DSC08277

Nós testamos os dois smartphones recentemente, e sabemos que muitos leitores do TargetHD estão esperando por uma resposta para a pergunta: “qual é melhor: o Samsung Galaxy S4 Mini, ou o Sony Xperia SP?”. Esse post tenta chegar em um consenso, mas não para essa questão. Não gostamos de colocar nesses termos para dispositivos bem similares. É muito melhor propor a questão “qual é o smartphone que atende melhor as suas necessidades?”. E isso vai mudar de pessoa para pessoa.

Nesse post, vamos analisar as principais características dos dois produtos, e colocá-las em paralelo, em uma análise prática, através da experiência que tive com os dois produtos. Lembrando: estamos aqui levando em consideração que os dois modelos estão na versão single SIM card, para colocar os dois modelos em igualdades técnicas. Sobre a versão dual SIM card do Galaxy S4 Mini, falaremos mais para frente.

Características Físicas

DSC08226
Visualmente, os dois dispositivos possuem diferenças de design bem marcantes. Seguindo o modelo maior, o Galaxy S4 Mini possui cantos arredondados marcados, a presença de um botão físico, a câmera fontal do lado direito e os botões do controle de volume no lado esquerdo. Já o Xperia SP segue o padrão dos telefones da linha Xperia, com todos os botões (volume e liga/desliga) do lado direito do dispositivo, com um design mais industrial, com linhas retas.

Não que isso faça muita diferença, mas levando em conta que seguro o dispositivo com a mão esquerda para conversar, para mim, é  mais prático acessar os botões do controle de volume pelo polegar da mão direita. Mas essa é uma preferência minha, logo, não entra nos critérios de avaliação. Por outro lado, o modelo da Sony possui o botão de acionamento de câmera e disparo de fotos, algo que alguns usuários consideram um diferencial importante.Não é primordial, mas é bem vindo: afinal, o disparo acaba saindo mais preciso dessa forma (na teoria). Um ponto negativo para o Sony Xperia SP é o seu acabamento “pintado” na área em cinza, que tende a descascar com maior facilidade.

No modelo da cor preta, parece que esse efeito colateral não se faz tão presente, mas a impressão que me passa é que o Galaxy S4 Mini é melhor cuidado nesse aspecto. O modelo da Sony é um pouco mais pesado, mas isso é um ponto positivo, pois ajuda na pegada do aparelho, que por sinal, é um pouco mais cômoda do que a do Galaxy S4 Mini. Pelas suas próprias características técnicas, o modelo da Sony é maior e mais espesso do que o modelo da Samsung, porém, o seu uso foi mais confortável, pois a sua largura não é tão maior assim. Logo, no meu caso, o Xperia SP foi mais confortável para um uso diário.

VENCEDOR DO QUESITO: Sony Xperia SP. Considerando todos os aspectos, o Xperia SP me agrada um pouco mais para um uso diário. Porém, escolheria o modelo da cor preta, para garantir que o seu aspecto visual não ficasse tão prejudicado assim com o passar do tempo.

Tela

DSC08284
Eu te pergunto: 0.3 polegada faz diferença? Pode parecer que não, mas a resposta é SIM. O Galaxy S4 Mini possui uma tela de 4.3 polegadas, com resolução de 960 x 540 pixels, e densidade de 256 ppp (pixels por polegada). Já o Sony Xperia SP possui uma tela de 4.6 polegadas, com resolução de 1280 x 720 pixels, e densidade de 319 ppp. Logo não só a tela do Xperia SP é maior (o que resulta é uma melhor interação com o sistema operacional Android), mas possui uma maior resolução (o que oferece melhores resultados para a exibição de vídeos e gráficos de jogos) e maior densidade de pixels (oferecendo imagens de maior qualidade, e gráficos do sistema operacional mais refinados). E isso, em um modelo de linha média.

Não temos no mercado brasileiro smartphones de linha média com essas características de tela (exceto pelo Motorola RAZR HD, que foi lançado no ano passado, e é um aparelho mais caro). Além disso, a tela do Xperia SP exibe as imagens em cores mais naturais, apesar de parecer mais “pálida” que a do Galaxy S4 Mini.

Em compensação, por contar com um melhor controle de brilho, o Xperia SP exibe melhor as imagens em diferentes ambientes, Talvez o único ponto negativo que o modelo da Sony apresenta nesse quesito é o fato de sua tela atrair muitas marcas de dedo com o uso diário, mas isso é algo que pode ser facilmente solucionado com uma película protetora.

VENCEDOR DO QUESITO: Sony Xperia SP. A tela é maior, com maior resolução e densidade de pixels. Poucas telas são tão bem ajustadas na relação custo/benefício, levando em consideração apenas os modelos de linha média e/ou seus concorrentes diretos.

Sistema Operacional e Interface de Usuário

Screenshot_2013-08-11-01-09-20
O Samsung Galaxy S4 Mini possui o sistema Android 4.2.2 Jelly Bean, com a intervenção da interface TouchWiz da Samsung. Quem acompanha esse blog a mais tempo sabe o que eu tenho contra essa interface adotada pela Samsung para os seus smartphones, porém, nesse caso em específico, eles fizeram um bom trabalho, com um menor consumo de espaço de armazenamento nativo do dispositivo, e com um desempenho muito ajustado para as especificações de hardware do produto. Me surpreendeu positivamente nos testes.

Screenshot_2013-09-08-00-57-09
Já o Sony Xperia SP que recebemos para testes da assessoria de imprensa da Sony Brasil contava com a versão Android 4.1.2 Jelly Bean, com a interface da Sony, que é mais próxima da proposta da Google para o Android. Apesar de muito customizada, ela também oferece um desempenho fluído para o smartphone, além de contar com uma disposição de itens mais funcional do que a TouchWiz.

VENCEDOR DO QUESITO: EMPATE. Se por um lado o Sony Xperia SP conta com uma interface mais ajustada para um melhor desempenho (e mais próximo do Android “puro” – mesmo com tantas customizações feitas pela Sony), o Samsung Galaxy S4 Mini possui uma versão do Android mais recente.

Tudo indica que o Xperia SP também vai receber essa versão, mas como os dois aparelhos oferecem um bom desempenho para o uso diário, eu estabeleço um empate aqui.

Qualidade de Áudio e Chamadas

Por partes. O Galaxy S4 Mini possui um áudio muito bom em todos os seus alto-falantes, tanto no alto-falante frontal, para chamadas, quanto no alto-falante traseiro, para o viva-voz e reprodução de músicas. Nesse aspecto, é mais equilibrado que o Xperia SP, que tem um som mais abafado e com menor volume no alto-falante frontal. A diferença não é tão grande, mas é perceptível, e para os mais exigentes, o modelo da Sony deve incomodar nesse aspecto.

O alto-falante traseiro do Xperia SP se apresenta bem eficiente, reproduzindo com bom volume o seu áudio. No áudio reproduzido pelos fones de ouvido, os resultados são similares, porém, o modelo da Samsung já oferece um fone de ouvido de melhor qualidade, algo que os mais exigentes vão precisar adquirir em separado esse acessório.

Nas chamadas, os dois dispositivos realizam muito bem essa função, porém, já li reclamações de compradores do Galaxy S4 Mini, alegando dificuldades nas chamadas telefônicas. Por outro lado, não percebi essas dificuldades no meu uso diário, mas isso não significa que os problemas não existam.

VENCEDOR DO QUESITO: EMPATE. Os dois modelos apresentam qualidades e problemas nesse aspecto, que se anulam em nossa avaliação. Cabe a cada usuário analisar quais dessas qualidades são mais relevantes para cada um.

GPS

A capacidade do GPS do Galaxy S4 Mini é muito boa, localizando o posicionamento do usuário com rapidez. Porém, o Xperia SP conseguiu me surpreender positivamente, com uma velocidade maior. Além disso, o modelo da Sony conta com um aplicativo específico para localização com a assinatura da NAVTEQ, e é sempre bom ter uma opção adicional em relação ao Google Mapas.

VENCEDOR DO QUESITO: Sony Xperia SP, pelos motivos acima citados. Mas isso não quer dizer que o GPS do Galaxy S4 Mini é “uma porcaria”. Só quer dizer que o recurso presente no telefone da Sony funciona melhor.

Câmera

2013-08-14 16.04.29
Começando pelo software, o Galaxy S4 Mini oferece uma grande vantagem pela quantidade de recursos apresentados, já que importa grande parte dos modos de cena e filtros de imagem do Galaxy S4 original. Já o software do Xperia SP é bem mais restrito em termos de recursos e complementos, oferecendo as funções mais básicas para ajustes de imagens. E levando em consideração que quanto maior o número de opções de customização das fotos, maiores são as chances do usuário obter os resultados esperados.

No hardware, as diferenças são mais gritantes. Na câmera traseira, apesar dos dois sensores contarem com 8 megapixels de resolução os resultados das fotos da câmera traseira do Galaxy S4 Mini são melhores quando passadas para um computador ou ampliadas. Não que a câmera da Sony não ofereça bons resultados (até porque conta com o recurso de HDR para maior captação de luz em ambientes com baixa lumiosidade), mas os resultados em geral foram menos satisfatórios.

2013-08-14 16.05.49

Na câmera frontal, a equação se repete. O Galaxy S4 Mini possui uma câmera frontal de 1.9 megapixels, com gravação de vídeos em alta definição e recursos de estabilização. É uma câmera boa o suficiente não só para vídeo-chamadas, mas para vídeos eventuais. Já o Xperia SP possui uma modesta câmera de 0.3 MP, que basicamente foi feita para vídeo-chamadas básicas. Não dá para esperar muito dessa câmera para atividades mais elaboradas.

VENCEDOR DO QUESITO: Samsung Galaxy S4 Mini. Para quem prioriza uma câmera com melhor qualidade de imagem, o modelo da Samsung é uma opção que vai entregar resultados melhores.

Games

Screenshot_2013-09-08-12-17-29
Sony Xperia SP

Os dois modelos rodam jogos de diferentes níveis de exigência, mas por contar com uma tela com melhores especificações, o Xperia SP é mais ajustado para essa finalidade. Além disso, a GPU do modelo da Sony (Adreno 320) está bem ajustada para os gráficos dos jogos, entregando assim melhores resultados para os gamers mais exigentes.

2013-08-14 16.16.36Samsung Galaxy S4 Mini

Repare que no Galaxy S4 Mini (imagem acima), os gráficos são simplificados para garantir uma plena funcionalidade. De novo: os dois modelos executam muito bem os jogos, porém, o Xperia SP entrega gráficos mais refinados. Lembrando que testamos os dois dispositivos sem nenhum tipo de modificação prévia nos ajustes gráficos dos smartphones (e sim, sabemos que existem recursos para deixar os gráficos do Galaxy S4 Mini com maior qualidade), e o intuito aqui é explorar as possibilidades nativas de execução dos dispositivos.

VENCEDOR DO QUESITO: Sony Xperia SP. Não só por conta da tela, mas pelos recursos técnicos ofertados pelos dois dispositivos.

Multimídia

Screenshot_2013-09-11-11-06-37 A Sony utiliza no Xperia SP toda a tecnologia Walkman, que está presente em toda a linha de telefones Xperia. E essa é uma grande vantagem. Não só oferece os aplicativos para reprodução de música e vídeos, mas também oferece complementos personalizados que não só melhor ilustram a experiência musical, mas a melhoram e diferentes níveis. Equalizadores, opções de temporizador do player, opções de ajustes de volume e niveladores: todos esses elementos fazem a diferença na experiência multimídia do Xperia SP.

Screenshot_2013-09-11-10-48-07
Além disso, o modelo da Sony conta com o Track ID, que identifica as músicas em execução no fone de ouvido ou no alto-falante da TV ou aparelho de som, buscando as informações da música e artista na internet. Mais: o sistema sugere músicas mais buscadas, ou de acordo com o seu histórico de buscas, permitindo a edição das informações das músicas já salvas no seu smartphone, além do download de faixas e aquisição de faixas novas a partir do smartphone.

VENCEDOR DO QUESITO: Sony Xperia SP. Pelos motivos acima citados. O Galaxy S4 Mini oferece boas opções para consumo de conteúdos multimídia, mas não tão completos e visualmente atraentes como no Xperia SP. De fato, a única vantagem do smartphone da Samsung é identificar arquivos de legendas de forma nativa, mas isso pode ser compensado no modelo da Sony com a instalação de plugins e codecs específicos.

Benchmarks

Nos dois resultados realizados, o Sony Xperia SP obteve pontuações superiores em relação ao Samsung Galaxy S4 Mini. No AnTuTu Benchmark, o Xperia SP obteve 21.920 pontos, contra 13.921 pontos do Galaxy S4 Mini. Já no Quadrant Standard, o modelo da Sony obteve 7.535 pontos, contra 7.050 pontos do smartphone da Samsung.

Lembrando: benchmarks são testes teóricos de desempenho. Na prática, os dois smartphones realizam muito bem as tarefas de diferentes complexidades, mas o Xperia SP se mostra mais promissor para os recursos de alta performance.

VENCEDOR DO QUESITO: Sony Xperia SP.

Bateria

Screenshot_2013-09-07-11-22-07
A bateria do Sony Xperia SP possui 2.370 mAh, contra 1.900 mAh do Samsung Galaxy S4 Mini. Só aí, já temos uma diferença de autonomia considerável para um uso diário. O modelo da Sony, mesmo com um perfil de uso mais exigente, tem mais chances de chegar ao final do dia com alguma autonomia de bateria de sobra, algo que não acontece com frequência com o Galaxy S4 Mini, mesmo com os seus ajustes de controle de energia ativos.

Como se não fosse suficiente ter uma bateria maior, a Sony ainda implementou no Xperia SP recursos de gerenciamento de energia, como o ótimo modo STAMINA, que ajusta os recursos de dados móveis para que o consumo de bateria seja menor. E como esses itens funcionam muito bem, o vencedor nesse caso fica bem claro.

VENCEDOR DO QUESITO: Sony Xperia SP. Bateria com maior autonomia, e com recursos que gerenciam melhor a autonomia de uso no dispositivo.

Desempenho

Os dois smartphones contam com desempenhos muito bem ajustados. Uma coisa que algumas pessoas precisam entender é que, nesse caso, ter um vencedor nesse comparativo, não anula automaticamente o outro produto, nem torna o perdedor “um lixo”. Nesse caso em específico, temos dois dispositivos que me surpreenderam pela proposta de linha média, capacidade técnica e entrega de experiência de uso. A única grande diferença entre os itens de hardware dos dois modelos está em 0.5 GB de RAM a mais no Galaxy S4 Mini, que compensam a GPU mais fraca (Adreno 305), mas que não deixa nada em desejar ao modelo da Sony.

Dois grandes diferenciais da Sony para performances mais complexas (jogos, principalmente) é a presença do processador Qualcomm Snapdragon S4 Pro e da GPU Adreno 320 (um pouco mais potente), que são decisivos para um desempenho mais completo nos games. Porém, as diferenças se anulam no uso diário. Os dois smartphones agradam em cheio na execução de tarefas cotidianas, e não devem trazer problemas para aqueles que buscam um bom dispositivo.

VENCEDOR NESSE QUESITO: EMPATE, pelos motivos acima citados.

Conclusão: o vencedor do comparativo é: Sony Xperia SP.

Na média de todos os itens analisados, o Sony Xperia SP é um modelo mais completo e equilibrado. Só perdeu em um item (a câmera), mas para quem entende que vai usar a câmera para tirar fotos para o Instagram, o problema está resolvido. O Samsung Galaxy S4 Mini é um excelente aparelho para quem quer um dual SIM Card. Aliás, é o melhor da sua categoria, levando em consideração todos os seus aspectos técnicos (sim, melhor que os novos Galaxy Mega, que só valem pela grande tela).

Porém, para quem busca um modelo de linha média, com conectividade 4G, NFC e tela com resolução HD, o Sony Xperia SP é a melhor opção do mercado. Para ler o nosso review do Samsung Galaxy S4 Mini (Duos), clique aqui. Para ler o nosso review do Sony Xperia SP, clique aqui. A seguir, um vídeo comparativo dos modelos.

 DSC08252 DSC08256 DSC08261 DSC08274 DSC08246