lg-g2-mini_1

Os gigantes do mercado de smartphones desenvolveram nos últimos anos um novo filão a ser explorado no mercado: as versões “mini” dos seus modelos top de linha. A grande maioria das principais marcas do setor oferecem versões reduzidas (no tamanho e nas especificações técnicas) de alguns dos seus produtos mais consagrados, com o objetivo de atrair aquele consumidor que não pode pagar as pequenas fortunas que os modelos mais completos custam (na maioria dos casos).

A LG não foge à essa regra, e apresentou no primeiro semestre de 2014 o LG G2 Mini, uma versão reduzida do bem sucedido LG G2, lançado no final de 2013. O modelo menor herda toda a proposta conceitual e estética do modelo maior, mas com algumas diferenças e restrições técnicas que justificam a ideia de preço mais acessível.

O objetivo desse review, além de apresentar o produto e suas principais características, é mostrar os prós e os contras dessas restrições adicionadas. Deixar claro ao leitor que o uso do termo “Mini” é mais amplo do que apenas uma redução das dimensões do dispositivo, mas também em aspectos técnicos considerados essenciais, que podem eventualmente interferir em uma experiência de uso mais limpa e satisfatória.

 

Antes de começar…

É necessário ressaltar dois pontos que considero fundamentais para a avaliação desse produto.

O primeiro fator é que a unidade enviada para testes pela assessoria de imprensa da LG do Brasil é na versão SINGLE SIM 4G/LTE. Você certamente vai encontrar no mercado nacional esse mesmo smartphone na versão DUAL SIM 3G. As únicas diferenças substanciais entre os dois modelos são essas: a capacidade de acesso aos chips e a conectividade.

Além disso, em alguns e-commerces nacionais, o LG G2 mini DUAL SIM 3G é listado como um modelo com 1.5 GB de RAM, enquanto que o modelo SINGLE SIM 4G/LTE possui 1 GB de RAM. Para eliminar todo e qualquer tipo de dúvida: o LG G2 Mini que testei nesse review (single SIM 4G) possui 1 GB de RAM.

Também é importante destacar que o modelo enviado para testes possui customizações da operadora Vivo, ou seja, possui uma ROM customizada, com aplicativos da operadora, assim como ajustes pré-definidos. Mesmo entendendo que esse nível de customização é relativamente baixo, existe a possibilidade dessas personalizações afetarem de alguma forma o desempenho final do dispositivo para tarefas específicas.

De qualquer forma, deixamos esse registro para reforçar algumas das opiniões que serão expressas sobre a unidade testada. Obviamente, os resultados podem variar nos modelos que não possuem as customizações da Vivo.

 

Características Físicas

Ao entrar em contato visual com o LG G2 Mini pela primeira vez, é impossível não afirmar que ele é uma versão reduzida do LG G2. A semelhança visual entre os dois modelos é realmente muito grande (pelo menos quando vemos de frente, lado a lado). Toda a proposta visual do modelo maior foi passado para o menor, podendo satisfazer muito bem (nesse aspecto) ao consumidor que gostou do design do G2, mas não conta com esse orçamento todo para a aquisição do smartphone.

DSC01754

Porém, quando começamos a olhar de forma mais detalhada, as diferenças aparecem. E não são poucas. Para começar, a câmera frontal muda de posição (indo para o lado direito da tela), assim como o conector para os fones de ouvido (que passa para a parte superior do dispositivo). Particularmente, eu prefiro essas alternativas. É uma disposição mais natural para esses dois itens, e é a disposição adotada para a maioria dos modelos.

DSC01764 DSC01802

A espessura do LG G2 Mini é um pouco maior que a do LG G2, mas com o mesmo detalhe de acabamento em tom metálico na lateral. Esse acabamento adorna toda a lateral do dispositivo, inclusive na parte inferior, onde estão localizados os alto-falantes e o conector para o cabo microUSB.

DSC01776 DSC01804

Na parte traseira, temos a assinatura da linha G: os botões de controle de volume e liga/desliga/bloqueio de tela na parte traseira, logo abaixo do sensor da câmera. Aqui, temos a ausência da luz de notificação integrada ao botão central.

DSC01782

A diferença mais evidente entre os dois modelos é, sem dúvida, a carcaça traseira, que no G2 Mini é removível. Essa carcaça possui uma superfície com uma textura que ajuda no agarre do aparelho, além de oferecer o acesso à bateria e aos slots para SIM card e microSD.

DSC01815

O LG G2 Mini utiliza um slot para cartões Micro SIM. De forma inteligente, a LG decidiu posicionar esses dois slots em uma área próxima, economizando um pouco de espaço na estrutura geral do dispositivo.

DSC01827

 

Tela

O LG G2 Mini possui uma tela IPS LCD de 4.7 polegadas QHD (960 x 540 pixels), que contando com menor resolução em relação a alguns dos seus concorrentes diretos de preço, é uma tela mais do que suficiente para oferecer uma boa experiência visual para a maioria das atividades exercidas pelo usuário.

DSC01757

De novo, a LG repete a sábia decisão de transportar a sua tecnologia das telas de TV para os seus dispositivos móveis, e por conta disso, o LG G2 Mini possui uma excelente tela, com alta qualidade de brilho e contraste. A resposta ao toque é igualmente muito bom, oferecendo uma excelente interação com a interface Android.

DSC01768

Também é preciso destacar que, diferente do LG G2, não temos um LED de notificação ativo no LG G2 mini. Ou seja, é recomendável que você adote uma solução de software para ser notificado sobre as atividades recebidas pelo dispositivo.

 

Sistema Operacional e Interface de Usuário

Screenshot_2014-07-24-09-55-06

O LG G2 Mini já chega ao mercado com o sistema operacional Android na versão 4.4.2 KitKat, com as já conhecidas customizações e recursos da LG. Vale a pena repetir o que foi dito no começo desse review: a assessoria de imprensa da LG do Brasil enviou para testes uma unidade que possui customizações da Vivo, com aplicativos e ajustes de sistema realizados previamente pela operadora. Tais mudanças podem interferir de alguma forma no desempenho geral do dispositivo, mas não afeta a experiência geral do sistema.

Screenshot_2014-07-24-09-55-15

Logo, podemos dizer que a LG voltou a adicionar alguns dos seus principais recursos que são a assinatura de usabilidade da empresa para a sua proposta dentro do sistema Android, como Knock On, Knock Code, QSlide, Quick Memo, Quick Remote, entre outros. A interface de uso segue sendo a mesma, e pouco se difere daquela já vista nos demais modelos.

 

Câmera

Screenshot_2014-07-24-09-57-01

O sensor traseiro de 13 megapixels do LG G2 Mini herda a boa qualidade de fotos capturadas (para um modelo de seu porte, é sempre bom lembrar). As fotos registradas durante o dia são de boa qualidade, dentro do esperado para a sua proposta. Mesmo a ausência de um estabilizador óptico (o que, convenhamos, seria pedir demais de um produto de linha média), a qualidade final das fotos é satisfatória em diferentes condições.

Screenshot_2014-07-24-09-57-09 Screenshot_2014-07-28-14-13-30

Mesmo as fotos registradas em ambientes com iluminação artificial ou baixa luminosidade oferecem resultados interessantes, com uma quantidade de ruído aceitável. E as fotos capturadas com flash oferecem resultados acima do esperado. Entendo que é uma câmera boa o suficiente para a maioria dos usuários que desejam deixar a sua câmera fotográfica compacta em casa, ou para quem quer ter sempre uma câmera à mão, em qualquer lugar, para registrar aquele momento imperdível.

20140727_124813

Para os vídeos, o sensor traseiro é capaz de capturar imagens em Full HD (1080p), o que já está de bom tamanho para quem pretende enviar os seus vídeos para o YouTube de forma descompromissada, e sem exigir muito da qualidade de imagem e som.

20140726_233130

O sensor frontal possui uma resolução de 1.3 MP, oferecendo resultados igualmente interessantes para fotos e vídeos, sempre respeitando suas limitações técnicas. Em ambientes bem iluminados, as fotos serão de qualidade razoável. Em locais com baixa luminosidade, aprenda a conviver com os ruídos nas fotos. Nada fora do normal.

20140727_125019 20140724_095748

 

Games

Aqui, temos uma boa e uma má notícia. A boa notícia é que a maioria dos jogos mais complexos que testamos no período de testes rodou no dispositivo. A má notícia é que não rodaram de forma tão limpa e fluída como o esperado.

Screenshot_2014-07-28-14-11-17

Não sabemos se foi por conta das já citadas customizações da Vivo, ou se é por conta do dispositivo contar com apenas 1 GB de RAM ou 4.4 GB de armazenamento (o que também pode influenciar no desempenho). Porém, contando com um processador quad-core de 1.2 GHz e o sistema operacional Android KitKat, é estranho ver o G2 Mini apresentando algumas dificuldades na reprodução de alguns jogos mais pesados. Em aparelhos com especificações técnicas mais limitadas, a execução desses mesmos jogos foi algo limpo e razoavelmente fluído. Já no LG G2 Mini, essa experiência é muito boa, mas não impecável.

Screenshot_2014-07-28-14-22-18

Em alguns jogos pontuais (Dead Trigger 2 e Iron Man 3, principalmente), o desempenho geral dos jogos foi aceitável, mas em alguns momentos apresentaram leves engasgos, que apesar de não prejudicar a jogabilidade, está abaixo de uma experiência limpa, que seria mais do que bem vinda em um dispositivo com suas características. Seria normal ver um desempenho melhor em um telefone com as suas características de hardware.

Screenshot_2014-07-28-14-15-59

Não é algo que deixa os jogos impraticáveis no dispositivo. Os usuários mais pacientes, ou aqueles que só querem ter os jogos como uma opção secundária, não vão se incomodar muito com o desempenho do dispositivo nesse aspecto. Porém, os gamers mais exigentes podem se incomodar. É fundamental que aqueles que estudam em utilizar o dispositivo também para os jogos, que tenha isso em mente antes de pensar em comprar o produto. E principalmente: veja as gameplays disponíveis na internet, que mostram os jogos em ação.

Lembrando mais uma vez que: recebemos um aparelho de operadora. E isso pode ter influenciado no resultado final desse quesito.

 

Bateria e Armazenamento

O LG G2 Mini vai muito bem no quesito autonomia de uso. Durante os testes, a bateria de 2.370 mAh consegue oferecer tranquilamente um dia completo de funcionamento do dispositivo para um comportamento moderado de uso (conectividade WiFi na maior parte do tempo, eventual acesso à internet via 3G ou 4G, atualizações de e-mails o tempo todo, alguns minutos de vídeo, atualizações nas redes sociais de forma constante, pelo menos duas horas de música e poucos minutos de jogos). Como a maioria dos usuários se encaixa nesse perfil de uso, podemos dizer que é um modelo que pode atender bem as expectativas de tempo de uso.

Screenshot_2014-07-20-17-38-01

Tal como a maioria dos dispositivos já testados, se o usuário dedicar a maior parte do seu tempo no dispositivo nos vídeos e jogos (onde a tela do smartphone fica a maior parte do tempo em funcionamento, e os recursos de hardware são mais exigidos), o consumo de bateira aumenta consideravelmente. Até um pouco mais do que o desejado para um dispositivo com o seu tamanho de tela.

Screenshot_2014-07-28-14-25-07

No que se refere ao armazenamento, o G2 Mini possui 8 GB de armazenamento nativo, mas com apenas 4.4 GB disponíveis para o usuário. Tudo bem que o modelo conta com um precioso slot para armazenamento de arquivos no cartão microSD (até 32 GB), mas é uma quantidade insuficiente quando pensamos que quanto menor o espaço disponível para armazenamento, maior pode ser a chance do seu desempenho ser comprometido, já que o sistema também precisa de espaço livre para os seus arquivos temporários.

 

Desempenho

E por falar no desempenho… o LG G2 Mini possui um bom desempenho em linhas gerais. Para os usuários menos exigentes, ou para aqueles que não pretendem realizar atividades mais complexas no dispositivo, o seu desempenho é bom o suficiente para que esse smartphone ofereça uma experiência de uso satisfatória, sendo uma ferramenta interessante para controle da vida nas redes sociais, gerenciamento de agenda de compromissos e lista de contatos, e para um acesso mobile à web e outras tarefas mais básicas.

Screenshot_2014-07-24-09-56-23

Porém, quando foi exigido um pouco mais desse dispositivo, ele apresentou alguns arrastos, engasgos e lags que podem incomodar a alguns usuários mais exigentes. Sei que sou repetitivo, mas é fundamental relembrar que não recebemos um modelo “limpo”, mas sim com as customizações da Vivo, algo que pode influenciar no desempenho geral do dispositivo.

Screenshot_2014-07-28-14-25-27

Além disso, a combinação de 1 GB de RAM + processador quad-core de 1.2 GHz e 8 GB de armazenamento (com 4.4 GB para o usuário), somando com o Android KitKat customizado pela LG podem ter comprometido de alguma forma o desempenho final do smartphone. Também relembro que outros modelos que testamos esse ano com um conjunto de hardware inferior apresentaram um desempenho geral mais satisfatório, e isso tem que ser levado em consideração nessa análise.

 

Conclusão

O LG G2 Mini é uma versão reduzida do LG G2 em vários aspectos. Na verdade, o termo mais adequado seria “versão econômica” do modelo maior. De um modo geral, a proposta da LG é boa, principalmente para os usuários que gostaram do LG G2, mas não contam com tanta verba para comprar o modelo mais caro. Além disso, pode ser bem vindo para quem já conhece as propostas de software da LG, procura um dispositivo de linha média com boa tela e boa câmera.

DSC01760

Entendo que o LG G2 Mini possui alguns problemas que precisam ser melhorados no futuro. No começo dos testes, confesso que fiquei empolgado com o seu desempenho geral, mas com o passar dos dias (e principalmente conforme fui instalando os jogos mais pesados), esse desempenho caiu, apresentando os tais arrastos visuais nas tarefas mais exigentes.

De qualquer forma, entendo que o modelo deve interessar um bom conjunto de usuários. Afinal de contas, é possível economizar um bom dinheiro na compra, adquirindo um produto com tela mais compacta, que cabe bem no bolso (literalmente), oferecendo uma experiência de uso que já está no DNA da LG.

 

Review em Vídeo

Mais imagens

Características físicas

DSC01793 DSC01796 DSC01808 DSC01813 DSC01821

 

Fotos das câmeras do dispositivo

20140727_125242 20140724_095808 20140726_232933(5) 20140726_233107 20140726_233148 20140726_233212 20140726_233227 20140726_233242 20140727_124808 20140727_124946 20140727_125139 20140727_125159