TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Review | HD portátil Seagate Backup Plus, com USB 3.0 e 1 TB | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Review | HD portátil Seagate Backup Plus, com USB 3.0 e 1 TB

Review | HD portátil Seagate Backup Plus, com USB 3.0 e 1 TB

Compartilhe

IMG_1410

Mais um review para o blog TargetHD.net. Dessa vez, recebemos o Seagate Backup Plus, um HD portátil pensado na mobilidade e na velocidade de transmissão de grande volume de dados. Para isso, ele conta com conexão USB 3.0 e 1 TB de armazenamento, o que devem ser mais que suficientes para as necessidades da maioria dos usuários. A seguir, relato minha experiência de uso com o produto.

Peso e design

IMG_1401

O primeiro item considerado importante para um produto desse porte é o seu peso. Nos dias de hoje, os HDs portáteis tendem a ser mais leves, uma vez que os componentes estão consideravelmente reduzidos, e porque muitos dos HDs portáteis no estilo “Frankenstein” são feitos de HDs que originalmente devem ser instalados em um notebook, mas que no final das contas, acabam em um case. No caso do Seagate Backup Plus, que originalmente foi concebido para ser portátil, temos um produto ainda mais leve, pois o seu propósito original é ser portátil.

O seu tamanho é um pouco menor do que os HDs portáteis que tenho por aqui, o que garante a sua mobilidade e portabilidade em diferentes situações. Mesmo transportando o produto dentro do bolso frontal da calça (ATENÇÃO: isso não é recomendado por ser um lugar abafado e que pode produzir sudorese do corpo), ele não cria um volume tão avantajado assim. Logo, se você pensa em transportar o produto na mochila, no bolso do paletó ou em qualquer outra opção de transporte, vá em frente. O produto é ideal para ser utilizado em qualquer lugar.

IMG_1404

O modelo que recebemos em tom vermelho é elegante e visualmente atraente. É bem simples, e lembra uma pequena caixinha geek mesmo. Acredito que os usuários que gostam de combinar os seus gadgets com suas cores preferidas, ou aqueles que não gostam da monotonia do preto ou branco deverão se sentir atraídos por uma alternativa de cor em um produto como esse.

IMG_1415

O que talvez não pode agradar alguns usuários é o seu fundo em branco. Eu mesmo não me sinto muito inclinado a comprar gadgets nessa cor, uma vez que eles podem ficar encardidos com muita facilidade. De qualquer forma, aqui eu compreendo que é uma escolha da Seagate fazer a melhor opção em termos de aparência visual do produto.

Características

IMG_1407

A primeira característica que vale a pena chamar a atenção é esse conector em SuperSpeed. É ele que faz com que o produto se caracterize como um típico gadget compatível com as portas USB 3.0. Eu me lembro que outros produtos que recebi da Seagate para testes também contavam com esse tipo de conector, mas através de um adaptador que era acoplado à unidade. Dessa vez, eles integraram tudo ao corpo do produto, reduzindo assim ainda mais suas dimensões, e tornando o uso mais prático para o consumidor (quanto menos itens você levar na mochila ou pasta de trabalho, melhor).

IMG_1420

O conector acima vai utilizar esse cabo, que na outra extremidade possui o conector USB 3.0. Além disso, é importante destacar a flexibilidade que o Seagate Backup Plus possui em relação aos tipos de equipamentos que você pode utilizar. O produto é compatível com PCs com Windows e com o Mac OS X, incluindo os novos computadores com portas Thunderbolt. Você também pode utilizar um adaptador FireWire 800 (vendido separadamente), caso queira ou necessite utilizar essa opção.

IMG_1425

Simples assim. Não requer prática, muito menos habilidades.

O produto em funcionamento

IMG_1427

Dividimos o teste do Seagate Backup Plus em duas partes. Primeiro, utilizamos o produto em uma porta USB 2.0, e depois, na porta USB 3.0 (acima), para verificar a diferença entre as velocidades de transmissão de dados e o seu desempenho em arquivos únicos de grande volume, como por exemplo arquivos de vídeo. Existe um comportamento diferente de transmissão de vários arquivos para um único arquivo com grande quantidade de dados, e o objetivo aqui é identificar como ele se comporta nessas diferentes situações.

seagate01

Quando conectado no computador, estão armazenados no disco os arquivos de instalação do software da Seagate para gerenciamento de arquivos e backup de documentos, além da pasta para armazenamento de arquivos online e vídeos com pequenos tutoriais de uso. Você até pode utilizar o produto sem instalar nenhum tipo de programa em seu computador, mas recomendamos que você instale os softwares presentes na unidade. O motivo: ampliar a experiência de uso de forma significativa.

seagate_backupplus_1

Tudo bem, os geeks mais experientes podem acreditar que tais programas são apenas parafernalhas. Mas como o objetivo é alcançar também aqueles que não são usuários habituais desse tipo de produto, e quer fazer um backup de uma forma mais segura, basta instalar esses programas apenas uma vez, fazer as configurações, e pronto: o backup pode ser feito automaticamente, sem maiores dificuldades.

seagate_backupplus_3

Não só isso. O Seagate Backup Plus tem opções para backup dos seus preciosos arquivos do Facebook, de forma remota. Você conecta HD portátil no computador com o software de gerenciamento instalado, e de forma automática, o programa entra em contato com a sua conta na rede social, e faz o download daquele conteúdo que você atualizou em outras plataformas, principalmente as fotos que você publicou nas últimas horas. Nesse caso, a velocidade desse backup vai depender da velocidade da sua conexão de internet.

IMG_1431

Voltando aos backups de arquivos armazenados dentro do computador. Ao utilizar o HD em portas USB 2.0, a sua velocidade média de transmissão de dados foi de 25 MB/s, tanto para cópia quanto para movimentação de arquivos. A taxa no caso da cópia de múltiplos arquivos foi um pouco maior (31 MB/s). Ou seja, o Seagate Backup Plus tende a se comportar como um HD portátil convencional quando operado nas portas USB 2.0. Esperava aqui obter algum tipo de vantagem por causa da tecnologia de alta velocidade naturalmente adotada no produto, mas não foi o que aconteceu.

A vantagem mesmo foi demonstrada quando utilizei o produto em uma porta USB 3.0. Aqui, obtive taxas de transferência de arquivos com uma velocidade final de até 110 MB/s (a média ficou em 92 MB/s). Vale lembrar que os resultados podem variar de acordo com o pacote de dados que você vai manipular na hora da cópia ou backup de arquivos, e que se comparados com outros modelos da própria Seagate, ele fica na média, como um modelo intermediário. Mas se levarmos em conta o grande escopo de usuários que poderão transferir os seus arquivos para o HD portátil (ou para o computador) em um tempo pelo menos três vezes menor, esse pode ser um investimento que vale a pena ser considerado.

Conclusão

O Seagate Backup Plus está APROVADO. É um item visualmente atraente, com um tamanho compacto o suficiente para confirmar o seu conceito de mobilidade, e com recursos que devem tornar a vida dos menos íntimos com o mundo da tecnologia. Para os mais geeks, é sempre bom ter uma opção com tais características, e principalmente: que pode tornar o seu trabalho mais prático pela velocidade oferecida para a transmissão de dados. Para quem trabalha todos os dias com grandes volumes de dados, ou para quem quer levar os seus filmes em formato digital para qualquer lugar, essa é uma opção a ser considerada.


Compartilhe