plantronics-13q2-bbgo2-eartips-lg

Eu sou uma pessoa que gosta muito de ouvir música, o tempo todo. E parece que o pessoal da Plantronics viu isso. Tanto, que enviou para testes os fones de ouvido BackBeat GO 2, um produto que tem como credenciais ser a Escolha dos Editores da PCMag.com, além da promessa de oferecer a tão sonhada liberdade para aqueles que sempre se viram limitados por conta dos cabos.

Mas não só a liberdade de movimento e melhor usabilidade. Esses fones da Plantronics prometem um bom desempenho tanto para as atividades de comunicação como para as atividades de consumo de conteúdo musical. Além disso, a ideia é também verificar o nível de interação que o produto conta com o sistema operacional Android (o produto também é compatível com dispositivos com o sistema iOS), sem a necessidade de instalar softwares adicionais.

Nesse review, conto como foi a experiência de uso com o produto, os pontos positivos e negativos e suas principais características. Vamos tentar descobrir se vale o investimento, e se ele pode atender as suas necessidades.

2015-05-17 16.43.06

A embalagem do produto é um capítulo à parte. Muito bem feita, com todos os itens muito bem dispostos. Os fones chegam muito bem acondicionados, assim como os seus acessórios e itens complementares. É um produto que oferece um tratamento ‘premium’ nesse aspecto, e não vai ser por causa disso que os fones podem apresentar defeito quando o produto chegar até você.

2015-05-17 16.43.33

Os fones sem fio da Plantronics chegam acompanhados de um adaptador para rede elétrica, onde você pode recarregar a bateria interna do produto (você também pode recarregá-lo pela porta USB do seu computador), além dos adaptadores de silicone para os próprios fones, em três tamanhos que se adaptam ao seu canal auditivo. Algo que já virou padrão nesse tipo de acessório.

O produto também vem com alguns manuais e certificados. A boa notícia é que está disponível o manual impresso em português do Brasil, e o guia rápido de utilização dá o passo a passo sobre como configurar o dispositivo para a primeira utilização, além das principais funções do acessório, para que o usuário não fique perdido na hora de manusear o produto.

2015-05-17 16.44.58

Após receber o produto, foi necessária uma primeira recarga completa de sua bateria. Isso acontece talvez por conta das próprias características do produto, que possui uma bateria com autonomia de apenas 5 horas de conversação, ou 4h30 ouvindo músicas. Mas falo mais sobre isso mais adiante.

Depois da primeira recarga, é hora de emparelhar o produto com o dispositivo em questão (nesse caso, um smartphone Motorola Moto Maxx). O emparelhamento aconteceu sem maiores problemas (apesar de alguns usuários reclamarem que é difícil fazer o Moto Maxx emparelhar com outros dispositivos Bluetooth, mas tudo é uma questão de jeito no posicionamento dos dois produtos). Uma vez sincronizado e autorizada a comunicação entre os dois gadgets, chegou a hora de utilizar o produto.

plantronics_backbeatgo2_detalhe-021

A boa notícia desses fones da Plantronics é que ele dispensa o uso de um aplicativo específico para o gerenciamento das principais funções de reprodução de áudio no dispositivo, ou para a comunicação por voz. Pelo menos no smartphone Android, a integração foi completa, onde o acessório consegue assumir o controle de volume do dispositivo, da reprodução e funções telefônicas.

Com isso, você não precisa instalar aplicativos complementares para que o produto funcione de forma adequada com o smartphone ou tablet, liberando espaço e recursos de sistema para aquilo que realmente interessa.

2015-05-17 16.46.30

Alguns comandos de reprodução dos fones da Plantronics são diferentes daqueles normalmente utilizados pelos fones com fio (gerenciados pelos próprios sistemas iOS e Android). Por exemplo, para avançar para a próxima música, é preciso deixar pressionado o botão de volume para cima (+) por alguns segundos. Para voltar uma faixa, ou retornar para a música anterior, pressione por alguns segundos o botão de volume para baixo (-).

Talvez esses comandos podem não ser tão intuitivos do que pressionar duas vezes o botão central para avançar (e três vezes para retornar de faixa) – e, de fato, não é, na minha opinião, por representar uma maior perda de tempo no acionamento -, mas reconheço que são comandos mais diretos para a maioria dos usuários. Além disso, o botão central fica destinado aos comandos de liga/desliga do próprio produto, além de atender/desligar as chamadas recebidas.

Uma das boas sacadas desses fones da Plantronics é que suas indicações de status (volume, nível de bateria, se está conectado a algum dispositivo, etc) são feitos por mensagens de voz. Nada de bips ou toques eletrônicos. São frases pré-gravadas, que ajudam e muito o usuário em determinados momentos. Tudo em inglês, mas que não exigem maiores conhecimentos do idioma para uma boa compreensão do que está acontecendo com o dispositivo.

O produto também conta com um LED que indica o status de sua bateria. Algo que se torna mais útil enquanto o mesmo não é utilizado, ou enquanto ele está em modo de recarga.

2015-05-17 16.46.21

O conector microUSB para recarga de bateria está localizado no fone direito do dispositivo, assim como o seu receptor Bluetooth. Esteticamente, os dois lados são idênticos, mas apenas um deles permite a remoção do acabamento lateral (justamente por esse motivo). O cabo do fone do lado direito também recebe os controles de reprodução e botões de volume.

Outro detalhe estético que chama a atenção estão nessas argolas de silicone transparente, que não só servem para fazer a regulagem do cabo (que vai atrás do pescoço) dos fones, mas também auxilia na remoção dos adaptadores de silicone. Ajuda e muito na hora da troca, e principalmente na fixação dos fones.

De um modo geral, o funcionamento dos fones da Plantronics é algo bem tranquilo, e a experiência de uso é muito satisfatória. Tudo interage muito bem com os controles nativos do dispositivo, e o usuário recebe aquilo que ele espera de um produto dessa categoria: a liberdade de uso. As caminhadas diárias ficaram mais naturais e confortáveis, uma vez que os cabos não interferem. Você não sente o uso dos fones (principalmente se você escolher um adaptador de silicone que se acomoda perfeitamente ao canal do seu ouvido).

2015-05-17 16.47.18

A liberdade no uso também se faz efetiva pelo fato desses fones registrarem um alcance de até dez metros no funcionamento. Ou seja, você pode deixar o smartphone em um ponto da casa, e continuar com os fones, ouvindo suas músicas. Isso é excelente para determinados momentos onde não queremos levar o dispositivo conosco, em momentos pontuais do dia a dia.

O nível de volume da reprodução vai depender do tipo de dispositivo que você está utilizando. O Motorola Moto Maxx não é um dos mais pródigos dispositivos na hora de reproduzir o áudio nos fones de ouvido, e por conta disso, o resultado final pode deixar a desejar para os usuários mais exigentes. Por outro lado, o isolamento de ruído externo já ajuda e muito na hora de ouvir sua música nos deslocamentos diários.

2015-05-17 16.45.59

Sobre a bateria, ela cumpre o que promete, mas isso poderia ser um pouco melhor. Compreendo que, por conta das dimensões reduzidas do produto, não é possível que o mesmo receba uma bateria com maior capacidade. Porém, apenas cinco horas de funcionamento é pouco para alguns usuários que passam mais tempo se deslocando de um lado para outro. A boa notícia é que qualquer porta USB (ou carregador microUSB) é mais que suficiente para recarregar a bateria do produto rapidamente.

 

Conclusão

2015-05-17 16.45.22

O fone sem fio Plantronics BackBeat GO 2 é uma excelente opção para o geek moderno, que não quer a intervenção dos fios na hora de ouvir músicas e podcasts nas mais diferentes atividades. É um produto de alta qualidade, com tratamento premium na sua apresentação, e que cumpre o que promete, oferecendo um áudio de alta qualidade e com a praticidade prometida em um produto desse porte.

É uma proposta muito interessante nas suas funcionalidades, sem falar na sua elevada integração com o sistema operacional, e de forma nativa, sem a intervenção de softwares adicionais. É o tipo de produto descomplicado na sua configuração e no uso diário, o que é algo fundamental para o sucesso de qualquer produto junto ao público.

A Plantronics mandou muito bem no BackBeat GO 2. Um acessório altamente recomendado.