Mais um review de gadgets no blog TargetHD. Recebemos da Edifier uma unidade de um dos seus headphones, o Edifier Coolware Music 320. Testei o produto por algumas semanas, e nesse post, passo para vocês minhas impressões sobre o produto, e suas principais características.

O primeiro contato visual com o produto é positivo. O modelo enviado conta com um ar moderno e descolado, o que é importante para um acessório que tem como principal objetivo chamar a atenção dos fãs da boa música. O produto vem em uma embalagem muito bem construída, que garante que o produto vai chegar até a sua casa em perfeitas condições de uso. Mas, vamos aos detalhes físicos desses fones.

Em linhas gerais, o Coolware Music 320 da Edifier é um produto leve e confortável. Boa parte do seu corpo é construído em plástico, com alguns detalhes em metal (principalmente no aro de apoio do headphone), ajudando assim a reduzir o seu peso final. Por contar com partes com revestimento acolchoado, ele se torna mais confortável para um uso mais prolongado, e os seus falantes não se apresentam em tamanho exagerado. Isso é muito bom para os usuários que pretendem utilizar esses fones por várias horas durante o trabalho, ou para quem está em trânsito, nas jornadas diárias.

Detalhe do aro de apoio do headphone, com o revestimento protetor.

Seu aro é em metal flexível, oferecendo uma maior resistência em um uso diário. Se fosse de plástico, as chances de de quebrar seriam maiores.

Seu alto-falante, que também possui um revestimento acolchoado. O falante em si não fica exposto, pois embaixo desse revestimento, ele é protegido pela própria estrutura dos fones, com o plástico dos fones protegendo os componentes dos alto-falantes. Com isso, os fones ficam mais protegidos dos efeitos do suor e de uma eventual chuva.

Outro detalhe interessante de design desses fones da Edifier está nesse sistema de “giro” dos falantes. Para um transporte mais cômodo, eles podem ser deslocados, de modo que fiquem paralelos à própria estrutura dos fones. E, na prática, ele consegue mesmo ocupar um espaço menor na mochila. Por outro lado, essas peças são feitas de plástico, e trazem uma sensação de fragilidade, ou que essa peça pode se quebrar a qualquer momento. Recomendo um certo cuidado ao utilizar os fones, justamente por causa dessa característica.

O Edifier Coolware Music 320 é um fone do tipo P2, o que é uma pena, pois adoraria utilizá-lo com meus smartphones com a funcionalidade de receber chamadas por ele. Falta mesmo um microfone integrado para que ele fosse mais completo. De qualquer forma, ele funcionou bem com os dispositivos testados, com uma ressalva: para usá-lo com o iPhone, você não pode usar o bumper protetor das laterais (aquele que evita o problema do “Antennagate”), pois esse plug não possui uma lateral mais estreita como os outros fones para permitir esse encaixe com o bumper.

Se você deseja utilizar esses fones em aparelhos de som, mini systems ou outros dispositivos sonoros, no próprio kit de compra você recebe o adaptador P10 correspondente, o que é uma mão na roda, evitando assim a compra de mais um acessório. Se bem que, para quem vai utilizar esses fones para tais objetivos, já deve contar com um adaptador desses em casa, no escritório ou no estúdio.

Nos testes práticos, para testar a sua qualidade sonora, os fones da Edifier tiveram um resultado muito bom. Com uma impedância de 32 Ohms, frequência de 20hz-20.000Hz e 97 dB de SPL, a qualidade sonora é boa o suficiente, com ênfase nos graves. Ou seja, quem vai usar esses fones para ouvir músicas onde as batidas se sobressaem, terá vantagens na sua audição. Outro fator que contribui para o conforto do uso desses fones é comprimento do cabo conector, que é de generosos 1.90 metro. Em resumo, os fones estão aprovados para se ouvir boas horas de música, com conforto e qualidade sonora, dentro de sua proposta.

Porém…. esse produto tem um problema grave.

E ele está na sua parte acolchoada dos falantes. Como você pode ver na foto, essa parte dos fones é apenas encaixada (provavelmente de forma manual), sem nenhum tipo de vedação para sustentação, ou uma borracha para garantir que esse acolchoado não escape de forma repentina. E, com poucas utilizações, o acolchoado escapou do fone, com uma simples remoção dos fones da cabeça.

Isso acaba tirando um pouco dos méritos do produto, pois esse detalhe de acabamento pode ser um diferencial importante para o consumidor na hora da compra. Recomendo à Edifier que pense nisso em lançamentos futuros, pois é inaceitável que o usuário fique com um pedaço de couro na mão depois de utilizar o fone por alguns minutos.

Apenas para sua curiosidade: como é a parte interna dos fones, sem o revestimento protetor. Aqui, faltou mesmo um melhor acabamento que garantisse que o acolchoado ficasse bem preso ao corpo dos fones.

Por fim, os fones de ouvido Edifier Coolware Music 320, apesar de entregar ao usuário uma boa qualidade sonora, deixam a desejar em alguns detalhes de acabamento. Recomendo que, se você se interessou pelo produto, que considere esses pontos que apresentei nesse review antes de comprar o produto e, se possível, teste o modelo você mesmo antes de comprá-lo. Para quem não é muito exigente e precisa de novos fones de ouvido que sejam confortáveis e práticos no seu transporte, ele pode ser uma opção interessante, por ser mais barato do que os modelos mais badalados. Por outro lado, para os usuários mais exigentes, talvez um modelo com credenciais mais elevadas pode resultar em uma melhor relação custo-benefício.