photo-kingston-hyperx

A HyperX, divisão de games da Kingston, está ampliando o seu leque de opções focadas para o entretenimento eletrônico. Além de oferecerem memórias, unidades de armazenamento e outros dispositivos focados nos gamers, a empresa agora apresenta o seu primeiro headset pensado nos entusiastas de tecnologia, gamers em geral, e usuários em geral que querem consumir conteúdos de entretenimento com qualidade sonora o HyperX Cloud.

O produto chega com o objetivo de oferecer o máximo de conforto possível para os usuários que desejam jogar videogames, ouvir música e ver vídeos pelo maior tempo possível, além de oferecer uma qualidade de áudio superior. De fato, o grande desafio do produto é combinar tudo isso, mas sem perder a fidelidade de áudio, ou pelo menos equilibrando bem os graves, médios e agudos.

Nesse review, vou passar a minha experiência pessoal com o dispositivo, mostrando suas qualidades e características de maior destaque, e procurar identificar se o mesmo atende especificamente os gamers de plantão, ou se pode ser utilizado de forma mais ampla, por aqueles que consomem conteúdos de áudio e vídeo.

 

Principais Características

DSC03182

A primeira impressão que tive do produto foi a melhor possível. O HyperX Cloud chega ao usuário em uma caixa muito bem cuidada, com todos os seus itens impecavelmente acondicionados, e com o máximo de segurança para que nenhum componente fique avariado durante o transporte. Na prática, o produto recebe tratamento premium nesse aspecto, e esse é um ponto que deve ser aplaudido de pé. Nada de blisters ou embalagens que não são tão seguras quanto parecem ser.

Sem falar na pequena bolsinha, que serve para transportar todos esses cabos e conectores. Bom, pelo menos esse kit todo de itens complementares não ficam soltos/perdidos dentro da sua mochila.

DSC03188

O kit enviado vem com todos os conectores que você vai precisar para o maior leque de conexões possível (na teoria). São pelo menos dois adaptadores presentes: um para unificar os dois plugues de saída de áudio, outro cabo estendido, para a conexão em diferentes periféricos e consoles (como o Xbox 360, no meu caso). Também é possível encontrar um conector duplo, para dispositivos compatíveis.

DSC03282

O sistema de controle integrado no cabo é composto por apenas um único botão integrado. Você conecta os plugues do fone nas respectivas entradas do dispositivo, e na outra extremidade, você conecta o fone ao periférico que você vai utilizar.

DSC03290

O microfone do headset é removível, o que torna o produto mais prático para a utilização em situações onde você não vai precisar se comunicar por voz com ninguém, como por exemplo quando você estiver ouvindo músicas no computador ou no smartphone, ou enquanto você está em partidas solitárias.

DSC03254

Sua haste é feita de um metal que, apesar de ser flexível, não provoca os ruídos indesejados quando nos movimentamos bruscamente em determinadas situações.

Voltando a falar especificamente do headset.

DSC03215

O HyperX Cloud é um produto muito bem construído. A maior parte dos seus componentes é composta de metal, com poucos parafusos visíveis, e uma grande integração de design, o que resulta em uma maior resistência do produto. Você não encontra peças móveis no acessório (ou melhor, que não devem se mover), e diferente de outros modelos já testados, para que a estrutura principal do headset se danifique, é necessário um incidente muito sério. Só se o gamer forçar para entortá-lo, ou se decidir jogar o headset no chão, em um acesso de raiva e frustração.

DSC03204

O conforto durante o uso também está garantido. Além dos acolchoados nos alto-falantes serem muito confortáveis, a haste superior também é revestida com uma proteção, que deixa o headset muito bem acondicionado e confortável na sua cabeça. Utilizar o produto durante horas e horas não será um grande problema.

DSC03265

Para quem quer adicionar um pouco mais de estilo visual ao headset, a HyperX já oferece no kit do Cloud um par adicional de acolchoados aos drivers, para quem quiser implementar ainda mais o produto. Sem falar que os dois revestimentos são compostos de materias diferentes (couro e veludo). Aí, é você que escolhe o material que você deseja utilizar.

DSC03200

As caixas externas dos drivers contam com um material semi-emborrachado, que deixam o produto imune às marcas de uso, além de reforçar a questão de durabilidade do produto. Apenas a área da identificação do logo possui um plástico brilhante, dando um acabamento especial ao produto.

O cabo do headset (assim como o cabo estendido com o controle do microfone) é revestido por um fio de nylon, que tende a ser mais resistente do que os cabos convencionais, com revestimento de plástico. É claro que o usuário é responsável pela durabilidade do produto, mas nesse caso, imagina-se que esse fone vai levar um bom tempo para começar a apresentar problemas mais sérios.

 

O produto em funcionamento

Mais uma vez, eu preciso ressaltar que a percepção de qualidade de áudio varia de pessoa para pessoa, e o julgamento acaba sendo muito subjetivo. O que é bom para mim pode não ser bom para outra pessoa. Logo, a audiência sonora de cada um deve ser considerada quando se avalia um produto desse porte. Particularmente, ouço música todos os dias, e invisto um bom dinheiro na aquisição de bons equipamentos de áudio. Mas procuro também ter uma percepção de um usuário comum, pensando não apenas no meu nível de exigência, mas na possibilidade de uso de um leque maior de usuários.

DSC03299

Dito isso, posso dizer que a minha experiência sonora com o HyperX Cloud foi bem positiva. Levando em consideração que não há maiores dificuldades para realizar a instalação do hardware nos diversos dispositivos testados (exceto no meu notebook Samsung ATIV Book 6, mas eu falo sobre isso daqui a pouco), tudo o que me restou fazer foi plugar o headset nos produtos e avaliar a capacidade de reprodução sonora do produto.

Para a maioria dos usuários, o HyperX Cloud é um produto excelente. Reproduz muito bem o áudio de diferentes dispositivos, com bom equilíbrio de graves médios e agudos. Oferece um bom isolamento do som externo (porém, o seu vizinho de viagem vai ouvir tudo o que você está ouvindo, com nitidez, caso você decida utilizar o headset no volume máximo), e mesmo que você decida colocar o volume do seu dispositivo no máximo, você não vai ficar surdo no final da audição.

DSC03263

O microfone também funcionou muito bem em todos os testes feitos, principalmente no Xbox 360. Durante os testes, fui bem compreendido pelos demais participantes das partidas online que participei, e no teste com o ultrabook Toshiba (que normalmente utilizo para viagens de eventos de tecnologia), ele conseguiu captar muito bem o som da minha voz.

Por outro lado, os mais exigentes podem se incomodar com algumas coisas.

Para começar, o argumento mais óbvio: o HyperX Cloud não é um headset USB. Tudo bem, eu entendo que o objetivo aqui é que o dispositivo seja compatível com o maior número de produtos possível. Por outro lado, isso traz consequências imediatas de desempenho.

Por exemplo, o microfone que acabamos de citar. Quando utilizado com o computador para a finalidade de gravação de áudio, esse microfone acabou captando demais os ruídos externos, algo que um headset USB não permite. Ok, você pode trabalhar com a qualidade de áudio na edição, limpando esses ruídos. Porém, não é um áudio tão limpo como se deseja. Eu compreendo que esse tipo de headset não é o mais recomendado para a captação de áudio, mas entendo que tal observação é válida para os interessados.

Além disso, em alguns momentos, a reprodução de áudio dos agudos ficou distorcida, mesmo com um volume de reprodução não tão elevado. Como disse antes, para a maioria dos usuários, isso pode ser imperceptível ou irrelevante (mais uma vez, levando em consideração a percepção de áudio de cada um), mas para alguns usuários mais exigentes, isso pode incomodar. Recomendo que aqueles que tiverem a oportunidade de testar o produto antes da compra, que o faça. É fundamental que cada um tire suas próprias conclusões antes de realizar o investimento (desse e de outros produtos).

DSC03308

Por fim, uma breve observação nos testes com o notebook Samsung ATIV Book 6 (que eu uso diariamente nas minhas atividades no blog). O modelo possui uma entrada conjugada (microfone + fone de ouvido), e apesar do HyperX Cloud contar com um adaptador que converte as duas saídas originais em uma saída única para essa situação, o notebook (gerenciado pelo sistema operacional Windows 8.1) apresentou diversos problemas no reconhecimento com o microfone.

O headset foi testado com esse notebook com e sem o controle manual do microfone, e em todos os testes, o único item que foi reconehcido foi o fone de ouvido em si. Já no ultrabook da Toshiba (com Windows 7), o mapeador da Microsoft identificou o headset por inteiro, sem maiores problemas.

Entendo que essa dificuldade na identificação do microfone está muito mais na conta das características do equipamento da Samsung do que por conta do HyperX Cloud, que se comportou bem com todos os dispositivos testados. Menos é claro no notebook da Samsung.

 

Conclusão

Kingston-HyperX-Cloud-extended

O HyperX Cloud cumpre o seu papel de ser um bom headset para games. É compatível com a maioria dos dispositivos mais populares do mercado, oferecendo um resultado geral muito bom para as situações testadas. Com preço sugerido de R$ 399, ele talvez pudesse custar um pouco mais barato por conta de suas características técnicas. Por outro lado, para quem já é adepto dos produtos HyperX, e quer manter o mesmo padrão de qualidade conjugada dos produtos da empresa, é um item altamente recomendado.

É um produto altamente recomendado para quem deseja o máximo de conforto para um uso prolongado dos headsets durante longas horas. Combina de forma satisfatória a qualidade sonora aceitável, o acabamento confortável e a qualidade de construção. A HyperX fez um bom trabalho nesse primeiro headset. Esperamos que os próximos sejam ainda melhores.

 

Mais imagens do produto

DSC03210 DSC03221 DSC03235 DSC03230 DSC03244 DSC03250 DSC03274 DSC03277 DSC03296