650_1000_lg_g_watch_r

É fato: os relógios inteligentes são a grande aposta do mercado de tecnologia de consumo para a inserção de um novo dispositivo junto ao grande público consumidor. Todos os principais fabricantes do setor estão apostando nos smartwatches, e a LG é mais uma dessas gigantes que apresenta as suas opções no segmento, como é o caso do LG G Watch R.

Apesar do produto já estar descontinuado lá fora, entendo que o review vale a pena para apresentar a proposta da LG para esse mercado, até porque a próxima geração do seu relógio inteligente (Watch Urbane) é uma evolução direta de tudo o que foi apresentado nesse primeiro modelo. Logo, o produto a ser apresentado nesse review conta com muito do que veremos no próximo modelo. Sem falar que este é um modelo que nesse momento é comercializado no mercado brasileiro. E alguém pode se interessar em escolher esta opção, independente do seu status de comercialização.

Vamos descrever o produto em funcionamento, nossas impressões gerais do Android Wear, as características físicas do produto e todas as informações que entendemos que são relevantes para que os interessados possam se decidir por esta opção, ou já se preparar para o Watch Urbane.

 

Características Físicas

2015-06-23 13.34.10

O LG G Watch R é a evolução do primeiro G Watch, lançado de forma tímida em 2013. A diferença mais destacada desse modelo está justamente no fato dele apresentar um formato de tela circular, seguindo uma tendência de design que a maioria dos fabricantes adotam hoje (tendência essa iniciada pelo Motorola Moto 360). Logo, a primeira impressão que tive do produto é de um bonito relógio esportivo.

2015-06-23 13.34.56

A aproximação de um produto que qualquer pessoa utilizaria por ser mais parecido com um produto do dia a dia – e não com um gadget – é outra característica que está se tornando uma regra dentro do segmento de smartwatches. Os fabricantes entendem que esse fator pode ser determinante para que o consumidor se interesse mais por esse tipo de produto se ele for mais parecido com aquele que você já usa.

2015-06-23 13.35.09

O LG G Watch R segue essa aposta. Não só reproduz de forma muito próxima um relógio convencional, mas usa de materiais de alta qualidade para ser um relógio duradouro. O relógio em si aparenta ser bem montado, e sua pulseira de couro tem uma elevada qualidade de construção.

2015-06-23 13.34.49

O conjunto geral do relógio resulta em um produto muito bem ajustado para a sua proposta de parecer com um relógio como outro qualquer. Comparando com a primeira versão, o G Watch R oferece um salto notável nesse aspecto, por ser bem construído, contar com um excelente acabamento, e contando com um design que fatalmente aproxima os usuários de um produto que pode ser encontrado facilmente no pulso de qualquer usuário.

 

Acessórios

O único acessório de destaque no LG G Watch R é a sua base para recarga de bateria, que conta com uma propriedade magnética para garantir um melhor agarre. A base não é de recarga rápida, o que é uma má notícia para os mais apressados. Por outro lado, entendo que como não vamos utilizar o relógio enquanto estamos dormindo, deixar o dispositivo recarregando durante o sono não é um grande problema.

LG G Watch R_base_recarga

A sua base é pequena, e pode ser transportada no bolso sem maiores dificuldades. Porém, não é uma das coisas mais funcionais utilizar o cabo microUSB com a porta USB do computador, uma vez que a quantidade de energia liberada para a recarga é relativamente baixa. Logo, se prepare para levar o carregador completo para qualquer lugar, caso você entenda que não pode ficar sem bateria no final do dia (mas acredito que não será necessário se preocupar com isso… mas vou falar mais sobre a bateria do relógio mais adiante nesse review).

 

Tela

2015-06-23 13.35.20

O LG G Watch R possui uma tela capacitiva IPS de 1.3 polegadas P-OLED (320 x 32 pixels, 16 milhões de cores). Os coreanos sabem como fazer excelentes telas para suas TVs, tablets e smartphones, e no caso desse relógio inteligente, essa boa qualidade se repete.

A tela do G Watch R entrega uma excelente visualização dos elementos gráficos e do sistema operacional, além de oferecer uma interação muito boa com todos esses elementos. O toque é suave, preciso e funcional, o que ajuda e muito na experiência de uso.

2015-06-23 13.36.00

Durante os testes, pude observar que a reprodução dos elementos gráficos na tela apresentaram um resultado muito satisfatório, mesmo com uma baixa resolução e com dimensões tão reduzidas. Até porque não precisamos ir muito além disso nesse aspecto. A maioria dos relógios inteligentes disponíveis no mercado se limitam a esse tamanho de tela. Aumentar o tamanho da tela ou a sua resolução seria um desperdício nesse caso.

 

Sistema Operacional e Interface de Usuário

2015-06-23 13.34.22

O LG G Watch R conta com o sistema operacional Android Wear. Não é uma novidade em absoluto para mim lidar com o sistema, já que o vi em ação em outras oportunidades, inclusive realizando alguns breves testes. Porém, o sistema que vi dessa vez é muito mais maduro, consolidado e funcional.

O Android Wear deixou de ter aquela aparência e funcionalidade de software Beta para se apresentar como um sistema operacional funcional, simples e interessante. Os acessos aos menus e outros aplicativos abertos em segundo plano são feitos através de gestos simples na tela, com um simples deslizar de dedos. Isso facilita a experiência de uso, que é bem agradável.

2015-06-23 13.36.18

O que torna o Android Wear ainda mais funcional é a possibilidade de interação por voz, com comandos simples que podem não só executar os programas instalados no próprio relógio, mas também buscar conteúdos na internet (via Google) ou realizar chamadas de recursos nativos ou instalados no smartphone (que é parte vital dessa experiência).

Durante o período de testes, não foram detectados lags, travamentos e outras anormalidades que normalmente encontramos nesse tipo de dispositivo. A LG fez um ótimo trabalho na hora de implementar o Android Wear ao seu G Watch R. Tudo funciona de forma bem limpa e fluída, o que torna a proposta interessante para boa parte dos usuários.

2015-06-23 13.35.45

A LG, ao que parece, não realizou grandes modificações na interface de uso do Android Wear. Alguns elementos são semelhantes com o que encontramos no sistema Android, como por exemplo a central de atalhos rápidos para acionar ou desligar recursos do dispositivo. Basta um simples deslizar de dedo de cima para baixo, que alguns recursos como Bluetooth e status da bateria são ativados.

Ao realizar o gesto com o dedo de baixo para cima, o Android Wear exibe algumas das notificações recebidas dentro dos diferentes aplicativos compatíveis com o produto. Em alguns casos, o sistema consegue interagir com os apps instalados dentro do próprio relógio. Já outros convidam o usuário a interagir com o aplicativo instalado no smartphone, se limitando a notificar o recebimento daquela atividade.

2015-06-23 13.37.19

Para que tudo funcione de forma correta, o relógio precisa estar conectado o tempo todo ao smartphone via Bluetooth. Por sua vez, o smartphone precisa estar conectado à internet o tempo todo para boa parte das notificações recebidas. Ou seja, se prepare para um considerável consumo de dados e bateria para que o G Watch R seja considerado algo realmente ‘smart’. É uma característica do sistema operacional e do próprio relógio. Sem isso, ele é apenas um relógio mais bonito, com alguns recursos bacanas, e consideravelmente mais caro que um relógio comum.

O sistema também conta com recursos de quantificação, como contador de passos e monitor cardíaco. Também vem com os recursos mais comuns/habituais do Android, como Google Now, busca por voz, e-mail e previsão do tempo. Sem falar nas funcionalidades que já encontramos em qualquer relógio do mercado, como hora mundial, cronômetro, despertador, alertas, entre outros.

2015-06-23 13.34.36

Mas a boa notícia é que o Android Wear evoluiu muito. A ponto de me convencer de que estamos diante de um sistema que pode sim ser uma das referências em um setor que ainda está em desenvolvimento. É difícil dizer que a proposta do Google será a referência para o segmento de smartwatches, mas por outro lado, o que ele faz hoje faz muito bem. Ainda mais diante de um watchOS que ainda tem muito o que evoluir.

Será muito interessante ver esses dois sistemas crescendo juntos, buscando um ponto de maturidade que o Pebble já alcançou com sua proposta minimalista.

 

Bateria

Um dos pontos de maior preocupação daqueles que pensam em comprar um smartwatch é a autonomia de bateria. O LG G Watch R conta com uma bateria de 410 mAh. É um pouco maior do que as baterias dos seus concorrentes diretos, o que aumentam as chances do modelo oferecer pelo menos um dia completo de uso, com a maioria dos seus recursos ativos. E é isso o que acontece.

O LG G Watch R consegue oferecer pelo menos um dia de uso vinculado ao smartphone via Bluetooth, recebendo as notificações da internet, com a tela no brilho médio, e utilizando o relógio normalmente (sem deixar a tela ativa por muito tempo, ou acionando apenas quando é realmente necessário). Se os recursos conectados ficam desligados, a autonomia de bateria é muito maior (pelo menos três dias de uso), mas nesse caso, você apenas está utilizando um relógio consideravelmente mais caro que os demais.

E com esse perfil de uso, não vale a pena utilizar um relógio desses. É melhor comprar um relógio comum.

 

Armazenamento

O LG G Watch R possui 4 GB de armazenamento, que basicamente servem para abrigar o sistema operacional Android Wear e os seus aplicativos. Você ainda pode armazenar algumas (poucas) músicas para aquelas atividades físicas, onde ao menos você pode deixar o smartphone em casa, carregando um menor volume de peso (desde que você use um fone Bluetooth com o relógio, é claro), mas não mais do que isso.

Não poderíamos imaginar algo que vá muito além disso. Estamos falando de um gadget com dimensões muito reduzidas, pensado prioritariamente na mobilidade. Sem falar que a sua bateria não foi pensada em uma elevada oferta de autonomia. Ou seja, não faz muito sentido você ter uma grande quantidade de armazenamento para as suas músicas. No máximo você vai querer o relógio para aquela sua playlist para exercícios e caminhadas. E só.

 

Uso Geral e Desempenho

O LG G Watch R é um produto que se mostrou prático e funcional na maior parte do tempo. Suas dimensões de 46,4 x 53,56 x 9.7 mm e seu peso de 63 gramas deixam o produto leve e confortável para um uso mais prolongado. Na maior parte do tempo, o relógio não apresentou problemas nesse aspecto, uma vez que acompanhou o meu estilo de vida e de uso.

Mesmo sendo um relógio unissex, entendo que o público feminino não vai se sentir tão atraído pelo design do relógio, mas da minha parte não vejo qualquer empecilho para que a mulher que tenha um estilo mais urbano ou esportista invista o seu dinheiro nesse produto. No final, tudo é uma questão de gosto e estilo.

O desempenho geral do G Watch R foi dentro do esperado, ou seja, muito satisfatório. O relógio não apresentou travamentos ou paradas críticas. Tudo funcionou dentro do esperado, se conectando com facilidade ao smartphone desde a primeira sincronização. De novo: o Android Wear presente nesse relógio se mostrou um sistema maduro o suficiente para se apresentar como uma proposta válida para um mercado que ainda está em expansão.

 

Conclusão

2015-06-23 13.37.50

O LG G Watch R está aprovado. É uma pena que este é um produto que foi descontinuado, ou seja, que vai deixar o mercado em breve. O modelo ainda pode ser encontrado no Brasil por um valor sugerido de R$ 1.499, mas diante do fato do LG Watch Urbane já estar confirmado para o mercado brasileiro (lançamento previsto para o mês de julho), talvez a melhor estratégia é esperar mais um pouco para investir o seu dinheiro no modelo que está por vir, que traz uma série de novidades nos recursos de software e nos materiais adotados na sua construção.

De qualquer forma, o LG G Watch R é uma prova que a LG evoluiu e muito no seu conceito de relógios inteligentes. Comparado com a primeira versão, esse modelo é um produto muito melhor concebido e finalizado, deixando o ar experimental para se apresentar como uma proposta real para o consumidor final.

19361979

 

Review em Vídeo