada para entregar a sua proposta de experiência de uso. Mais uma vez, tenho que destacar os pontos positivos e negativos disso. O ponto positivo é que, mesmo com tantas intervenções do fabricante, a interface oferece uma experiência fluída, sem engasgos. É claro que também se leva em consideração o seu elevado hardware, mas já vimos em produtos de outros fabricantes as interfaces altamente customizadas, que “matam” essa experiência de uso.

Screenshot_2013-10-28-19-09-57Screenshot_2013-10-28-19-10-12

Muitos elementos presentes no Android da LG são interativos, e podem ser úteis no uso diário. O Quick Memo é um dos mais destacados (até possui um botão dedicado ao recurso), permitindo que o usuário faça anotações rápidas em qualquer ponto da tela. Funcionalidades como o backup, editor de vídeos e Smart Share podem fazer a diferença na hora de entregar uma experiência de uso completa para aqueles que souberem aproveitar desses benefícios.

Screenshot_2013-10-28-19-10-48Screenshot_2013-10-28-19-10-29

Por outro lado, essa mesma interface segue visualmente carregada. Tem elementos demais na tela, cores demais, e uma disposição de elementos que podem deixar o uso confuso para os iniciantes. Para quem tem experiência com o mundo dos dispositivos móveis, tudo bem. Mas para aqueles que são usuários de primeira viagem, podem efetivamente se complicar com tantos recursos apresentados de uma vez.

Screenshot_2013-10-28-19-52-52

Também estão disponíveis outras funcionalidades interessantes, como o Remote Call Service, que inicia um suporte remoto ao usuário com um especialista da LG, que vai diagnosticar os problemas que o dispositivo pode ter, e ajudar o mesmo na resolução do problema…

Screenshot_2013-10-28-19-52-02

…o Quick Translator, que permite a tradução rápida de palavras e frases…

Screenshot_2013-10-28-19-53-21

…o Safety Care, que permite que seus amigos e familiares sejam alertados, caso você esteja em uma situação de emergência ou perigo…

Screenshot_2013-10-28-20-15-47 …o SmartWorld, que reúne aplicativos escolhidos pela LG para o seu dispositivo…

Screenshot_2013-10-28-19-54-28

…e o SmartShare, que compartilha os seus conteúdos de mídia com outros dispositivos, como TVs e monitores compatíveis, de modo sem fio. Screenshot_2013-10-28-19-16-59 Não podemos nos esquecer do já tradicional Quick Memo, que também está presente em outros modelos da LG, e que é mais um destaque de interação do usuário com o dispositivo, mas em uma proposta diferenciada e intuitiva.

Screenshot_2013-10-28-20-15-34

Por fim, outro detalhe que parece ter melhorado de forma considerável em relação ao Optimus G é o seu teclado virtual. Tanto na orientação horizontal quanto na vertical, o teclado do Optimus G Pro parece estar mais preciso e funcional. Além disso, a impressão que tive é que o dicionário do teclado virtual melhorou de forma considerável, com maior capacidade de previsibilidade.

Qualidade de Áudio

O LG Optimus G Pro tem como um dos seus principais apelos a qualidade de sua reprodução de conteúdos de multimídia e entretenimento. Para complementar essa experiência, eles adicionaram bons alto-falantes externos, que reproduzem o som com uma potência satisfatória, oferecendo assim um conjunto completo para um entretenimento de boa qualidade. DSC01018 Além disso, destaco novamente o seu fone de ouvido que acompanha o produto. Muitas vezes o fabricante coloca no kit de venda de um smatphone um fone de ouvido “genérico”, ou um produto que basicamente funcione. Mas isso não quer dizer que esses fones funcionem bem. E muitos fabricantes simplesmente não entendem que muita gente usa o smartphone também como player musical principal.

No caso do LG Optimus G Pro, isso não acontece. Temos aqui um fone com qualidade acima da média em relação aos demais, tanto em relação ao áudio, quanto em relação ao material empregado na construção do produto. É o mesmo fone já encontrado no kit de venda do LG Optimus G, e por mais que alguns digam que os fones são razoáveis (eu discordo), ao menos é um item a menos para você se preocupar em comprar logo após a compra do smartphone.

Internet

Esse é mais um modelo que conta com a conectividade 4G LTE. E esse é mais um review que vou pedir desculpas para vocês, por morar em uma cidade que não possui uma rede 4G habilitada (lamento mesmo, mas assim é a vida). Logo, não posso passar as minhas impressões sobre essa característica. Screenshot_2013-10-28-19-18-43 Nos demais modos (3G e Wi-Fi), o LG Optimus G Pro se apresenta bem competente, oferecendo uma rápida transmissão de dados para a navegação em geral. A presença do Wi-Fi a/b/g/n ajuda na navegação doméstica e/ou em redes privadas, e por contar com um modem naturalmente mais potente, pode se beneficiar das conexões HSPA+ para uma transmissão de dados mais eficiente em 3G (ou 3G+, que lá fora é chamado de 4G).

Não registrei problemas de incompatibilidade de aplicativos que dependem dos recursos de internet, que não ofereceram inconsistências ou travamentos. Também não percebi perdas de sinal ou quedas em um uso considerado normal (apenas em locais onde naturalmente o sinal de rede se torna mais fraco). Nesse ponto, o LG Optimus G Pro se comporta como o esperado.

GPS

Este não é um dos pontos fortes do LG Optimus G Pro. Pelo menos o modelo enviado para testes apresentou muita demora para fixar o GPS nos aplicativos de mapas e navegação. A localização do Google funcionou bem (como sempre), porém, o GPS em si demorou demais (bem mais de um minuto) para determinar a localização do aparelho. Isso é, quando ele conseguiu detectar essa posição. O principal problema está principalmente no aplicativo de navegação (por sinal, o aplicativo de navegação padrão do Google não está presente de forma nativa no Optimus G Pro).

Se o GPS demora demais para determinar a sua posição no mapa, o aplicativo de navegação fica seriamente prejudicado, não funcionando da forma mais adequada. Em resumo: se você pensa em utilizar o LG Optimus G Pro como GPS alternativo, reconsidere a sua escolha, pois as chances do modelo não atender as suas expectativas são enormes.

Câmera

O LG Optimus G Pro possui uma boa câmera de 13 megapixels para os interesses gerais, mas apresenta algumas deficiências que podem ficar mais evidentes para os mais exigentes. DSC01062 As fotos registradas durante o dia resultam em imagens com uma boa qualidade, mas é possível perceber que alguns tons mais quentes ficam muito carregados. Não temos imagens tão naturais quanto desejado ao registrar as imagens em condições perfeitas de iluminação. O que não quer dizer que você não possa capturar imagens de boa qualidade. DSC01063 A parte positiva do software da câmera do LG Optimus G Pro é a quantidade de ajustes que podem ser feitos pelos usuários mais experientes para corrigir um pouco essas imperfeições. Além disso, os recursos adicionais (HDR, disparo automático, ISO, efeitos de cor, etc) podem ajudar a otimizar os resultados. Porém, os modos automáticos da câmera apresentam esses problemas. Em fotos registradas com baixa luminosidade, essa câmera se apresenta apenas como uma câmera regular, onde uma considerável quantidade de ruídos pode ser detectada nas imagens.

De novo, pode não incomodar os usuários que tiveram celulares com câmeras inferiores (aliás, para as principais atividades – de compartilhamento nas redes sociais e envio de imagens no Instagram – segue sendo o suficiente) ou nunca aspiraram ter um telefone desse porte, não será esse o detalhe que desabone a compra. Por outro lado, se a qualidade de imagem captada é a sua prioridade, é melhor considerar outras opções. DSC01065 Para a captação de vídeos, tanto a câmera frontal quanto a traseira apresentaram bons resultados. O nível do áudio é satisfatório, e chamou a atenção a boa qualidade de captação de áudio dos microfones. A qualidade de imagem é boa o suficiente para que a maioria dos usuários possam publicar os seus vídeos no YouTube sem maiores problemas.

A câmera frontal de 2.1 megapixels é apenas razoável para fotos, apresentando algumas distorções e excessos de filtros para melhorias da imagem captada. Por outro lado, é uma câmera mais adequada para videochamadas. Logo, também não devemos considerar esse detalhe um grande problema. A seguir, algumas fotos registradas durante o período de testes.

Durante o dia, em ambiente externo

CAM00033 CAM00037 CAM00040 CAM00042 CAM00044 CAM00054

Fotos noturnas, com baixa luminosidade

CAM00001 CAM00011

Da câmera frontal

CAM00047 CAM00049 CAM00051

Games

Com um hardware do seu porte, o LG Optimus G Pro oferece uma excelente experiência para os jogos. A combinação de um potente processador (Qualcomm Snapdragon 600 quad-core de 1.7 GHz), trabalhando com 2 GB de RAM, uma GPU avançada (Adreno 320) e uma ampla tela de 5.5 polegadas (1080p, IPS e 401 ppp) é uma das mais completas para que você possa rodar qualquer tipo de jogo, principalmente aqueles que possuem gráficos mais elaborados.

Jogos que naturalmente exigem uma demanda maior dos recursos do smartphone para uma melhor performance (como é o caso de Real Racing 3) são executados sem maiores problemas. Não se percebem engasgos, lags ou travamentos, e a jogabilidade está absolutamente garantida. Por consequência, a qualidade de reprodução dos gráficos é simplesmente impecável. Afinal de contas, é uma tela de 5.5 polegadas em Full HD. Logo, não poderia se esperar menos que isso. Screenshot_2013-10-26-13-24-07 A principal novidade desse review em relação aos anteriores é que utilizei pela primeira vez o game Dead Trigger 2, uma novidade que ficou disponível no mesmo período em que o aparelho estava disponível para testes. E os resultados do jogo com esse smartphone são simplesmente excepcionais. Screenshot_2013-10-26-13-25-06 Screenshot_2013-10-26-13-46-26 No vídeo review (no final desse post), você poderá conferir as demonstrações dos jogos testados com o LG Optimus G Pro, inclusive o Dead Trigger 2. Screenshot_2013-10-26-13-26-23 Screenshot_2013-10-26-13-46-06

Multimídia

Contando com os mesmos recursos já presentes no Optimus G, o LG Optimus G Pro vai bem nesse quesito. Combinado com o fato de contar com alto-falantes potentes, ótimos fones de ouvido e uma tela com alta resolução (com 5.5 polegadas, é sempre bom lembrar), o smartphone pode ser um excelente aliado daqueles que gostam de ouvir música e consumir vídeos na tela do smartphone. Screenshot_2013-10-28-19-12-16 Nesse sentido, a LG apresenta aplicativos próprios de música e vídeo, com recursos específicos e diferenciados dos players padrão da Google. No app de música, por exemplo, o usuário pode controlar o recurso de Dolby Surround (quando os fones de ouvido estão conectados), SmartShare (para compartilhamento do conteúdo reproduzido em outros equipamentos conectados) e músicas favoritas. Screenshot_2013-10-28-19-55-27 O player de vídeo também conta com SmartShare, além de diferentes modos de ajuste de tamanhos de reprodução de tela. Também está presente um interessante modo de bloqueio de tela, para evitar acidentais acionamentos da mesma em um contato ocasional dos dedos do usuário ou em outras situações eventuais. Screenshot_2013-10-28-19-56-30 O usuário também conta com recursos interessantes de produção e edição de conteúdo, como por exemplo o gravador de voz (que deveria ser algo comum em todos os smartphones, mas alguns fabricantes insistem em o deixá-lo de fora)… Screenshot_2013-10-28-19-24-48 …e um simples editor de vídeos, que permite ao usuário em criar suas obras visuais de forma rápida, no próprio smartphone, sem precisar depender do computador para uma edição mais simples. Screenshot_2013-10-28-19-23-40

Bateria

A bateria de lítio do LG Optimus G Pro possui 3.040 mAh. Essa bateria se comporta de acordo com o nível de exigência do usuário. O problema é que o usuário de um modelo como esses tende a ser mais exigente, e explorar todo o potencial que o produto oferece. E aí, essa bateria pode ser insuficiente. Screenshot_2013-10-28-19-20-58 Para os usuários que pretendem ter um uso considerado “normal” (acesso às redes sociais, música nos fones de ouvido, e-mails o tempo todo, ler notícias ocasionalmente, acesso à internet, fotos no Instagram/Facebook, etc), a autonomia de bateria pode aguentar até um dia de uso sem maiores problemas.

Até porque essas atividades combinadas não exigem um uso prolongado da tela e dos recursos de hardware (processador, RAM e GPU). Porém, se você precisa rodar um vídeo ou um jogo, o consumo de bateria aumenta de forma considerável, acima daquilo que eu considero aceitável para um produto desse porte. Para aqueles que pretendem utilizar o smartphone com essas atividades (o que é mais do que aceitável, se analisarmos as características do produto), a bateria é um ponto que pode deixar a desejar.

Desempenho

O LG Optimus G Pro possui um processador Qualcomm Snapdragon 600 quad-core de 1.7 GHz, trabalhando com uma GP Adreno 320, com 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento (expansível via slot para cartões microSD de até 64 GB). São especificações poderosas, que posicionam o modelo como um autêntico top de linha, e a sua experiência geral comprova isso.

É um smartphone poderoso para qualquer tipo de atividade. Tudo o que foi executado no modelo rodou de forma plena e limpa, sem engasgos ou travamentos. Jogos e gráficos mais pesados, vídeos e aplicativos de diferentes categorias foram executados perfeitamente.

A interface de usuário, apesar de um grande nível de customização, é leve e fluída, permitindo uma utilização prazerosa o tempo todo. O desempenho geral do Optimus G Pro foi excelente. Um dos melhores que já testamos em 2013 no TargetHD. DSC00954

Conclusão

O LG Optimus G Pro está aprovado. Pesando as qualidades e desvantagens detectadas durante os testes, concluo que esse smartphone da LG consegue sim oferecer uma experiência de uso “Pro” que deve agradar aos usuários iniciantes e os avançados. Para quem quer ter um tabletphone no bolso, ou um modelo com tela em Full HD (e, principalmente, se o dinheiro não é um grande problema para você), o Optimus G Pro se apresenta como uma das melhores opções de 2013.

Review em Vídeo

 04-botao-clique037-180.jpg