fone-de-ouvido-puma

Eu adoro música. Passo boa parte do dia ou ouvindo rádios pela internet (quando estou trabalhando no escritório), ou ouvindo música (durante as caminhadas e meus deslocamentos). Não só isso: de tempos em tempos eu faço música, mas isso é outra história. Logo, é natural que eu seja um pouco mais exigente na hora de comprar dispositivos e acessórios para o consumo de música.

Eu ainda uso um iPod Touch como reprodutor musical regular – e mesmo contando com um Motorola Moto Maxx, que possui uma bateria monstro -, pois entendo que o dispositivo dedicado para tal função oferece melhores resultados que um smartphone com um aplicativo de MP3 player. Por conta disso, depois do meu fone do LG G2 morrer, decidi adquirir esse fone de ouvido da Puma, o El Diego PUF009 (nome peculiar, não?), na esperança de obter um produto de alta qualidade para seguir ouvindo as playlists de minha vida.

Estou usando o acessório há dez dias (pelo menos), e entendo que esse é um tempo suficiente para passar as impressões do produto. É claro que o quesito “qualidade de áudio” é algo bem subjetivo, e cada usuário terá a sua percepção sobre essa questão. Porém, é possível entrar em um consenso sobre a qualidade geral do produto, e como ele pode cumprir com sua missão de oferecer uma boa reprodução de áudio para os mais diferentes momentos de consumo de conteúdo musical.

2015-02-28 09.15.49

O produto veio em uma embalagem bem bacana, onde a marca é facilmente identificável. É o tipo de embalagem que não se joga fora, para casos de eventualidade, indo na contra-mão de um blister de plástico, que é totalmente descartável depois de desembalar o produto.

No verso da embalagem, tem uma lista de perguntas e respostas, que oferecem algumas dicas de uso para os usuários de primeira viagem. Vale a pena dar uma olhada, pois não só aumentam as chances de você extrair o máximo do produto, como também pode evitar problemas de utilização no futuro.

2015-02-28 09.16.30

A embalagem também conta com um sistema de fecho magnético, o que é mais uma ideia bem sacada. Abaixo, um dos motivos que me fez escolher esse produto: a certificação para os dispositivos da Apple (iPod, iPhone, iPad).
2015-02-28 09.16.55

A própria tampa protetora da embalagem mostra os principais comandos dos botões laterais (nada complexo: play/pause e controles de volume) e os principais recursos e tecnologias adotadas pela Puma para o acessório. Pena que na unidade que chegou até aqui estava tudo em francês. Mas nada que um bom Google Translator não ajude a ter uma ideia geral do que estamos comprando.

No kit de compra você recebe um case, que é sempre muito bem vindo na hora de transportar os fones em determinadas situações. Como era de se esperar, os fones chegam muito bem acondicionados, assim como os protetores sobressalentes (ou intra-auriculares), disponíveis para diferentes tamanhos de canal auditivo.

2015-02-28 09.19.50

A qualidade geral do Puma El Diego PUF009 é muito boa. Em linhas gerais, os mais exigentes ficarão satisfeitos com os materiais empregados e com a qualidade geral do produto, que se aproxima muito das marcas mais consagradas. Seu design também é muito bom, com um ar urbano/esportivo que agrada e muito. Visualmente, é um fone que é discreto, mas ao mesmo tempo vistoso, e considero esse um ponto positivo.

O controle de volume possui um relevo que facilita um pouco a identificação de qual tecla está sendo acionada, apesar de oferecer uma certa resistência no seu acionamento, o que não é algo muito comum em produtos de outras marcas. Em algumas oportunidades, foi mais difícil fazer o avanço/retrocesso em faixas do que em outros modelos. Isso pode incomodar aos usuários que procuram um funcionamento mais intuitivo do acessório.

 

O produto em funcionamento

O fone de ouvido Puma El Diego PUF009 entrega um áudio de boa qualidade. O isolamento de ruído externo funciona com competência, e o resultado final promete agradar aos fãs de música. A maioria dos usuários certamente ficarão satisfeitos com a qualidade final do áudio do produto, e entre os fãs de música mais exigentes, as opiniões podem variar. Mas com certeza é um produto que está acima da média da maioria dos produtos fabricados no Brasil.

Porém, é preciso fazer algumas observações.

A ótima qualidade de construção do produto não foi aplicada aos detalhes de acabamento – ao que parece -, já que com poucos dias de uso, um dos logotipos da Puma (detalhe de acabamento da lateral, em prata) simplesmente caiu da lateral do fone de ouvido. Esse seria um detalhe passável se estivéssemos falando de um produto com um preço muito econômico ou de um produto de procedência duvidosa. Agora, como estamos falando de um fone de ouvido que custa mais de R$ 200, eu considero esse um ponto negativo.

Outro problema detectado durante o período de uso está nos adaptadores intra-auriculares que acompanham o produto. O item com o tamanho menor não é tão menor assim, e se o usuário utilizar os modelos com auriculares maiores, as chances dos fones não pararem no seu ouvido são enormes. É claro que os resultados podem variar de pessoa para pessoa (nunca se sabe quando alguém tem um canal auditivo com uma cavidade maior que a outra), mas entendo que a maioria pode ter esse problema.

A solução aqui foi utilizar outros dois adaptadores intra-auriculares AINDA MENORES (sim, tenho alguns deles de reserva por conta dos dispositivos que já comprei no passado) para que o encaixe fosse um pouco mais confortável.

 

Conclusão

O fone de ouvido Puma El Diego PUF009 é recomendado para os usuários mais exigentes, que querem um produto de alta qualidade sonora e boa qualidade de construção geral (desde que estejam cientes dos eventuais problemas apresentados nesse review). De um modo geral, o produto possui mais pontos positivos do que negativos, e pode ser uma excelente escolha para os usuários que não conseguem viver sem uma boa música em casa ou no escritório.

Talvez o valor acima de R$ 200 torne o produto um tanto quanto proibitivo para a maioria dos usuários. Existem ótimas opções de fones de ouvido com preços menores. Porém, não podemos culpar aqueles que desejam realizar um investimento mais a sério, ou para aqueles que querem complementar a sua experiência musical com um produto que se propõe a ser um top de linha.

Lembrando mais uma vez que a avaliação da qualidade sonora do produto pode variar de pessoa para pessoa. Para mim, esses fones de ouvido da Puma agradaram e muito na entrega do som. Recomendo pelo menos que leve em consideração na sua próxima compra.

19361979