lg-l-prime-dual

Mais uma vez a LG do Brasil contribui com o conteúdo desse blog, enviando mais um dos seus novos smartphones para testes. O LG L Prime Dual TV é um modelo intermediário, que segue a filosofia da fabricante coreana, em oferecer um hardware que permite uma boa relação custo/benefício ao consumidor, um software bem ajustado ao hardware, recursos semelhantes aos que estão presentes nos modelos top de linha, e uma experiência de uso satisfatória.

Nesse review, vamos descobrir se essa nova linha de smartphones da LG consegue atender ao consumidor que procura ter um pouco de tudo no seu dispositivo, mas que não pode pagar o mesmo que é cobrado por um top de linha (ou não quer pagar a mais por isso). Quer um dispositivo que ofereça uma boa performance na maior parte do tempo, o suporte ao dual SIM (cada vez mais desejado pelos usuários), uma boa autonomia de bateria e recursos inteligentes e atraentes.

Será que o L Prime consegue atender a tudo isso? Vamos descobrir.

 

Características Físicas

DSC03820

O LG L Prime Dual TV possui várias assinaturas de design do LG G3 – que foi muito elogiado nesse aspecto -, mas sem todo o refinamento e alta qualidade do modelo top de linha dos coreanos. O L Prime é visivelmente mais espesso, com acabamento mais simples. Mesmo assim, por conta dessa ‘herança’, esse modelo é visualmente bem atraente, principalmente no tom grafite, que foi enviado para testes.

DSC03859

Assim como aconteceu em outros modelos da empresa, o L Prime possui uma antena integrada, para sintonização da TV digital presente no dispositivo. Essa antena não tem ponto de curva, e mais uma vez eu recomendo que se tome um maior cuidado na hora de manipular tal recurso. Normalmente essas antenas são relativamente frágeis, e um uso mais brusco ou estabanado nesse item, e você pode ficar com um pedaço de alumínio quebrado nas mãos.

DSC03864

Na parte traseira, o design dos botões já consagrados nos modelos mais completos da LG, mas com uma proposta de acabamento mais simples. Continua a ser uma boa sacada no que se refere ao reforço da proposta de design da empresa, apesar de alguns ainda não se acostumarem com essa solução dos botões traseiros. Bom, para a LG seguir apostando nessa ideia, é sinal que ela foi aprovada por gente o suficiente para permanecer nos produtos da empresa.

DSC03896

Um detalhe curioso do LG L Prime está nos seus slots para SIM cards. De um lado, temos o slot SIM #1, além do slot para cartões microSD. Do outro lado, o slot SIM #2. Em outros modelos, os slots para chips de operadoras ficam juntos.

 

Acessórios

O LG L Prime conta com os acessórios considerados ‘padrão’ para a maioria dos smartphones disponíveis no mercado atual: bateria, adaptador de rede, cabo microUSB, fones de ouvido e manuais. Logo, sem muitas novidades nesse aspecto, exceto pelo fato que o fone de ouvido que acompanha esse modelo está na sua versão ‘simplificada’. Algo dentro do esperado, uma vez que estamos falando de um produto que tem como objetivo ser competitivo no quesito preço.

Porém, seria bacana receber os mesmos fones de ouvido presentes nos modelos top de linha. Mas aí é sonhar demais…

 

Tela

O LG L Prime possui uma tela IPS de 5 polegadas WVGA (480 x 854 pixels). É uma tela com especificações modestas (inclusive se comparando com alguns dos seus concorrentes diretos), mas é uma tela boa o suficiente para que a maioria dos usuários que estão interessados em um produto com as suas características técnicas possam obter resultados bem interessantes, ou que pelo menos não se incomodem muito com o fato de ser uma tela com uma baixa resolução.

DSC03907

Assim como aconteceu com os demais modelos já testados em 2014, o L Prime oferece uma boa qualidade de tela – levando em consideração que estamos falando de um produto intermediário -, com bom nível de cores e contraste. Os gráficos não são vistos de forma distorcida, e fotos e vídeos podem ser visualizados sem maiores problemas.

A interação com a tela também acontece de forma satisfatória, e as imagens não são exibidas de forma ‘esbranquiçada’, como já vimos em alguns smartphones testados no passado. Nesse aspecto, a LG vem se mantendo fiel ao que ela mesma se propôs a fazer: trazer sempre que possível o seu expertise de tecnologia de tela para os seus dispositivos móveis.

 

Sistema Operacional e Interface de Usuário

Screenshot_2014-11-02-18-49-33

O L Prime conta com a versão 4.4.2 KitKat do Android, com a interface de usuário da LG que estreou no LG G3. A ideia é que os futuros modelos das linhas G e L vão receber essa mesma interface, universalizando a experiência de uso. Logo, aqueles que acompanharam o review do LG G3, já sabe como essa interface funciona, o que nos leva a crer que temos poucas novidades a compartilhar com vocês nesse aspecto.

Screenshot_2014-11-02-18-49-40

Poucas modificações nessa interface são detectadas em relação ao modelo mais completo da LG: o ícone para gerenciamento rápido dos dois SIM Cards, assim como customizações relativas ao gerenciamento dessas duas linhas. A LG decidiu adicionar alguns dos recursos mais populares dos modelos mais avançados nessa versão (Knock On, Knock Code, Quick Memo+, QSlide, etc), assim como o novo software de câmera, que é capaz de registrar as selfies sem o toque na tela (aliás, um dos principais chamarizes da LG para o L Prime é justamente essa funcionalidade).

 

Câmera

O LG L Prime possui uma câmera traseira de 8 megapixels. Um sensor que podemos dizer que entrega fotos com qualidade intermediária, ou dentro da média daquilo que podemos encontrar em dispositivos de outras marcas. As imagens capturadas pelo sensor traseira são de qualidade boa o suficiente para compartilhamento nas redes sociais de forma mais causal e descompromissada.

20141101_095550

Os resultados das fotos registradas durante o dia e/ou em perfeitas condições de iluminação são bastante satisfatórias. Os resultados das imagens registradas à noite e/ou em ambientes com baixa luminosidade ficam um pouco comprometidas, por conta da ausência de um modo noturno no software do aplicativo de câmera, além das próprias características simplificadas do sensor.

20141101_095627

O software da câmera herda algumas das características presentes nos modelos mais avançados da LG, como por exemplo o recurso de selfie com disparo por comando de gestos, sistema de troca rápida entre os sensores de câmera, entre outros. Já alguns modos de foto ficaram de fora, como o modo noturno e a foto dupla.

20141101_093903

A câmera frontal de 1.3 MP é capaz de gravar vídeos a 720p, além de ser boa o suficiente para videochamadas e auto filmagens causais.

Mais fotos a seguir.

20141027_121809 20141031_221225 20141031_221233 20141031_221249 20141101_100152(1)

 

Games

Aqui, temos uma boa notícia. E, no caso em específico da LG, podemos dizer que é ‘de novo’ uma boa notícia. Digo isso porque todos os smartphones dos coreanos que testamos em 2014 ofereceram um desempenho muito satisfatório no quesito games. E no caso do LG L Prime Dual TV, a história se repete.

Screenshot_2014-11-02-18-53-45

Utilizamos durante os testes os jogos que tradicionalmente adotamos em todos os modelos previamente testados, e o LG L Prime não decepciona nesse aspecto. Todos os jogos rodaram sem maiores problemas, com um desempenho muito satisfatório, sem travamentos ou lags. Muito desse bom desempenho deve ser colocado na conta do hardware equilibrado que o dispositivo oferece, o que reforça a impressão de excelente relação custo/benefício nesse aspecto.

Screenshot_2014-11-02-18-57-18

É claro que temos que levar em conta que a tela do dispositivo não entrega todo o potencial gráfico que os títulos podem oferecer quando executados em dispositivos mais completos. Porém, estamos diante de um modelo de linha média, e é uma excelente notícia constatar que os jogos rodam – e bem – no dispositivo. Entendo que os gamers casuais (ou que não podem gastar tanto dinheiro assim em um smartphone para rodar jogos de forma descompromissada) ficarão satisfeitos com os resultados entregues pelo dispositivo.

 

TV Digital

Screenshot_2014-11-02-18-57-59

Tal como já vimos em outros modelos intermediários da LG testados em 2014, o LG L Prime vai muito bem nesse aspecto. Contando com uma antena retrátil, o dispositivo consegue sintonizar sem maiores dificuldades os canais digitais disponíveis na sua região. É claro que os resultados podem variar de acordo com o local que você está e com a qualidade de sinal disponível na sua região. Mas levo em consideração que no local onde realizamos os testes (escritório de onde produzo o TargetHD), a qualidade de sinal digital sempre foi sofrível e, mesmo assim, o modelo conseguiu sintonizar pelo menos dois canais de TV.

Screenshot_2014-11-02-18-58-17

O software do aplicativo conserva algumas características bem interessantes, como por exemplo a gravação do conteúdo exibido em um cartão microSD. É necessário destacar que a experiência de exibição das imagens fica um pouco prejudicada por conta da resolução da tela do dispositivo (480 x 854 pixels). Por outro lado, estamos diante de um dispositivo intermediário, ou seja, não podemos esperar muito nesse aspecto (apesar de alguns concorrentes diretos contarem com telas com resoluções maiores).

 

Bateria

Nos últimos dispositivos que testamos da LG aqui no blog, uma das características que mais chamou a atenção durante os testes foi o equilíbrio do consumo da bateria em função dos recursos de hardware e software presentes no dispositivo. E o LG L Prime repete essa boa impressão, com resultados muito satisfatórios nesse aspecto.

Screenshot_2014-11-02-18-50-41

Com uso moderado, sem grande demanda de uso do processador com jogos pesados e/ou longos períodos com tela ativa, o dispositivo consegue alcançar com certa tranquilidade o dia completo de uso, mesmo considerando os dois SIM cards ativos o tempo todo. Quando utilizado com tarefas mais complexas, ou com maior consumo de hardware, essa autonomia de uso tende a ser naturalmente menor.

De qualquer forma, os 2.460 mAh de bateria do LG L Prime são suficientes para um perfil de uso considerado normal (WiFi ligado na maior parte do tempo, eventual navegação na web, sincronização de dados, redes sociais o tempo todo, etc). É claro que os resultados podem variar de acordo com a qualidade da recepção do sinal de rede de sua operadora de telefonia móvel.

 

Armazenamento e Desempenho

Com 8 GB de armazenamento nativo (expansíveis via slot para cartões microSD de até 32 GB), o usuário não deve ter maiores problemas nesse aspecto com o LG L Prime, desde que o uso seja o mais tradicional. Se o usuário instalar alguns jogos com volume de dados mais pesados, vai ter o seu armazenamento interno comprometido.

Screenshot_2014-11-02-18-50-57

Em compensação, 8 GB é o que a maioria dos seus concorrentes oferece, e um slot de expansão é o mínimo que se pede, ainda mais em um período onde os usuários geram e armazenam um volume maior de conteúdo de fotos de vídeo a partir do smartphone.

Sobre o seu desempenho, o modelo entrega uma experiência de uso muito satisfatória na maior parte do tempo. Não foram percebidos lags, travamentos ou falhas sérias no dispositivo durante o período de testes, e em diferentes condições de uso. O dispositivo entrega uma performance muito competente e condizente com sua proposta de preço. Entendo que os interessados no dispositivo ficarão satisfeitos com os resultados que o mesmo entrega.

 

Conclusão

DSC03831

O LG L Prime está APROVADO. É um ótimo modelo de linha média, com recursos muito buscados entre os clientes de sua faixa de preço, como por exemplo a TV Digital e o suporte ao dual SIM. O modelo herda algumas das características de design e funcionalidades do LG G3, e possui uma boa autonomia de bateria para um uso regular.

Por conta desses detalhes, o modelo deve atrair alguns olhares para si nas vendas de final de ano. É evidente que algumas pessoas vão preferir a experiência do Android ‘puro’, e vão buscar outras alternativas no mercado. Mesmo assim, devemos levar em consideração que a LG repete a aposta de inserir funcionalidades e diferenciais dos modelos mais caros nos dispositivos com preço mais acessível. E essa já se mostrou ser uma aposta que traz bons resultados para os coreanos.

Podendo ser encontrado no Brasil por valores que variam entre R$ 549 e R$ 699, o LG L Prime é uma opção muito interessante para já conhece os recursos oferecidos pela LG nos seus smartphones, e faz questão de utilizar todos eles no seu próximo smartphone. Pode ser também uma ótima alternativa para quem quer pagar um pouco menos pela TV Digital integrada no smartphone, além do suporte ao dual SIM e do microSD.

Aqui, o que realmente vai mandar é se você gostou da oferta da LG, e se você confia na marca como um todo. Esses dois itens serão determinantes e decisivos para a aquisição ou não desse modelo.

19361979

 

Review em Vídeo

 

Mais fotos do produto

DSC03847 DSC03854 DSC03872 DSC03874 DSC03891 DSC03901