Mais um produto para review no TargetHD.net. Dessa vez, recebemos da Seagate um HD portátil FreeAgent Go, de 500 GB para testes. E, como uma das principais necessidades dos usuários de tecnologia é justamente o backup de seus arquivos, vemos neste produto uma forma eficiente e elegante de você armazenar seus conteúdos de forma prática, permitindo um transporte confortável. Abaixo, apresentamos as principais características do produto.

O produto vem bem protegido em um blister de alta qualidade, com partes encaixadas. Você não precisa usar uma faca ou tesoura para retirar o produto da embalagem, e segue o objetivo do produto de ser elegante e prático.

Removendo o produto da caixa:

O produto é bem compacto. Não há muitos detalhes físicos na sua carcaça externa; apenas o logo da Seagate e um indicador luminoso, em forma de pequenos furinhos na parte superior. Ele serve para indicar que o hd está conectado em alguma porta USB.

Sua carcaça em tom azul é sóbria e discreta. Ideal para quem pretende usar o produto de forma profissional, em escritórios.

Na parte superior do produto, você tem uma porta mini USB, para conexão com o computador e com outros produtos da Seagate.

Sua parte traseira, em tom branco, apenas com o selo com as informações da unidade. O problema dessa carcaça em branco é que ela pode atrair sujeira com muita facilidade.

Sua espessura é um pouco maior do que a de um smartphone. Logo, ele é confortável o suficiente para ser transportado no bolso do paletó ou na pasta de trabalho ou mochila, sem adicionar volume em demasia.

O produto acompanha um cabo USB, para comunicação de dados com o seu computador. Abaixo, vamos ver algumas telas de recursos e programas da Seagate para esse HD portátil.

Quando conectado pela primeira vez no computador, ele vem com uma pasta chamada “HD”, onde estão os programas de instalação da Seagate para o serviço de backup de dados.

O programa possui suporte de idioma em português, o que facilita a vida de usuários mais inexperientes. Seu processo de instalação é bem simples e intuitivo, com um passo-a-passo descritivo e lustrado.

O programa de instalação sugere a instalação de um programa adicional para edição de vídeos, o Muvee Seagate. Você pode optar por não instalar o programa, caso assim deseje.

Depois de instalado, o programa apresenta essa janela de recursos e especificações. Um detalhe importante que observei durante os testes: pelo menos a unidade do FreeAgent Go que recebi aqui veio formatada no formato exFAT, e o software só consegue trabalhar com os sistemas de backup de NTFS, gerando assim um conflito inicial. Isso pode trazer uma dificuldade para os mais leigos no assunto, podendo até causar uma perda de dados equivocada. Recomendamos que, neste ponto, o usuário salve os arquivos de instalação da Seagate do disco portátil no disco rígido do seu computador/notebook, formate o HD portátil, e aí sim, comece a utilizar o disco normalmente.

O software da Seagate oferece recursos de criptografia de dados, o que pode ser muito útil para os usuários que possuem dados importantes. Seu sistema de criptografia é simples, bastando o usuário usar o “clique e arraste” de documentos para o Encryption Tool, e o programa se encarrega do resto.

Você também pode ajustar recursos da unidade através do software da Seagate, como consumo de energia, controle do LED e integridade da unidade.

Há duas opções de backups de arquivos. O simples, onde você pode adicionar tudo o que você queira que seja salvo para um bacukp programado no disco externo, em uma pasta específica, ou o backup personalizado, onde você escolhe as pastas que você quer que sejam salvas no disco, oferecendo um controle maior do conteúdo que você quer preservar.

Como é comum nesses tipos de HDs externos, você também conta com recursos de sincronização, para manter os arquivos atualizados no computador e no dispositivo de backup, atualizando apenas os arqivos que foram alterados nesse meio tempo.

Recomendamos sempre que você use os modos de backup e sincronização personalizada, para que você tenha um maior controle daquilo que é feito pelo programa. O software da Seagate faz tudo com uma competência muito boa, mas é sempre bom o usuário ter o controle daquilo que é salvo e sincronizado no disco.

Por fim, o HD portátil Seagate FreeAgent Go está APROVADO. Muitos podem alegar que ele é um pouco mais caro do que os demais, e que temos soluções no mercado mais acessíveis com a combinação HD SATA + case externo. Porém, vale lembrar que o produto da Seagate possui uma garantia estendida do fabricante, possibilidade de armazenamento de dados online de forma alternativa (mediante pagamento adicional), além do fato que ele não só serve como dispositivo de armazenamento, mas de backup com criptografia de dados, o que pode ser um grande diferencial para usuários mais exigentes. Além disso, ele é um produto perfeito para ser usado com um outro produto da Seagate, ligado á parte multimídia, que vamos mostrar aqui no blog em breve.