Mais um review da Seagate no blog TargetHD. Dessa vez, testamos uma evolução do HD externo FreeAgent Go, que já testamos aqui no blog (se não viu este review, clique aqui). Hoje, testamos o Seagate FreeAgent GoFlex, que mostra que um produto competente pode ser ainda melhor e mais rápido. Vamos aos detalhes.

A caixa do produto. Sem muitas novidades, fora o fato de ser bem compacta.

O produto vem em um blister, bem seguro e acondicionado, garantindo uma maior segurança durante o transporte do mesmo.

Na sua aparência física, ele é muito semelhante ao modelo FreeAgent Go, sem muitas alterações estéticas. Aqui, em vermelho, simples, apenas com o logo da Seagate como principal detalhe visual.

O produto tem uma espessura semelhante ao de um smartphone. Ele pode ser carregado no bolso sem maiores problemas.

Abaixo, fotos comparativas dele com o iPhone, para mostrar a sua espessura.

Tal como o modelo anterior, no seu verso, só constam as informações da unidade, com um acabamento simples.

Aqui está a principal diferença deste modelo. No lugar de encontrar um conector mini USB, você tem uma entrada específica, que o torna compatível com um adaptador USB 3.0 (que vamos ver ainda neste post). Isso faz com que ele trabalhe ainda mais rápido na transmissão de dados. Além disso, o produto é compatível com portas FireWire e eSATA, sendo uma opção de backup bem versátil, para aqueles usuários que querem utilizar outras interfaces de comunicação para transmitir os dados do computador na unidade portátil.

O produto originalmente acompanha esse conector, para que você possa utilizar a porta USB do seu computador, ou dos demais periféricos da Seagate disponíveis.

Com o produto, a documentação tradicional: o guia rápido de utilização do produto.

Em termos de desempenho, o HD portátil Seagate FreeAgent GoFlex é semelhante ao seu modelo anterior, se conectado à uma porta USB. Por ser compatível com portas FireWire e eSATA, ele vai ter uma performance mais rápida nessas duas modalidades, sendo mais indicado para quem quer utilizar dessas interfaces para transmissão de dados. Mesmo na modalidade USB 2.0, a sua performance é uma das melhores de sua categoria, com velocidade de gravação de 25,7 MB/s, e de leitura de 37,7 MB/s. Mas, com o adaptador USB 3.0, a sua velocidade pode até quadruplicar.

Recebemos um adaptador USB 3.0 para este HD portátil para testar com o modelo.


Mais um acessório que vem em um blister, bem protegido…

…e que também conta com um guia rápido de uso. Um detalhe interessante: a Seagate considera esse acessório um upgrade do FreeAgent GoFlex. Ou seja, em algum momento, a empresa pode disponibilizar esse cabo USB 3.0 junto com o produto.

Como é de se esperar, o adaptador é rigorosamente igual ao cabo que originalmente acompanha o produto, com a exceção que é preto (e por ser compatível com USB 3.0).

Os flamenguistas vão gostar dessa combinação… (desculpa, pessoal, mas a referência é inevitável…).


Comparativo entre duas portas.

Aqui, não tenho disponível um equipamento com porta USB 3.0. Logo, vou ficar devendo imagens dos comparativos de velocidade. Porém, fiz um teste em um dos equipamentos do escritório que possuem essa tecnologia, e os resultados foram muito satisfatórios. A velocidade de transmissão de dados faz com que você realmente queira trocar imediatamente a porta USB do seu equipamento, e o produto da Seagate garante uma eficiência sem igual na hora de fazer essa transmissão de dados. Os recursos de backup são os mesmos que encontramos na versão anterior, logo, quem já possui uma experiência com os produtos da Seagate não terá nenhuma dificuldade em utilizar os softwares de backup em disco e online.

Por fim, o HD externo Seagate FreeAgent GoFlex está APROVADO. As possibilidades de um melhor desempenho na hora de armazenar seus dados são grandes, com várias opções de interface de dados. Vale o investimento pela qualidade do produto, pelos recursos de backup, e pela praticidade dos itens de backup. Nas suas características, ele é uma excelente opção, indo muito além de ser um simples HD portátil. E com um preço bem competitivo, por aquilo que oferece.

Preço: R$ 399,00