Nunca se sabe quando vamos ter um problema com o nosso computador. Não é incomum a perda de todos os dados do disco rígido por alguma falha mecânica, falha de software ou, pior, um ransomware.

Em um tempo onde todo cuidado é pouco para evitar ter o seu computador sequestrado por alguém mal intencionado, a prevenção sempre é a primeira grande linha de defesa. Fazer o backup dos seus dados de forma regular é uma das medidas mais eficientes e producentes para evitar tais problemas.

O EaseUS Todo Backup Home é a solução de backup e recuperação da EaseUS, e uma das alternativas disponíveis no mercado para os equipamentos com o sistema operacional Windows. O produto se destaca por sua versatilidade, já que oferece várias opções de backups, com diferentes finalidades e objetivos.

Nesse post, vamos mostrar as principais características do produto, e verificar a sua viabilidade de uso para a maioria dos usuários, especialmente para ser a solução para os problemas mais comuns. Posso dizer que já precisei desse software em momentos críticos do meu trabalho aqui no blog, e os resultados foram muito eficientes.

Mas vamos mostrar as principais características desse software.

 

 

Antes de começar a utilizar o software, é sempre recomendável você criar um disco de recuperação do sistema. Como estamos trabalhando com um computador com o sistema operacional Windows, você deve criar um disco com WinPE. Porém, vale a pena criar um disco de emergência Linux, para os casos onde o problema afeta de forma mais profunda os dados do sistema operacional da Microsoft.

Lembrando que você pode queimar um CD ou DVD para esse disco de emergência, ou até mesmo criar a imagem ou ISO para depois fazer a gravação em uma unidade externa, que pode ser também um pendrive, se assim você preferir.

 

 

Depois disso, você tem um leque considerável de opções para realizar o backup dos seus dados. Começando pelo backup puro e simples, que pode ser de arquivos selecionados, ou de uma partição de disco, ou do disco inteiro. Dependendo da sua situação ou do volume de dados que você possui, ou até mesmo da importância desses dados, você pode escolher em fazer um simples backup dos arquivos armazenados em uma única pasta (ou várias), fazer o backup da partição como um todo, ou de todo o disco, para salvar esses dados para serem analisados em um momento posterior.

 

 

Mas é importante lembrar ao leitor que realizar o backup de um disco não quer dizer que você está realizando a clonagem do mesmo. São processos diferentes, uma vez que existem arquivos responsáveis pelo funcionamento do sistema operacional que não necessariamente são copiados, sem falar que o disco precisa ser devidamente preparado para rodar esse Windows corretamente instalado.

Para a tal clonagem de disco, o EaseUS Todo Backup Home conta com um recurso dedicado, que (esse sim) prepara o volume de dados a ser copiado para inserir todos esses dados no disco de destino.

 

 

Também está disponível um recurso de backup do sistema operacional, onde é possível copiar os arquivos responsáveis pela instalação do software geral e, dessa forma, manter boa parte das configurações do usuário em caso da necessidade de remoção ou formatação do equipamento.

 

 

O software também possui um sistema de backup inteligente, onde apenas aqueles arquivos mais importantes escolhidos por você ou arquivos e documentos mais utilizados por você são salvos em uma área dedicada, de forma automática, e com atualizações constantes.

Também está disponível o clone completo do sistema, o que agiliza o tempo na hora de devolver os seus dados para o novo disco rígido, poupando o usuário do trabalho de ter que refazer esses ajustes e recursos.

 

 

No final das contas, o EaseUS Todo Backup Home cumpre o que promete. Realiza o backup dos seus dados ou a clonagem do seu disco rígido, se assim você escolher. O tempo de clonagem ou backup vai depender da capacidade do seu disco, e do volume de dados armazenados nele. Mas em linhas gerais, o programa se preza por realizar todas essas funções com eficiência e confiabilidade.

Como disse no começo do post: já precisei utilizar esse software no passado, e ele resolveu o meu problema. A nova versão entrega essa mesma eficiência, com melhorias pontuais que vão cobrir as necessidades da maioria dos usuários de diferentes categorias.

Mas se você se deparou com um caso ruim de perda de dados antes de fazer backup, pode ler aqui para recuperar hd raw ou recuperar dados de pen drive grátis.