promo-goflex-satellite-targethd

Mais um review de um produto bem interessante para o blog TargetHD.net. A Seagate enviou para testes uma unidade do HD externo Seagate GoFlex Satellite, que possui um belo diferencial: um transmissor sem fio, para que você fossa fazer o streaming de conteúdos multimídia para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Testei o produto, e abaixo, passo minhas impressões. E já adianto que foram excelentes.

Para começar, o produto é bem compacto, e com um design sóbrio e elegante. Afinal de contas, ainda estamos falando de um HD externo, que pode muito bem ser utilizado no ambiente profissional. Além disso, ele segue a tendência de design de produtos da própria Seagate, ou seja, o resultado é um produto atraente. Uma peça simples, para você levar dentro da mochila, mala ou bolsa. Ou para deixar em cima da bancada de trabalho, sem chamar muita atenção.

Apenas a título de comparação: Seagate GoFlex Satellite e iPhone 4, lado a lado.

Por contar com uma bateria interna, o produto tem um conector de rede elétrica, que permite a recara da bateria e o seu uso longe de um computador. E acredite, esse item é mais importante do que você imagina. Mesmo porque a tendência é que você use o produto por mutas horas.

O seu conector é o padrão da Seagate, o que faz com que o produto seja compatível com outros produtos da marca, confirmando assim o que o seu nome indica: flexibilidade.

Visão geral da parte inferior do HD da Seagate. A empresa teve o cuidado de colocar bases emborrachadas, para aqueles que vão utilizar o dispositivo em uma mesa ou bancada, ou até mesmo como aquele item que fica no criado mudo, ao lado da cama. Afinal de contas, quem não gosta de ver um filme ou série antes de dormir?

O HD vem com uma boa quantidade de acessórios. A saber:

Adaptador para conexão com portas USB. No caso do GoFlex Satellite, uma porta USB 3.0, para alta velocidade na transferência de dados.

O cabo USB propriamente dito.

O adaptador para rede elétrica, que pode ser utilizado com o cabo USB do produto.

O cabo adaptador para o conector de energia…

…a tampa protetora do conector padrão…

…e até um adaptador veicular, para usar o produto no carro durante as suas viagens no fim de semana.

Hora de ligar o aparelho.

Botão de liga/desliga do aparelho. Ao ligar o aparelho, você não só deixa o HD ativo, mas também aciona o recurso de compartilhamento via Wi-Fi. Explicaremos como tudo funciona com mais detalhes daqui a pouco.

Os LEDs indicadores de atividades do dispositivo.

O produto é de simples instalação nos PCs. O seu instalador já está dentro do próprio HD, mas o mesmo só será necessário no caso de você desejar visualizar os seus conteúdos no próprio computador. Se você planeja fazer o consumo de música e vídeos em dispositivos como smartphones e tablets, basta você copiar os arquivos para as pastas correspondentes, que o software de gerenciamento (que você precisa instalar em seu dispositivo móvel) faz todo o resto.

E sim. Você precisa instalar em seu smartphone ou tablet iOS ou Android um programa proprietário da Seagate, para que o seu gadget identifique que o seu dispositivo está conectado ao HD externo. Nos testes, utilizei o iPad para conectar o produto.

Ao ligar o HD da Seagate, o seu dispositivo vai detectar uma nova rede ativa, identificando o GoFlex Satellite como se fosse um ponto de acesso sem fio (e, de fato, é). A partir daí, basta você se conectar ao dispositivo (colocando a senha, caso seja solicitado), e abrir o aplicativo de gerenciamento de arquivos.

A interface do aplicativo GoFlex Media é simples, intuitiva e prática. O programa separa os tipos de mídia em categorias, facilitando assim a navegação do usuário, permitindo que o conteúdo seja encontrado rapidamente.

Como estamos lidando com uma conexão sem fio, a carga dos aplicativos no seu dispositivo possuem velocidades variadas. Por exemplo, para arquivos com maior volume (vídeos de grande volume ou em alta definição), há uma certa demora para que a carga dos mesmos seja concluída ao dispositivo. Porém, deve se levar em consideração também a distância que você está do HD externo, e do número de dispositivos conectados. O produto suporta o streaming de três filmes diferentes, para até três gadgets diferentes. Mais um ponto a favor da flexibilidade prometida pelo GoFlex Satellite.

A reprodução de músicas é feita quase que de forma instantânea, por causa do tamanho reduzido dos arquivos. Muito prático para aqueles que não podem levar a sua biblioteca musical inteira no seu smartphone ou tablet.

A reprodução de vídeos é igualmente eficiente, com um resultado final de reprodução de imagens muito bom. Abaixo, algumas impressões de tela dos vídeos reproduzidos no iPad.

Por fim, o HD wireless Seagate GoFlex Satellite está APROVADO. O produto é indispensável para aqueles que viajam muito, e desejam ter um pouco de distração e entretenimento. Perfeito para os cinéfilos que não podem armazenar toda a sua biblioteca de filmes e séries no tablet ou smartphone, e muito bem vindo para quem quer armazenar toda a sua biblioteca musical em uma unidade de armazenamento portátil.

Preço: R$ 799,00