lg-g5-se1.0.0

Um modelo top de linha, sem sobra de dúvida. Mas com algumas restrições que geram polêmicas. A LG trouxe ao Brasil o LG G5 SE, modelo top de linha para o mercado brasileiro, mas que não é o mesmo modelo top de linha disponível para o mercado norte-americano. E isso despertou críticas e dúvidas por parte de muitos entusiastas de tecnologia.

Muitos entenderam que, por se tratar do Brasil, a LG poderia trazer para o nosso mercado o mesmo LG G5 disponível nos Estados Unidos. Porém, não foi isso o que aconteceu. E para complicar ainda mais a questão, o preço inicial sugerido do LG G5 SE no mercado brasileiro era relativamente próximo aos modelos top de linha da concorrência que, em alguns casos, são mais completos.

É compreensível a polêmica. Por outro lado, qual é o real impacto do modelo mais restrito para o usuário final? O quanto as especificações técnicas do LG G5 SE afetam na experiência de uso? O que vamos deixar de ter com essa versão mais modesta? E o mais importante: perdemos tanto ao receber um modelo com um hardware mais simples? Ou tudo vai depender do equilíbrio entre hardware e software imposto pela LG para esse produto?

As respostas no review a seguir.

 

Características Físicas

IMG_20160628_165838961

O LG G5 SE é um smartphone que chama a atenção na sua estética. É um dispositivo muito bem construído, combinando muito bem a estrutura metálica com acabamento para oferecer um ar de sobriedade que é essencial para um modelo premium.

Chama a atenção o fato de ser um modelo com boa pegada, menos pesado do que se imagina (156 gramas), mas confortável para um uso prolongado. Nem é preciso dizer que esse é o tipo de smartphone que, pela sua construção, oferece a máxima sensação de segurança. Mas não recomendo você arriscar deixar o dispositivo cair. Afinal de contas, ele é caro demais para você ser descuidado.

IMG_20160628_170110300

A volta dos botões de controle de volume na lateral é algo bem vindo. Muitos usuários reclamavam do posicionamento desses botões na parte traseira, o que foi uma tentativa da LG em inovar a usabilidade durante as chamadas. Mas no final das contas prevaleceu a forma tradicional, e os botoes retornam ao lado esquerdo do dispositivo.

IMG_20160628_170238088

Na parte traseira, o destaque fica para o botão de bloqueio de tela, com um leitor de digitais integrado. O que faz até mais sentido do que os botões de volume na parte traseira. Além de deixar o design frontal mais atraente, de forma efetiva, o máximo que você vai usar esse botão é para a sua identificação biométrica. Até porque para desbloquear a tela basta um simples duplo toque na mesma.

A câmera dupla também se destaca dentro do seu design, ficando relativamente bem integrada ao design refinado, apesar de sua protuberância.

IMG_20160628_170230442

Não nos culpe. A assessoria de imprensa da LG do Brasil enviou o modelo para testes com esse adesivo enorme. Como o smartphone não é nosso, não podemos retirá-lo. Mas acho que vale mais o registro dos testes, certo?

Outro destaque de suas características físicas é que o LG G5 SE conta com slot conjugado para o nano SIM e para o microSD. Para a ejeção dessa gaveta, é necessário o uso da chave que acompanha o kit de venda do produto.

IMG_20160628_170315305

A modularidade, um dos principais diferenciais desse smartphone, se faz efetiva através desse botão de ejeção da bateria. Lembrando que, obviamente, é necessário desligar completamente o aparelho para trocar os módulos. Não foram enviados os complementos (ou Friends) para testes, mas ao longo do review, mostraremos como a LG pensou no módulo de bateria desse modelo.

IMG_20160628_170208787

O trabalho da LG com o LG G5 SE é algo muito bem feito. Entendo que aqui temos mudanças de conceitos em relação aos modelos anteriores que são bem vindas, sem falar nas inovações adotadas que ainda serão abordadas em detalhes nesse review. A diferença em relação ao LG G4 é considerável, e pelo menos nesse quesito, a proposta da LG fica bem próxima aos seus principais concorrentes na categoria.

Entendo que, pelo menos nesse item, o LG G5 SE não deve em nada ao modelo comercializado nos Estados Unidos.

 

Acessórios

IMG_20160628_170537141

O kit de venda do LG G5 SE conta com a tradicional documentação do aparelho, chave de ejeção do slot nano SIM/microSD, cabo USB Type-C, carregador de bateria e fones de ouvido in-ear.

IMG_20160628_170657346

É altamente recomendável você tomar um certo cuidado com esse cabo USB Type-C. Tente não perder esse item. A grande vantagem é a versatilidade em poder conectá-lo ao smartphone em qualquer orientação desejada. Sério, você vai querer se esquecer do seu cabo micro USB de toda a vida.

IMG_20160628_170612413

Os fones de ouvido também recebem destaque. Além de serem intra-auriculares, conta com uma parte com um revestimento de nlyon, o que promete uma maior resistência e durabilidade (em teoria). São fones que oferecem uma maior qualidade de áudio, com um natural isolamento de ruído externo, o que é algo sempre bem vindo.

 

Tela

IMG_20160628_170013561

O LG G5 SE possui uma tela IPS Quantum LCD de 5.3 polegadas, com resolução QHD (2560 x 1440 pixels). A LG tem uma tradição de oferecer telas de excelente qualidade nos seus smartphones top de linha (e nos modelos de linha média também não faz feio), e nesse novo smartphone, isso não é diferente. Mas eles conseguiram ir um passo além.

A qualidade final das imagens que essa tela reproduz é algo simplesmente impecável. Chama a atenção o nível de nitidez e contraste das imagens reproduzidas, a vivacidade das cores, e a capacidade de reprodução de imagem mesmo em dias de sol forte, onde normalmente outros smartphones acabam enfrentando dificuldades em exibir as imagens com uma qualidade aceitável.

IMG_20160628_165927526

Essa melhor qualidade em ambientes externos é possível graças ao novo modo “Luz do Dia”, que automaticamente aumenta o brilho da tela quando a mesma detecta a presença de um sol forte. Dessa forma, a nitidez aumenta mesmo quando visualizamos o conteúdo ao ar livre e em plena luz do dia, e o resultado é efetivo. Logo, se prepare para ver seus filmes e séries no parque ou na praia sem maiores problemas.

Mas um dos principais destaques desse modelo é a tela Always On.

IMG_20160628_165847840

O recurso deixa uma parte da tela sempre ativa, exibindo informações como data e hora, notificações recebidas e outros alertas. É uma espécie de alternativa ao que a Motorola adota nos modelos da linha Moto, mas com a promessa de ser uma funcionalidade mais competente e de baixo consumo energético.

Na prática, o Always On cumpre o que promete. Parte da tela fica o tempo todo ligada, exibindo as notificações. É muito melhor para ver as informações onde normalmente teríamos que desbloquear a tela. E não precisar ligar a tela por completo representa uma economia de energia efetiva. Ou pelo menos o consumo de bateria desse recurso no LG G5 SE tem um impacto realmente muito pequeno no seu consumo final. Logo, é um recurso bem vindo.

A sensibilidade ao toque continua excelente, o que deixa o smartphone com uma interação muito agradável. Combinado com a eficiência do hardware e a fluidez do software customizado pela LG, temos como resultado uma experiência de uso muito boa nesse sentido.

 

Sistema Operacional e Interface de Usuário

O LG G5 SE recebe o sistema operacional Android 6.0.1 Marshmallow, com a interface altamente customizada da LG. Ou seja, temos a versão mais atualizada (até o momento em que esse review foi produzido) do software da Google, com todas as personalizações que os clientes da empresa sul-coreana já estão acostumados a ver em seus smartphones.

Screenshot_2016-06-29-08-22-51

Em outras oportunidades, percebemos como a LG fez um bom trabalho na customização do Android, no que se refere a equilibrar o desempenho do dispositivo e suas características de hardware. Aqui, esse comportamento se repetiu. A LG acrescentou todos os seus recursos inteligentes e adicionais que são a marca registrada da empresa em seus smartphones, e o LG G5 SE se comportou muito bem durante todo o período de testes.

Recursos como o Knock On, Knock Off, Quick Memo+ e Quick Remote já fazem parte da experiência de uso dos clientes de smartphones da LG. Logo, é mais que justificada a presença desses itens no Android customizado da empresa.

Screenshot_2016-06-30-16-55-25

Uma mudança importante dessa proposta é o desaparecimento do ícone “todos os aplicativos”, adotando a estratégia de dispor todos os apps instalados nas telas de aplicativos. Boa parte dos fabricantes Android estão utilizando a mesma estratégia, distanciando a sua interface da proposta de uso do Android puro, e aproximando daquilo que hoje o iOS oferece.

Não que isso seja a “cópia” do que a Apple já faz, mas é um caminho natural de reforçar uma identidade de experiência de uso, ao mesmo tempo de um desejo de facilitar as coisas para o usuário comum.

Screenshot_2016-06-29-08-23-16

Outra novidade que o LG G5 SE traz no seu Android customizado é o Gerenciador de Amigos. Através desse recurso, o usuário pode interagir, jogar e se divertir com seus amigos através do smartphone. Uma forma de aproximar as pessoas, ao mesmo tempo de fidelizar esses usuários nos serviços da LG.

Entendo que a proposta da LG nesse aspecto é positiva e bem sucedida. Quem já estava acostumado à interface presente nos modelos anteriores da empresa, vai achar o LG G5 SE ainda melhor.

 

Áudio

Esse é um dos itens que a LG deu atenção especial no LG G5 SE. De forma nativa, o smartphone possui uma qualidade de áudio muito boa, não apenas por conta da presença de um hardware otimizado para essa finalidade, mas também pelo posicionamento dos alto-falantes, na lateral inferior do dispositivo.

IMG_20160628_170223370

É claro que, em alguns casos, a mão do usuário pode simplesmente abafar esses alto-falantes, prejudicando a experiência nesse sentido. Já disse em outras oportunidades que o ideal é que os alto-falantes de reprodução de áudio fiquem posicionados na parte frontal do dispositivo, para que o usuário receba esse áudio de frente, aumentando a imersão do mesmo na experiência de consumo de conteúdos multimídia e em jogos.

Porém, entendo que a LG decidiu optar pelas laterais inferiores, em nome da baixa espessura do dispositivo. Não é um ponto de revés, mas é uma observação importante, que merece ser pontuada, assim como fizemos com outros smartphones que já analisamos.

Vale lembrar que um dos módulos da LG é especialmente pensado na qualidade de áudio, sendo compatível com fones de ouvido de alta fidelidade. Testamos essa funcionalidade no evento de apresentação do LG G5 SE em São Paulo, e foi possível comprovar como essa qualidade é efetivamente entregue ao usuário.

 

Câmera

Se houve um ponto onde a LG queria conquistar os usuários mais exigentes com melhorias práticas e efetivas, além de oferecer inovações que realmente interferem no dia a dia de quem possui um dispositivo como esse é, sem sombra de dúvida, na câmera. Ou melhor, nas câmeras.

IMG_20160628_170203677

Temos dois sensores traseiros de 16 MP, que possuem funcionalidades independentes, para oferecer resultados otimizados para diferentes situações. O usuário pode, por exemplo, escolher registrar a mesma cena com diferentes alcances de cena a partir da mesma distância, ampliando o ângulo de visão em até 135 graus.

20160629_160652 20160629_160647

Desse modo, é possível inserir muito mais elementos na foto, oferecendo uma nova perspectiva a partir do mesmo cenário capturado. Esse recurso traz resultados efetivos, e pode ser muito bem aproveitado pelos fotógrafos mais experientes.

Screenshot_2016-06-30-16-56-21

O elogiado Modo Manual, que estreou no LG G4, permanece nesse novo modelo, fazendo a alegria dos fotógrafos mais experientes. Mas os iniciantes também foram lembrados, com a presença dos modos Pop-up, Modo Múltiplo, Snap, câmera lenta e time lapse. Todos acionados de forma simples, com um simples toque no ícone correspondente à função.

20160630_153144_Popout

O recurso Foto Destaque é outro reflexo imediato da presença de uma câmera dupla traseira. Com ele, o usuário pode registrar duas fotos ao mesmo tempo, uma com o ângulo normal, e outra com o ângulo ampliado, e a partir daí é possível definir os elementos da imagem que vão se destacar na foto final, com quatro efeitos de acabamento.

20160629_141517 20160629_141530 20160629_153227_HDR 20160629_153237

Com tanta tecnologia e inovação integradas, o resultado final das fotos não poderia ser outro. Você vai registrar as melhores fotos que você pode obter com um smartphone nesse momento. As imagens capturadas nas mais diferentes condições de iluminação são simplesmente excelentes, com cores vivas, contraste bem ajustado, nitidez excelente e baixo nível de ruído em ambientes com baixa luminosidade.

20160629_153259_HDR 20160629_153328 20160629_160642 20160629_160822_HDR

Vale lembrar que os sensores traseiros são capazes de gravar vídeos nas resoluções Full HD e 2K, e que o recurso de ângulo de visão ampliado também se torna efetivo nesse modo. Ou seja, também é possível gravar mais coisas dentro de um mesmo plano de cena. Entendo que esse tipo de versatilidade será muito útil para os usuários mais criativos.

20160629_160707_HDR

O sensor frontal de 8 MP também não faz feio, e se mostrou excelente para as selfies nas mais diversas situações. A câmera consegue excelentes resultados de imagem, e também é capaz de capturar vídeos em Full HD, garantindo uma qualidade final muito boa para um compartilhamento de imagens casual em redes sociais ou sites de vídeos, ou até mesmo para trabalhos mais elaborados, que dependem de uma qualidade mais apurada nas gravações.

20160629_161023 20160629_161105 20160629_161111 20160629_161121 20160629_210702 20160629_210812

Aqui, o LG G5 SE oferece aquilo que promete: um conjunto fotográfico de altíssima qualidade. Um dos melhores já vistos. O melhor que eu já testei em oito anos de TargetHD.net.

 

Games

Mesmo com um hardware inferior ao modelo original, o LG G5 SE é um dispositivo top de linha por excelência. Logo, o seu desempenho nos jogos foi o que se esperava de um produto de sua categoria: impecável.

Screenshot_2016-06-30-16-58-59

O modelo rodou sem maiores problemas os jogos que normalmente utilizamos para testar os smartphones que aqui chegam, sem lags ou arrastos, sem travamentos e com uma fluidez mais do que desejada para a interação com os jogos. Os gamers casuais e mais exigentes ficarão plenamente satisfeitos com os resultados entregues por esse smartphone nesse aspecto.

Screenshot_2016-06-30-17-01-51

A tela de altíssima qualidade e o áudio potente só aumentarão a sensação de imersão do jogador na ação reproduzida na tela. Essa regra também vale para vídeos e filmes a serem executados pelo dispositivo. Mas no final das contas, é um dispositivo altamente recomendado para quem pensa nos jogos mais a sério. Se você realmente se preocupa em jogar no smartphone, o LG G5 SE não te trará maiores problemas.

 

Bateria

Nesse item, não podemos analisar apenas o desempenho da bateria do LG G5 SE e se a mesma consegue sobreviver ao tradicional dia de uso. Também precisamos dissertar sobre a grande inovação desse smartphone: a modularidade.

IMG_20160628_170350584

O novo smartphone da LG conta com uma bateria de 2.700 mAh (há um ponto de controvérsia: as especificações técnicas oficiais do produto no site do fabricante indicam uma bateria de 2.800 mAh, mas o modelo enviado pela assessoria de imprensa possui 100 mAh a menos), que pode ser removida através de um botão na lateral do dispositivo, que é responsável pela ejeção do módulo nele instalado.

IMG_20160628_170417092

Remover o módulo é relativamente simples, mas observei que a LG preparou esse mecanismo de forma que se evite uma remoção acidental da bateria durante o transporte no bolso, quedas ou em outros incidentes. Logo, esse botão de ejeção tem uma certa resistência na hora do acionamento, justamente para evitar esses acidentes.

IMG_20160628_170402975

O módulo da bateria é aparentemente bem construído, concebido para não ter folgas dentro do smartphone, o que deixaria essa peça móvel, provocando desligamentos espontâneos. Bom, pelo menos na teoria o item aparenta ser construído de tal forma, que mesmo o desgaste natural da bateria impediria esse processo. Mas só o tempo vai dizer como esse item vai se comportar.

Screenshot_2016-06-30-16-55-49

Falando sobre a sua autonomia de uso, levando em consideração a qualidade da sua tela, as suas especificações de hardware e todos os sensores integrados e ativos, o LG G5 SE consegue funcionar sem problemas por um dia de uso moderado. Em tarefas naturalmente mais exigentes nos aspectos técnicos (reprodução de vídeos em alta definição, jogos, etc), o consumo é invariavelmente maior, e o usuário muito provavelmente vai precisar completar a carga da bateria durante o dia.

A boa notícia é que o modelo é compatível com um modo de recarga rápida, ou seja, você pode carregar quase completamente a sua bateria durante o seu almoço.

 

Armazenamento

Screenshot_2016-06-30-16-55-57

O LG G5 SE possui 32 GB de armazenamento interno, expansíveis via microSD de até 200 GB. O slot está localizado na mesma gaveta do slot para chips nano SIM.

Com esses números, mesmo com um sistema Android customizado pela LG que consome mais de 10 GB de armazenamento nativo, a maioria dos usuários não deverão encontrar problemas na hora de expandir essa capacidade. Ou se optar pelo microSD de 200 GB, nunca mais se preocuparem com espaço para armazenar fotos, vídeos, música, jogos e arquivos pessoais importantes.

 

Desempenho

Chegou a hora de responder a pergunta que não quer calar: o LG G5 SE está tão abaixo do LG G5 comercializado nos Estados Unidos?

Na teoria, a diferença existe. O modelo comercializado no Brasil recebeu o processador Qualcomm Snapdragon 652 (MSM8976) octa-core de 1.8 GHz, trabalhando com uma GPU Adreno 510 e 3 GB de RAM. Não é um hardware ruim, mas também não é um top de linha como muitos  esperavam. É um degrau abaixo (pelo menos) em relação ao conjunto Qualcomm Snapdragon 820 (MSM8996) quad-core de 2.2 GHz, GPU Adreno 530 e 4 GB de RAM.

Porém, na prática, a grande maioria dos usuários não vai perceber diferenças relevantes ou significativas no desempenho final. Tudo o que foi proposto a ser feito com o LG G5 SE pode ser executado sem maiores problemas, travamentos, arrastos ou engasgos. A não ser que o usuário seja realmente muito exigente para desabonar este modelo por contar com um hardware inferior ao dispositivo comercializado em mercados selecionados.

Logo, não há motivos para ter medo, receio ou aversão por conta dessa diferença nas especificações. O LG G5 SE ainda é um excelente smartphone, e deve satisfazer aos anseios da maioria dos usuários que aspiram ter um dispositivo com um desempenho impecável na maior parte do tempo.

Porém, os usuários mais antenados no mundo da tecnologia, e que se empolgaram com a apresentação do LG G5, vendo nesse modelo um smartphone acima da média, se decepcionaram. O motivo é bem simples: pelo preço que foi anunciado o LG G5 SE (na época do seu lançamento, R$ 3.499, mas agora pode ser encontrado por pelo menos R$ 500 a menos), muitos entenderam que não fazia muito sentido cobrar pelo smartphone o preço de um Samsung Galaxy S7, que no papel possui um hardware superior, ou ao menos é um autêntico modelo top de linha.

Quem sabe com o reposicionamento de preço a sua aceitação no quesito custo-benefício aumente. A aceitação nos aspectos técnicos já está garantida. Ele só precisa ter um preço melhor para conquistar os usuários mais abonados financeiramente.

 

LG G5 SE: vale a pena?

LG-G5-se-gallery

Com certeza. Um dos melhores smartphones de 2016, mesmo com o seu hardware mais restrito.

A experiência de uso é excelente, em um dispositivo que equilibra muito bem o hardware e o software. A construção desse smartphone é muito competente, com um design sóbrio e elegante. Sua tela mais uma vez entrega uma qualidade elevada, a qualidade de áudio se faz presente, e as inovações apresentadas pela LG mostram que ao menos eles estão buscando soluções que saiam do lugar comum.

O conjunto de câmera dupla funciona melhor do que o esperado, entregando fotos e vídeos de altíssima qualidade. A proposta modular da LG é interessante, e deve funcionar bem com os usuários mais criativos, ou daqueles que souberem tirar proveito dos seus complementos. E a bateria modular é mais um elemento de inovação que chamou a atenção dos mais ávidos por novidades no setor.

Entendo que, mesmo sendo o “simple edition” do LG G5, o modelo SE impressiona pelo resultado do conjunto final. Eu mesmo teria um smartphone como esse para chamar de meu. Entendo que apenas os muito exigentes (ou para quem faz questão de utilizar o recurso de realidade virtual) vai se incomodar com o hardware mais restrito desse modelo.

19361979

Review em Vídeo