Mais um review de gadgets para o TargetHD.net. Dessa vez, testamos o e-book reader (ou leitor de livros eletrônicos) Cover Story, da iRiver, que é vendido no Brasil pela Qualicable. Abaixo, mostramos as principais características do produto, e nossas impressões depois dos testes realizados.

O produto vem bem acondicionado, em uma embalagem prática e bem feita.

O produto possui um tamanho compacto, e de bom manejo. Poucos botões de comando, e uma simples tela. Uma aparência bem sóbria e limpa. Bem agradável.

Na parte superior do produto, apenas um botão de menu, para seleção de opções.

O e-reader vem com uma tampa traseira, para proteger o produto de riscos, arranhões e outros acidentes.

Visão geral da parte traseira do produto.

Aqui, o pequeno alto-falantes do produto, que reproduz o áudio de arquivos musicais e gravações de voz que você fizer no modelo.

Uma particularidade do Cover Story é que ele possui uma espécie de “barra de controle”, que serve para você movimentar o cursor para os dois lados, virar páginas e acessar a tela inicial do produto.

Visão geral da parte inferior do produto.

De um lado, o conector para fones de ouvido, o botão de liga/desliga e o microfone integrado.

Do outro lado, um slot para cartões de memória e conector para cabo USB.

Em uma das laterais, botões de controle de volume de áudio.

Ligando o e-book reader.

O leitor possui boa visualização de seus elementos na tela, com bom contraste. Alguns itens com fontes menores possuem uma exibição mais deficiente, mas isso não impede que não sejam lidos. De um modo geral, a leitura dos conteúdos do sistema na tela é satisfatória.

Acima, foto da tela inicial, em mais detalhes.

Menu da tela principal do Cover Story, com opções para livros, quadrinhos, áudio, itens pessoais e configurações diversas.

A tela com a lista dos livros já instalados no produto. Menus simples, de fácil identificação. O produto também pode mostrar os livros que você está lendo, e os seus livros favoritos na lista.

Exemplo de livro em execução (capa).

A visualização dos livros é igualmente satisfatória. Alguns poderão achar o tamanho das letras de tamanho pequeno, principalmente para aqueles que usam óculos. Porém, o produto tem um controle de zoom eficiente, resolvendo o problema.

Convenhamos: já faz uma boa diferença na hora da leitura.

Barra inferior de opções do modo de leitura. A barra do modo de edição é similar à essa.

O player musical, que é simples e objetivo. O som deixa um pouco a desejar, mas não se pode exigir muito do produto nesse aspecto. Afinal de contas, a principal função do modelo é ser um leitor de livros eletrônicos.

Visão geral do modo de anotações, para textos rápidos e lembretes.

Aqui, o teclado virtual do produto, em detalhes.

Aqui, aproveitamos para ressaltar o maior ponto de crítica nos testes. O Cover Story se propõe a ser um leitor de livros eletrônicos com o diferencial de utilizar uma tela sensível ao toque. Porém, a sensibilidade da tela é baixa, e em alguns momentos, o toque na tela é algo inútil, sem nenhum tipo de resposta ao comando. Além disso, pelo fato do software do produto ser lento, a digitação nesse teclado virtual é algo sofrível, sem oferecer a agilidade necessária (ou desejada) para esse tipo de produto. Isso, sem falar que o modelo não permite um acesso simples aos acentos ou caracteres especiais.

Por fim, o leitor de livros eletrônios iRiver Cover Story é um produto que tem algumas ressalvas. Usuários mais experientes, ou que buscam um produto mais ágil na sua execução podem reprovar o produto logo de cara. Já os usuários que nunca se depararam com um e-reader antes, ou que se contentam com o desempenho do modelo, podem até aprovar a opção para a leitura de seus livros digitais.