lenovo-vibe-a7010

A Lenovo é dona da Motorola, fabricante de smartphones que antes era da Google. Com a marca norte-americana, os asiáticos conseguiram adentrar nos mercados de telefonia dos Estados Unidos e América Latina, principalmente Brasil, conseguindo fazer um bom barulho com modelos consagrados, como o Moto X e o Moto G, para citar dois exemplos emblemáticos. Talvez esse sucesso tenha estimulado a Lenovo a lançar a sua própria aposta dentro do setor de mobilidade, o Lenovo Vibe A7010.

O modelo já estava disponível no mercado internacional, mas só agora chega ao Brasil, para curiosamente ser concorrente (também) dos modelos da Motorola (Moto X Play, Moto G Turbo, etc), além de ser um sério competidor dos modelos oferecidos pela concorrência. A estratégia pode parecer equivocada para a maioria, mas tem o seu sentido: algumas das características do Lenovo Vibe A7010 não estão presentes nos demais modelos dentro da sua categoria, com destaque especial para o leitor de digitais.

Pensando em uma proposta que ofereça um equilíbrio entre desempenho, autonomia de bateria e uma generosa tela, o Lenovo Video A7010 se encaixa na categoria de “modelo intermediário premium”, uma vez que está posicionado na faixa de preço abaixo dos R$ 1.500. Mas com alguns diferenciais interessantes, pode chamar a atenção de alguns usuários que querem contar com alguns benefícios técnicos que não são vistos em outros smartphones Android, além das funcionalidades que, em muitos casos, só são encontradas em modelos mais caros.

Esse review tem como objetivo não só apresentar o produto, mas também mostrar esses diferenciais.

 

Características Físicas

IMG_20151228_163023090

Não podemos dizer que o Lenovo Vibe A7010 é um produto abaixo das expectativas nas suas características físicas. O modelo é bem construído, com um acabamento de qualidade, que não deixa nada a desejar em relação aos seus principais concorrentes. Levando em consideração que estamos falando da linha média premium, não poderíamos esperar menos desse smartphone nesse aspecto.

IMG_20151228_163728117

O modelo possui uma tampa traseira que protege a bateria, os slots para cartões de operadoras e o slot para cartão de memória microSD. A tampa conta com um acabamento fosco, que felizmente evita as marcas de dedo tão indesejadas por aqueles que usam intensamente o dispositivo. O conjunto geral, nesse aspecto, é muito bem vindo, na minha opinião.

IMG_20151228_163832265

Os alto-falantes frontais ficam posicionados nas partes superior e inferior do smarpthone, em uma solução semelhante ao que vimos em outros modelos. Esses alto-falantes não roubam área útil de tela do dispositivo, que apesar de contar com uma tela de 5.5 polegadas, oferece um bom agarre na mão e uma boa interação dos elementos da tela para o usuário.

IMG_20151228_163735070

É claro que temos que destacar o leitor biométrico, colocado abaixo do sensor da câmera traseira. A posição não é uma novidade dentro do universo dos smartphones, mas parece ser a mais coerente, levando em consideração um uso prático e intuitivo do dispositivo. Ainda mais se levarmos em conta que a solução da Lenovo possui um modo de identificação rápida de digitais, o que torna o seu uso ainda mais prático e eficiente. Os resultados durante os testes foram muito positivos, mostrando que os asiáticos acertaram em cheio nesse aspecto.

IMG_20151228_163911429

Além disso, o Lenovo Vibe A7010 é um modelo relativamente leve para as suas proporções. Com 160 gramas de peso, sua espessura é fina o suficiente para que o modelo fique discretamente ajustado no bolso da calça, mantendo o mesmo dentro de uma proposta que combine elegância e produtividade.

De um modo geral, temos um smartphone bonito e elegante. Um belo trabalho de design da Lenovo, com um certo ar de produto da Motorola. Algo que se explica naturalmente.

 

Tela

O Lenovo Vibe A7010 possui uma tela IPS de 5.5 polegadas, com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). Nos seus números, se encaixa perfeitamente naquilo que é considerado minimamente aceitável para um dispositivo de sua categoria técnica e de preço. Além disso, atende de forma adequada a categoria de phablets, segmento que é hoje o mais popular em vendas no mercado de smartphones.

IMG_20151228_164029908

A tela desse dispositivo tem uma performance semelhante aos seus concorrentes diretos de preço, ou seja, oferece um bom resultado final na reprodução de imagens em alta definição, boa reprodução das cores e brilho eficiente em ambientes pouco iluminados e/ou com iluminação artificial. E, tal como acontece com os outros modelos, o Lenovo Vibe A7010 também é apenas razoável na hora de reproduzir as imagens na tela em ambientes com luz natural.

A interação com a tela é muito boa, com um toque preciso e movimentos suaves. O usuário não precisa forçar o toque para ter uma resposta imediata, o que torna a usabilidade ainda mais eficiente. Nesse aspecto, o produto da Lenovo oferece um resultado muito bom, se posicionando em pé de igualdade com os demais modelos de sua categoria.

 

Sistema Operacional e Interface de Usuário

O Lenovo Vibe A7010 utiliza o sistema operacional Android 5.1 Lollipop, personalizado com a interface própria da Lenovo. A fabricante asiática adotou uma estratégia semelhante ao que mantém até hoje com os modelos da Motorola, oferecendo uma interface Android com poucas modificações, mas dessa vez, essas mudanças são mais perceptíveis, mostrando a identidade da empresa nesse produto.

Screenshot_2015-12-29-15-42-35-276

Não apenas os ícones foram modificados. O painel com os atalhos para as principais funcionalidades também foi modificado, oferecendo mais opções, incluindo aquelas que se referem ao suporte para dois chips, conectividades WiFi e Bluetooth, entre outras. A Lenovo também adicionou recursos específicos de interação, como gestos para acionar determinados comandos e o toque duplo para acionar a tela.

Screenshot_2015-12-29-15-42-07-483 (1)

O Android 5.1 Lollipop funciona sem maiores problemas no Lenovo Vibe A7010. Durante o período de testes, o dispositivo recebeu pelo menos uma atualização, que aparentemente corrigiu erros e anormalidades que estavam presentes na ROM Android da Lenovo. Não há informações oficiais sobre uma atualização desse modelo para o Android 6.0 Lollipop, mas o fato da Lenovo ter enviado um update poucos dias depois do aparelho ser ativado é algo animador.

 

Qualidade de Áudio e Chamadas

Com a presença da tecnologia de áudio Dolby ATMOS e dois alto-falantes estéreo frontais, o Lenovo Vibe A7010 entrega uma excelente qualidade final de áudio. Não era para menos: um dos chamarizes da Lenovo para esse smartphone é justamente a qualidade final de áudio do dispositivo, e só temos elogios a fazer nesse aspecto.

IMG_20151228_163843674

O som reproduzido pelos alto-falantes frontais desse smartphone é alto e claro. Não há distorções no som, nem mesmo aqueles que são de origem duvidosa ou de baixa qualidade. A missão do Lenovo Vibe A7010 é oferecer um áudio competente e de qualidade nas mais diferentes situações, e com as diferentes fontes de mídia (música, vídeos, games, etc). Aqui, o objetivo foi alcançado.

Sem falar que o software Dolby ATMOS oferece opções de equalização que podem otimizar a qualidade final das músicas reproduzidas pelo smartphone, principalmente quando utilizamos o fone de ouvido que acompanha o kit de venda do produto. Esse é um diferencial interessante desse smartphone. Além disso, os recursos de equalização podem ser ativados ou desativados pelo usuário de forma simples, através da aba de atalhos rápidos para controles de funções (na parte superior da interface Android).

O mesmo podemos dizer da qualidade das chamadas do aparelho. A reprodução do áudio das chamadas é igualmente competente, incluindo a reprodução em modo viva-voz. O aparelho possui suporte ao dual SIM (micro-SIM), e mesmo com os dois chips ativos ao mesmo tempo, ele consegue receber as chamadas de ambos sem maiores dificuldades, inclusive quando um deles está com a conectividade de internet ativa.

 

Internet

No item anterior, falei sobre o funcionamento de chamadas no modo dual SIM desse smartphone. A mesma eficiência se aplica para a conectividade de internet. O Lenovo Vibe A7010 é compatível com as redes 4G das operadoras brasileiras em um dos chips, e durante os testes, essa conectividade funcionou perfeitamente. De forma alternativa, o usuário pode utilizar uma conexão EDGE no segundo slot SIM. Não é o ideal, mas já é alguma coisa para quem não pode ficar desconectado de jeito nenhum.

IMG_20151228_163759587

Ou seja, para o usuário pode ser interessante ter chips de operadoras diferentes não apenas em função das chamadas, mas também por conta da conectividade de internet, por conta dessa peculiaridade de conexão. Eu esperava que a internet no segundo slot SIM fosse nula, mas o sistema de gerenciamento de conectividade dos chips do modelo da Lenovo é relativamente flexível nesse aspecto.

Outra peculiaridade muito interessante do Lenovo A7010 é que a sua ROM customizada do Android 5.1 Lollipop força a desconexão das atividades de rede WiFi quando o dispositivo está com a tela desligada ou inativo. Isso ajuda na economia de bateria do telefone de forma considerável. É claro que isso pode resultar em uma certa limitação no uso de algumas funcionalidades (principalmente nas redes sociais e nos comunicadores instantâneos), pois aparentemente o recurso não está programado para hibernar de tempos em tempos (durante os testes, percebi que só recebia novos e-mails e notificações quando efetivamente ligava a tela do smartphone). Mesmo assim, é algo bem vindo para quem não pode ficar sem bateria no final do dia.

Essa funcionalidade de suspensão de rede WiFi pode ser controlada de acordo com as escolhas de gestão de bateria do usuário, mas falo sobre isso mais adiante no review.

 

Câmera

O Lenovo Vibe A7010 possui uma câmera traseira de 13 megapixels, com foco automático e flash LED dual. É o padrão para um produto da sua categoria, e entrega os resultados esperados dentro de sua faixa de preço. O tempo de disparo da câmera varia de acordo com o modo de disparo escolhido pelo usuário, mas de um modo geral tanto o foco como a captura da foto possui uma resposta relativamente rápida para a maioria das situações onde o usuário pretende registrar as imagens do seu dia a dia.

IMG_20151226_190133

A câmera traseira da Lenovo oferece resultados muito bons nas capturas de fotos com perfeita luminosidade e/ou luz natural, oferecendo boa reprodução de cores e equilíbrio na captação de brilho. Aliás, o software de câmera possui alguns modos de cena e configurações que permitem resultados bastante interessantes nas imagens registradas com boas condições de iluminação. Por exemplo o usuário não necessariamente precisa tocar no botão de obturador para capturar a imagem. Pode, se quiser, clicar em qualquer parte da tela, ou onde a tela mostra o foco principal da imagem, o que é até melhor, poiso o sistema de foco vai entrar em ação, e a imagem é registrada com maior qualidade.

IMG_20151215_221124

IMG_20151220_234149

Já nas fotos com luz artificial e baixa luminosidade, a câmera traseira do smartphone da Lenovo tende a puxar um pouco mais na captura de luminosidade, o que deixa as áreas com luz artificial mais carregadas, o que pode tirar a naturalidade da foto. Além disso, a presença de ruído nas áreas mais escuras da imagem podem ser percebidas, o que pode incomodar os usuários mais exigentes.

IMG_20151215_194248

IMG_20151226_190126

Porém, o resultado final das fotos, de um modo geral, está dentro do esperado para um dispositivo de sua categoria. As imagens contam com qualidade boa o suficiente para serem compartilhadas nas redes sociais e álbuns na nuvem sem causar maiores constrangimentos. Os recursos já disponíveis no software de câmera podem oferecer resultados finais interessantes, e os filtros pré-instalados ajudam os usuários mais criativos a entregarem fotos com acabamento diferenciados.

IMG_20151226_190001

A câmera frontal possui 5 megapixels, e tem um sensor eficiente na hora de capturar as selfies. Ajuda o fato do software oferecer recursos interessantes, como diferentes modos de captura automática (selfie em V, selfie automática quando detecta um rosto na tela, etc) e modo de embelezamento de imagem. A qualidade final das imagens é interessante, permitindo uma captura casual de boas fotos para compartilhamento com os amigos.

IMG_20151215_194122 IMG_20151215_193254

Vale deixar o registro que a câmera traseira captura vídeos em Full HD (1080p), com uma qualidade de imagem razoável. Alguns arrastos são percebidos nos vídeos onde o usuário se movimenta de forma mais brusca com o celular. Mas isso não deve prejudicar a experiência de uso dos mais casuais.

IMG_20151215_221818 IMG_20151215_213440_4 IMG_20151215_210118 IMG_20151215_194008

 

Bateria

O Lenovo Vibe A7010 possui uma bateria de 3.300 mAh. É uma bateria de capacidade boa o suficiente para garantir pelo menos um dia de uso moderado, atendendo bem as necessidades da maioria dos usuários. Alguns recursos implantados pela Lenovo na ROM Android desse modelo ajudam na equação de gestão de bateria, oferecendo uma autonomia de uso bem satisfatória para um dispositivo desse porte.

IMG_20151228_163807983

Também é preciso levar em consideração que o hardware desse modelo está otimizado para uma maior eficiência energética. Os componentes conseguem combinar um bom desempenho com um consumo de bateria mais equilibrado. E como já citado nesse review, a Lenovo adicionou modos de economia de energia na ROM Android do smartphone, e por conta disso temos ótimos resultados nesse aspecto.

 

Armazenamento

O modelo enviado para testes pela Lenovo conta com 32 GB de armazenamento, com um slot para cartões microSD de até 128 GB. Ou seja, a grande maioria dos usuários não terão problemas na hora de instalar aplicativos ou armazenar os seus conteúdos pessoais nesse smartphone.

Screenshot_2015-12-29-15-43-26-702

Para muitos usuários, o slot de expansão de memória é algo indispensável para muitos usuários, pelos mais diversos motivos. Na maioria dos casos, os usuários estão armazenando mais e mais conteúdos nos seus dispositivos, principalmente fotos e vídeos, que posteriormente são compartilhados nas redes sociais ou armazenados em serviços de armazenamento na nuvem. Mas até esses conteúdos serem enviados, eles ficam armazenados no dispositivo. Logo, espaço nunca é demais.

Além disso, os aplicativos atuais são mais volumosos, principalmente os jogos. Logo, 32 GB de armazenamento podem não ser suficientes para os usuários mais exigentes. Ou seja, a necessidade de ter um espaço maior para essas finalidades se faz presente. E, nesse aspecto, o smartphone da Lenovo atende muito bem.

 

Desempenho

O Lenovo Vibe A7010 tem um desempenho realmente muito bom. O já destacado equilíbrio do hardware e do software resultam em uma experiência final muito positiva, onde o smartphone oferece um desempenho equilibrado e coerente com a sua proposta final.

O modelo conta com um processador MediaTek MT6753 True Octa Core, trabalhando com 2 GB de RAM. É um conjunto equilibrado e, ao mesmo tempo, potente o suficiente para entregar um produto com desempenho bom o suficiente para uma usabilidade satisfatória para navegação de internet, redes sociais, reprodução de vídeos, execução de jogos e demais tarefas cotidianas. O modelo não deve em nada aos seus concorrentes diretos nesse aspecto, se encaixando muito bem dentro da proposta de um bom modelo “intermediário premium”, onde a relação custo-benefício tende a pender para uma performance um pouco mais cuidada.

 

Conclusão

IMG_20151228_164036743

O Lenovo Vibe A7010 está aprovado. É um modelo que oferece uma equilibrada relação custo-benefício dentro de sua categoria de produto, além de incluir adicionais interessantes, como o leitor de digitais, a maior capacidade de armazenamento (em relação aos concorrentes de preço, que custam R$ 200 a mais) e a expansão de armazenamento via microSD para até 128 GB.

O produto pode causar um certo ceticismo por conta de ser o novo. Uma marca “nova” para o consumidor brasileiro. Porém, estamos falando da mesma Lenovo que adquiriu a Motorola, e soube de forma sábia manter o DNA da reformulação da marca norte-americana, iniciada pela Google, com modelos com preços competitivos, um hardware interessante, e uma experiência de uso mais próxima ao do Android tradicional. O Lenovo Vibe A7010 tenta repetir essa fórmula.

Para quem entender que tudo o que foi dito nesse review é válido, a compra desse modelo é algo a ser considerado.
19361979