MDR-XB920_red Eu adoro música. E invisto uma boa grana em produtos com boa qualidade sonora. Acredito que muita gente também tem esse comportamento, e não falo só dos músicos. Falo dos entusiastas da boa música, e principalmente, da boa qualidade sonora da música em reprodução. Por conta de tudo isso, temos o review do fone de ouvido Sony MDR-XB920, que foi enviado pela assessoria de imprensa da Sony Brasil para testes.

O produto chega ao mercado com a credencial de ser “o fone de ouvido oficial da Copa do Mundo FIFA 2014”. Logo, é um produto que passa (na teoria) a promessa de oferecer uma alta qualidade nas suas características físicas e técnicas. Mas… será que isso se converte na prática? Ter a chancela da FIFA para ser um produto oficial de um dos maiores eventos esportivos do mundo basta para que o produto entregue a qualidade prometida?

É o que vamos tentar descobrir no review a seguir.

Características Físicas

DSC07385

O Sony MDR-XB920 é um fone que chega ao usuário dando a clara impressão que estamos diante de um produto top de linha, por vários motivos. Para começar, a sua embalagem é de excelente qualidade, acondicionando o produto de forma que nada fique dançando dentro da caixa. Sem falar que você até pode utilizar a embalagem como item para transporte do produto em si, uma vez que o mesmo fica perfeitamente acondicionado.

DSC07389 O produto tem um visual moderno e agressivo. Alguns podem achar que é grande demais e pouco discreto, e eu concordo com isso. Porém, nunca vamos poder dizer que o usuário de um fone com esses não possui estilo. Os tons propostos pela Sony para colorir o produto (branco, prata e vermelho) combinam, e podem combinar com a maioria dos estilos diferentes do público em potencial que pode adquirir um produto como esse. DSC07499 DSC07506 Outro detalhe que chama a atenção é o cuidado que a Sony teve em oferecer um produto extremamente confortável. Não só os alto-falantes contam com acolchoados macios, mas também a parte interna da haste superior dos fones. Com isso, a cabeça do usuário fica o tempo todo em contato com uma área revestida com o acolchoado proposto pelo design do fabricante, o que favorece em um uso mais prolongado do produto. DSC07431 O fone possui uma combinação muito interessante de materiais. Nas peças de conexão da haste superior com os alto-falantes, encontramos um revestimento metálico, que passa uma maior sensação de solidez e segurança. Em outras partes, é detectado um plástico rígido. Talvez o ideal seria a utilização de um material metálico na área onde os falantes ficam apoiados, porém, o produto perderia em flexibilidade. Que, nesse caso em particular, tem uma função que o diferencia da maioria dos modelos que encontramos no mercado. DSC07484 DSC07487 DSC07490 O Sony MDR-XB920 é um fone de ouvido dobrável. Você pode dobrar os dois pontos de encaixe dos alto-falantes com a base da haste superior, de modo que os alto-falantes se posicionem na parte de dentro dos fones. Com isso, o produto se torna mais compacto e prático para o transporte, seja na embalagem que o acompanha, na mochila ou na bolsa de viagem. DSC07492 Outro interessante diferencial do modelo da Sony é que ele conta com cabos destacáveis. Ele tem um conector com trava giratória, que você pode trocar para utilizar em dispositivos com diferentes tipos de conectores. Por exemplo, se você quiser utilizar os fones com o smartphone, com um microfone integrado ao cabo (incluso no kit enviado para testes), você simplesmente gira o conector, remove um dos cabos, conecta o outro, e pronto. DSC07502 Estamos diante de um produto leve e confortável para os seus propósitos. Para quem vive em trânsito, ou seja, vai usar os fones o tempo todo, ele não vai pesar na cabeça. Para os usuários domésticos, ou que adoram ouvir músicas enquanto trabalham no escritório, não terá problemas em ouvir músicas com o acessório. E melhor: não será incomodado por ninguém (a não ser que insistam em falar com você, mesmo utilizando esses fones enormes na cabeça).

Acessórios

O produto vem com poucos itens adicionais. Na verdade, aqueles que são considerados indispensáveis para o seu funcionamento. Temos aqui os dois cabos para utilização com os equipamentos disponíveis, com pinos P2 (para computadores e MP3 players em geral) e P3 (com microfone integrado, para smartphones). Como já foi dito no segmento anterior, esses cabos se encaixam no conector destacado do próprio fone de ouvido, e usa uma trava de segurança para se fixar ao produto. DSC07494 No lugar de cabos tradicionais, temos uma espécie de fita, que em teoria deixa o cabo mais resistente como um todo, evitando pontos de dobras. Aliás, eles vieram enrolados em formato circular, algo que em outros fones em formato de cabo era considerado algo não muito recomendável. Pelo menos nos testes, esses cabos aparentam não se romper com tanta facilidade. Mas tudo vai depender do seu ritmo diário de uso, e de como o usuário vai cuidar desse equipamento. DSC07403 Talvez a grande ausência no cabo padrão P3 seja nos botões de controle de volume. Só temos o botão para recebimento de chamadas, o que obriga o usuário a colocar a mão no bolso para ajustar o volume do player de música, algo que não é muito prático ao utilizar o produto durante as jornadas diárias. smartkey-android Para os smartphones com o sistema operacional Android, o problema da limitação de comandos no cabo padrão P3 pode ser minimizado com o aplicativo SmartKey, desenvolvido pela Sony e disponível gratuitamente na Google Play Store. Esse app faz o controle da função do botão de controle de chamadas para diferentes funções do seu smartphone, como por exemplo a reprodução de faixas, atendimento de chamadas e smartphone em modo ocioso. Aliás, o fone é desenvolvido e compatível com smarthphones com o sistema da Google. Mas… e para os usuários de dispositivos iOS? DSC07497

Qualidade de Áudio (desempenho)

Mais uma vez, estamos diante de um critério de avaliação muito subjetivo, cuja percepção de qualidade varia de pessoa para pessoa. Entendo que uma boa qualidade de áudio em um produto como esse seja o resultado de um equilíbrio entre graves, médios e agudos, que seja potente, e que deixe os ruídos externos devidamente isolados, mas sem ser demasiadamente agressivo aos ouvidos do usuário (e sem incomodar as outras pessoas ao seu redor). DSC07482 Levando esses e outros aspectos em consideração (inclusive a qualidade da música em execução), o Sony MDR-XB920 cumpre bem com a sua missão de entregar uma boa qualidade de áudio ao usuário. Nos testes realizados, percebi que o produto pende mais para os graves (baixos, bateria e batidas acentuadas), cumprindo aquilo que é prometido em sua propaganda, mas não anula por completo os agudos (instrumentos de cordas, instrumentos de metais, etc), não anulando esses sons por completo, e oferecendo um certo equilíbrio no conjunto geral de áudio.

Além disso, no volume máximo, os fones conseguem isolar os ruídos externos com competência, apesar de dar a impressão para as pessoas ao seu redor que você está com o alto-falante externo do smartphone acionado. Mas tal efeito se anula quando você usa o produto em uma avenida de grande movimento, ou dentro do metrô. DSC07507 Usar o produto por horas não foi problema algum. Como já foi dito no review, ele se faz confortável para um uso prolongado por causa das soluções de revestimento e design adotadas pela Sony para fazer com que a cabeça do usuário não tivesse contato com as partes não acolchoadas do produto. No meu caso, que sou careca, isso funcionou muito bem, com o produto ficando bem encaixado em minha cabeça. Cheguei a trabalhar um dia inteiro com o fone (dois turnos de quatro horas de música de forma ininterrupta), e não senti nenhum incômodo. DSC07501

Conclusão

O fone de ouvido Sony MDR-XB920 está APROVADO. No conjunto geral, é um produto top de linha, que deve agradar a maioria dos usuários que gostam de música, e não dispensam um acessório de elevada qualidade. Como um preço sugerido de R$ 599, ele é destinado para quem realmente não se preocupa no quanto pretende gastar em ter uma qualidade sonora superior, com um produto com alta qualidade de construção, e características diferenciadas. Também tem tudo para agradar aos mais exigentes, pela qualidade de sua construção e, principalmente, pela qualidade final do áudio oferecido.

Review em Vídeo