DSC01462

Eu comecei o TargetHD.net em 2008. Naquela época, eu não tinha nem experiência, nem tantos recursos financeiros para manter as atividades do blog. E ao longo desses anos, já utilizei todos os tipos de câmeras para gravar reviews: câmeras de celulares, de smartphones e as compactas, no formato “point and shoot”, das mais diferentes marcas. E sempre tive a certeza que eu não estava fazendo isso da melhor forma. Pois bem, isso começa a mudar um pouco com a JVC Everio GZ-E10.

Aproveitei uma promoção de um e-commerce nacional, eu adquiri essa filmadora com um preço que era 60% menor do que o seu valor sugerido antes da promoção. Era a hora certa de iniciar uma nova fase na produção de conteúdo do TargetHD, com uma solução dedicada ao vídeo, que me oferecesse resultados melhores e novas possibilidades. Eu já estava planejando a aquisição de uma filmadora dedicada, e entendo que essa foi a melhor oportunidade para realizar esse investimento.

Nesse review, compartilho com vocês a minha experiência com esse produto.

 

Principais características

DSC01425

A JVC Everio GZ-E10 chama a atenção no primeiro contato pelo seu tamanho. É uma filmadora bem compacta e bem ajustada ao uso com uma mão. O encaixe do produto com a mão é perfeito, inclusive com o posicionamento dos dedos polegar e indicador devidamente ajustados para os botões de REC/PAUSE e ajustes de zoom. Bom, pode ser o mínimo que se pede de um produto dessa categoria,  mas já tive contato com produtos que pecam nesse aspecto, tornando a vida do usuário mais complicada.

DSC01456

Outro motivo para o investimento são as suas características técnicas mais destacadas. A começar pelo zoom ótico de 40x, algo que já está fazendo toda a diferença em alguns vídeos que estou produzindo, principalmente nos reviews. Como geralmente gravo vídeos de smartphones e pequenos gadgets, entendo que é fundamental poder mostrar o maior número de detalhes possível do produto, com a maior comodidade possível. Logo, no lugar de aproximar o produto da câmera, a captação do sensor faz todo o trabalho.

Esse sensor ainda conta com o sistema de “back illuminated”, que é capaz de captar melhor as imagens com luz artificial ou baixa luminosidade. Essa será uma mão na roda para gravar os reviews no período noturno, algo que não podia fazer antes. Para mim, isso é ganho de tempo, uma vez que as madrugadas sempre são mais silenciosas e menos tumultuadas (sem telefones ou campainhas tocando).

Além disso, a filmadora da JVC conta com um sistema de estabilização ótica, que é algo sempre bem vindo para uma captação mais estável de imagem. Esse recurso está bem ajustado, impedindo os bruscos movimentos nas gravações. Algo que, por exemplo, eu não vou ter em vias de regra em qualquer smartphone (o meu LG G2 conta com esse recurso, mas não é tão eficiente quanto aquele presente em uma filmadora dedicada).

DSC01458

Outros recursos mais tradicionais também são encontrados na Everio GZ-E10, como por exemplo o detector de faces e o Intelligent Auto. Aliás, esse modo automático inteligente é outro que facilita e muito a vida de videomakers amadores (meu caso), pois deixa os ajustes automáticos para diferentes condições de cenário. Em via de regra, os resultados de gravação são sempre eficientes.

Essa filmadora não podia deixar de contar com uma tela de pré-visualização de imagens, com sistema de rotação de 270 graus. Os menus são exibidos nessa tela de forma simples, facilitando a identificação de cada ajuste, e em português. Não é um português tão perfeito assim, mas é o suficiente para você conseguir compreender todos esses ajustes. Melhor do que ter que ficar consultando o Google Translator o tempo todo, certo?

DSC01451

Outro fator que me fez escolher essa filmadora – e não uma câmera fotográfica profissional com a função de gravação de vídeos – é a sua bateria removível, que me oferece pelo menos uma hora de gravação de imagens em alta definição. Tudo bem que se perde a vantagem de poder trocar as baterias na hora que se deseja (como você poderia fazer em um equipamento que funciona com pilhas convencionais), mas por outro lado, você tem um produto que integra melhor todos os seus componentes, algo que me agrada mais.

DSC01467

O produto ainda conta com botões integrados para a seleção de menus e ajustes de configurações, além da porta USB (para comunicação com o computador, visando a transferência dos vídeos para posterior edição) e a porta HDMI (para reprodução dos vídeos em uma TV ou monitor).

Um detalhe importante: a JVC Everio GZ-E10 conta com um modo de vídeo que é exclusivo para reprodução, não permitindo a transferência desses vídeos gravados para um PC (e, por consequência, para um DVD). A maior resolução de vídeos permitida para gravação é a Full HD (1920 x 1080) a 29 FPS, o que é mais que suficiente para a maioria dos usuários.

DSC01449

O kit de compra veio com um cartão microSD de 8 GB classe 6, com um adaptador para a porta SD presente na filmadora. Com um cartão desses, você pode gravar até uma hora de vídeos em Full HD.

 

O produto em funcionamento

Mais uma vez, é sempre bom ter em mente que eu tenho plena consciência que os resultados de uma boa filmagem podem variar de acordo com as condições externas, com as finalidades daqueles que vão utilizar a filmadora, e principalmente, do indivíduo que está operando a câmera. Eu sei que não sou um profissional da área de filmagem, e que essa filmadora da JVC não é a opção mais recomendada para filmagens profissionais. Existem sim formas melhores de se fazer, e um dia eu chego lá.

Porém, ela serve muito bem para os meus propósitos, e é isso o que realmente importa. Entendo que para todo produto de tecnologia, o usuário deve mesmo ter em mente sempre isso: o que vai atender melhor as necessidades individuais. Com o tempo, vou avançando nesse e em outros aspectos dos meus blogs. Por enquanto, posso dizer que a JVC Everio GZ-E10 atende bem as minhas necessidades.

DSC01426

O desempenho da câmera é muito bom, tanto na autonomia de bateria quanto na performance geral do dispositivo. A curva de aprendizado das suas funções é muito baixa, e a maioria dos usuários não terá maiores problemas para compreender como o produto funciona. Todos os menus são bem acessíveis, e o posicionamento dos botões principais (do Intelligent Auto, de zoom e de REC/PAUSE) são adequados para uma operação simples na maior parte do tempo.

Com funções de redução de ruído e estabilização de imagem, as chances de você produzir vídeos de melhor qualidade aumentam consideravelmente. E dentro de sua proposta de preço e público alvo, essa filmadora da JVC cumpre bem com o seu papel. Sem falar no sistema de foco, que é muito mais rápido e eficiente, mesmo quando o zoom ótico está ativo.

Durante os testes – que foram feitos com a gravação do review do Motorola Moto E, que vai ao ar em breve no blog -, gravar pequenos detalhes de produtos foi algo não só mais prático como eficiente, e com um resultado final muito satisfatório. Não precisar aproximar a câmera do sensor, bastando aplicar o zoom para mostrar detalhes do produto é o que eu buscava há tempos. Oferecer uma qualidade maior nos detalhes do vídeo. E para o meu trabalho aqui no TargetHD, será um elemento essencial.

 

Conclusão

Levando em consideração a sua proposta e os meus objetivos de uso, a filmadora JVC Everio GZ-E10 está aprovada. É um equipamento dedicado aos vídeos, o que é um avanço para a produção dos conteúdos do TargetHD. Talvez o que falta para essa filmadora ser perfeita é uma entrada para microfones (ela possui uma saída AV) e uma luz para gravações em ambientes com baixa luminosidade. Mas aí é pedir demais de uma filmadora com a sua proposta de preço e de público alvo.

Se você é um blogueiro que quer começar a produzir vídeos na internet com um pouco mais de recursos, essa filmadora da JVC pode ser uma boa forma de começar. Para a maioria dos usuários amadores, que querem começar a registrar os melhores momentos de sua vida, o modelo passa a ser uma excelente pedida.

 

Review Em Vídeo


DSC01430 DSC01434 DSC01436 DSC01440 DSC01442 DSC01447 DSC01464 DSC01466