Mais um review para o TargetHD.net. A Sony nos enviou a sua filmadora de bolso, a Sony Bloggie, que teve seu lançamento anunciado no Brasil em março de 2010, e é uma das alternativas para aquelas pessoas que querem levar no bolso uma filmadora que grava em Full HD, mas que seja do tamanho de um celular. Ela conta com qualidades e defeitos que precisam ser bem medidos antes da compra. Vamos aos detalhes do produto.

Dessa vez o produto foi enviado em sua caixa original, o que permitiu que fosse feito um unboxing mais detalhado dos itens do produto. Porém…

O produto veio com uma quantidade inacreditável de papéis e manuais, que além de serem inúteis para a maioria dos usuários (pois o produto não é tão complexo de se utilizar), eles ofendem abertamente a tendência de se oferecer produtos ecologicamente corretos (iniciativa que a própria Sony apoia na sua linha de notebooks, por exemplo). Hoje em dia, está ficando cada vez mais comum o uso de manuais digitais (via PDF), para economia de uso de papel. Fora o fato que vários itens dessa papelada que você vê acima nem em português estão. Seria interessante que a Sony revisasse isso com urgência.

Além disso, ele é bem servido de cabos de conexão, como cabos RCA, adaptadores USB e cabos de transferência para os mais diversos tipos de arquivos. O usuário não vai ter dificuldades para conectar o produto no computador ou na televisão (pelo menos de forma mais básica).

Vamos aos detalhes da câmera em si.

Em termos de tamanho a Sony Bloggie cumpre o que promete. Ele é pequeno o bastante para ser transportado comodamente no bolso da calça, ou na bolsa ou mochila, sem maiores dificuldades. Ele tem um tamanho próximo ao que seria um smartphone convencional, sendo um pouco mais grosso e pouca coisa mais pesada. Ele é bem confortável de se segurar, oferecendo uma boa empunhadura para filmagens.

Na sua lateral direita, você tem o compartimento onde ficam armazenados a bateria recarregável e o slot para cartão de memória. Seguem os padrões de produtos Sony, onde tudo fica bem armazenado, sem partes móveis, e ficando longe da vista do usuário.

Na parte superior, você tem o microfone da câmera, que tem uma boa captação de som. Em alguns momentos, ela capta até mais do que seria o desejado, pois se há alguma brisa no local da gravação, este ruído é captado, podendo deixar a gravação deficitária neste aspecto.

Na outra lateral, temos o botão de liga/desliga do aparelho, chave de zoom e acesso à porta USB e saída A/V do aparelho.

Neste aspecto, ela é de bem fácil acesso. Algumas outras câmeras contam com este tipo de controle digital, dificultando a vida do usuário. Neste caso, o benefício de contar com os principais controles do produto nas laterais só auxilia na hora do uso, pois estão nas posições perfeitas para que você acesse essas opções pelo dedo indicador, sem precisar tirar a mão da câmera.

O acesso à porta USB é simples e funcional. Basta retirar a porta protetora, e você tem acesso à porta para conexão no PC e ao conector para o cabo RCA, para conectar na TV. O conector USB é acionado por uma chave na parte inferior do aparelho, que também permite que você use um tripé para filmagens fixas.

Sua tela de LCD conta com um tamanho de 2,4″, que permite a visualização das informações com clareza, mas acaba tendo a visualização das imagens captadas, e isso é um problema, pois você acaba tendo um certo prejuízo para que se tenha a noção exata da área que você está filmando. Em casos específicos, você pode acabar eliminando elementos da tela justamente pelo fato da câmera não passar a real perspectiva do que é captado.

Um de seus destaques principais é a sua lente giratória de 270 graus. Ela fica muito bem encaixada ao aparelho, e foi desenvolvida para que o usuário consiga captar imagens de ângulos bem diferentes, e facilitando a vida de quem quer filmar o seu próprio rosto. Falaremos mais desses detalhes daqui a pouco.

Os botões para capturas de fotos e vídeos ficam na lateral direita (para quem está filmando), e são diferentes no seu acesso. Para fotos, ela não atua muito bem, sendo uma câmera de dois estágios (point and shoot), fazendo com que, em uma câmera com essas dimensões e com um botão de acionamento tão pequeno, ele pode distorcer a imagem de forma significativa. Já na parte de vídeo, não há tantos problemas, sendo acionada de imediato, assim que o botão é pressionado.

Seus controles de opções são feitos através de um manche direcional, e sua interface na tela é bem parecida com aquilo que já encontramos nas câmeras da Sony (principalmente na linha Cyber-shot). Ou seja, para quem já sabe lidar com estas câmeras, não terá nenhum tipo de dificuldade em navegar pelas opções de seu menu. Até mesmo quem não tem muita intimidade com este tipo de produto vai se deparar com um sistema de menus muito simples, tudo identificado através de ícones e legendas.

Quando você gira a lente da câmera, ela liga automaticamente, mostrando a imagem que a lente vai captar e todas as informações na tela. Como disse antes, a área onde a imagem captada é exibida acaba sendo muito pequena, se levarmos em conta que temos uma tela de 2,4″. Algumas informações, como data e hora poderiam muito bem ser suprimidas da tela, oferecendo assim uma área de visualização maior para o usuário. Outros itens poderiam ser exibidos na própria área de captura de imagem, como é feito na maioria das câmeras que temos no mercado hoje.

A seguir, mostramos a flexibilidade que sua lente tem. Detalhe: ao deixar a lente em uma posição, ela não fica “sambando” no seu eixo, garantindo que a filmagem vai acontecer na posição escolhida.

Sobre sua qualidade de fotos e vídeos, temos duas avaliações distintas. Uma coisa que temos que ter em mente é que este tipo de câmera não foi feita para que você fotografar. Apesar de contar com um sensor de 5 MP, a qualidade de suas fotos consegue ser pior que algumas câmeras de celulares e smartphones que temos no mercado. Logo, mesmo tendo a Sony Bloggie, para tirar fotos rápidas, de momento, use a câmera do seu celular, que os resultados serão mais satisfatórios.

Quando à sua qualidade de vídeos, ela é boa para captura de ambientes abertos e bem iluminados. Não é recomendada para filmagens mais próximas, por não contar com sistema de foco automático. Também fica o aviso que filmagens em ambientes com baixa iluminação. Mas, em linhas gerais, ela cumpre o que promete, que é a filmagem de boa qualidade, a 1080p. Se torna uma ferramenta interessante para seu público-alvo: blogueiros e videomakers mais descolados, que querem ter uma câmera leve e prática no bolso. Abaixo, você tem uma amostra de filmagem feita na resolução de 1080p.

 


Por fim, o parecer da filmadora de bolso Sony Bloggie é: se você busca uma filmadora pequena, leve, compacta, mas que tenha a capacidade de capturar imagens em Full HD, ela pode ser uma boa opção. É prática para o uso, fácil de se operar e conta com boa autonomia de bateria para você filmar o que deseja. Mas fique restrito à opção de filmagem, e tenha em mente que ela não substitui uma filmadora padrão, sendo assim uma opção para quem quer ter uma alternativa a mais, e não como produto principal.

Você pode comprar a filmadora de bolso Sony Bloggie aqui no TargetHD.net, em até 12x sem juros! Clique no banner abaixo (ou em qualquer imagem deste post) para acessar a página de compra.