LG-G4-vs-LG-G3-479610-2

Em setembro de 2014, tive a oportunidade de fazer o comparativo entre o LG G3 e o LG G2, dois modelos que estavam em destaque na época por motivos distintos. O LG G2 ainda era visto como um dispositivo muito competente, e uma ótima relação custo-benefício. E o LG G3 era um modelo recém lançado no mercado, o que naturalmente acaba atraindo os holofotes dos usuários.

E nesse post, a experiência se repete. Tive a oportunidade de ficar com o LG G4 por duas semanas, e pude comparar o seu desempenho e características com o LG G3 que recebi da LG do Brasil. Nesse período, pude fazer um breve comparativo entre os dois dispositivos, nas suas características físicas e técnicas. O objetivo aqui é mostrar o quanto o novo modelo melhorou em relação ao dispositivo lançado no ano passado.

Tal comparativo visa ajudar o consumidor a determinar qual é a melhor escolha, dentro das suas necessidades e condições econômicas. Vale a pena investir no LG G4, sendo este consideravelmente mais caro que o LG G3? As diferenças são significativas a ponto de justificar o preço mais caro? Ou ainda vale a pena investir no modelo do ano passado?

Respostas a seguir.

 

Características Físicas

2015-07-13 12.14.18

Tal como aconteceu no ano passado, as mudanças de design entre o LG G4 e o LG G3 são perceptíveis aos olhos, mas dessa vez, são um pouco mais sutis. Os dois modelos seguem a mesma linha de design geral, o que me leva a crer que os usuários aprovaram a proposta do ano passado – e, de fato, o LG G3 ainda é um dispositivo visualmente muito elegante -.

2015-07-13 12.14.05

Apesar dos dois modelos contarem com o mesmo tamanho de tela (5.5 polegadas), o LG G4 é visivelmente maior que o LG G3, se aproximando ainda mais de um phablet, e seguindo a tendência de mercado, que cada vez mais está voltado para os dispositivos com telas maiores. Algumas pessoas podem torcer o nariz para isso, mas é o que o cenário atual se mostra, e todos os fabricantes apontam para o caminho de lançar smartphones com telas com grandes dimensões.

2015-07-13 12.14.39

No modelo do ano passado, temos curvas mais acentuadas, enquanto que no dispositivo desse ano, temos linhas mais retas. Essa é uma melhoria que a LG deixou claro que faria, pois esta é uma das pilastras de evolução nesse modelo. Particularmente, os dois modelos me agradam, mas o LG G4 tem um ar mais refinado, moderno, com um ar de dispositivo premium, independente do seu acabamento.

2015-07-13 12.14.59

Os detalhes do dispositivo, como nas partes frontal (posterior e inferior) receberam poucas alterações, onde os elementos basicamente permaneceram no mesmo lugar.

2015-07-13 12.15.19

Outra diferença perceptível entre os dois modelos está na espessura entre os mesmos. O LG G4 é visivelmente mais fino que o LG G3, e esse é outro detalhe que a LG enfatizou durante a apresentação do modelo desse ano. A sua baixa espessura deixa o dispositivo ainda mais elegante e ‘premium’, por assim dizer.

2015-07-13 12.15.40

Sem falar que a tela do LG G4 é levemente curvada, outra solução adotada para enfatizar o design considerado mais top de linha, e um diferencial importante em relação aos seus concorrentes. O LG G3 possui uma tela muito mais ‘flat’. Aliás, a LG decidiu investir um pouco mais na solução de tela curva apresentada nos modelos G Flex nesse novo dispositivo, mas de forma menos acentuada, até mesmo para diferenciar as duas linhas de dispositivos.

2015-07-13 12.16.02

Na parte traseira, poucas mudanças. A disposição dos elementos permanece a mesma, onde apenas os botões de liga/desliga/bloqueio de tela e controle de volume foram alterados, e de forma bem discreta.

É claro que temos que destacar os materiais adotados nos dois modelos na sua carcaça traseira. O LG G4 oferece como acabamento uma bela carcaça de couro, que é realmente muito agradável ao toque, oferecendo um agarre excelente e uma qualidade diferenciada para um dispositivo do seu porte. Além disso, a carcaça de plástico do modelo lançado esse ano é de melhor qualidade que aquela presente no LG G3, que é mais fina.

2015-07-13 12.17.26

Internamente, a disposição dos elementos de hardware são as mesmas, e a LG não fez alterações drásticas, até mesmo porque não haviam muita necessidade de promover grandes mudanças nesse sentido.

 

Tela

Os dois modelos contam com telas de 5.5 polegadas, com resolução de 1440 x 2560 pixels, e densidade de 538 pixels por polegada. A diferença entre as duas telas se faz evidente por conta das tecnologias adicionadas pela LG no LG G4.

Para começar, a tela do G4 é curvada, algo que já abordamos no item anterior. Essa característica não só oferece uma diferença no design do dispositivo, mas também aumenta a imersão na visualização de conteúdos, principalmente nos vídeos em alta definição e jogos.

2015-07-07 15.05.07

Uma das inovações do LG G4 é a sua tecnologia IPS Quantum Display, que ajuda na oferta de uma qualidade final de imagem mais ajustada à sua resolução Quad HD. Se comparado com o LG G3 (que já possui uma qualidade de imagem elevada para um dispositivo do seu porte), a diferença é realmente significativa.

Aqui, temos uma das evoluções mais evidentes do modelo novo para o antigo. Presencialmente, o LG G4 oferece imagens mais vibrantes e com um resultado final superior, mesmo contando com a mesma resolução que o G3. A Quantum Display acaba fazendo toda a diferença na hora de visualizar fotos e vídeos, tanto para o conteúdo produzido pelo próprio smartphone como para aqueles via  streaming ou armazenados posteriormente no dispositivo.

DSC02910

Temos aqui uma das mais destacadas diferenças entre os dois modelos. A LG quis enfatizar essas melhorias, e o resultado final é uma qualidade de imagem superior do modelo novo. Porém, entendo que os usuários menos exigentes ficarão satisfeitos com os resultados entregues pelo LG G3.

 

Sistema Operacional e Interface do Usuário

Screenshot_2015-07-10-14-10-46

Enquanto o LG G3 recebeu o Android 5.0 Lollipop em fevereiro desse ano, o LG G4 já conta com o Android 5.1 Lollipop pré-instalado. Esta é uma das versões mais recentes do sistema operacional do Google, e a perspectiva é que o modelo mais novo seja mais ‘atualizável’ por mais tempo, apesar do modelo lançado no ano passado ainda contar com algum tempo de suporte. Mesmo assim, esse é um fator a ser considerado na hora da compra.

Screenshot_2014-08-23-15-44-36

Em linhas gerais, a interface de uso não recebeu muitas modificações. A ideia geral dessa interface é a mesma nos dois modelos, com a diferença que no LG G4 tudo já está otimizado para o Lollipop, como por exemplo nas transições e animações de tela. Fora isso, não temos diferenças tão gritantes entre as duas versões. Logo, quem optar ou por um ou por outro só vai perder os recursos específicos e alguns elementos gráficos.

 

Qualidade de Áudio

Aqui, mais uma evolução nítida. Se o LG G3 possui uma qualidade de áudio nitidamente superior em relação ao LG G2, o LG G4 repete a dose com o LG G3.

2015-07-07 15.07.23

Temos no modelo lançado esse ano alto-falantes realmente potentes, com elevado volume e qualidade final superior em relação ao modelo do ano passado. Esse fator é importante, já que a imersão da experiência multimídia é muito maior. Para quem gosta de jogos, vídeos e filmes no smartphone, esse é um fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher o seu modelo.

 

Câmera

2015-07-13 12.16.15

Aqui estão as mais gritantes diferenças entre os dois modelos. O LG G3 possui um sensor traseiro de 13 megapixels (f/2.4) com tamanho de 3.06 polegadas, enquanto que o LG G4 conta com uma câmera de 16 megapixels (f/1.8) e sensor de 2.6 polegadas. Ou seja, aqui já temos especificações de hardware bem diferentes, onde o modelo novo recebeu melhorias significativas.

Screenshot_2014-08-30-18-12-54

Mas não é só isso. O LG G4 conta também com o novo modo de controle manual de câmera, algo muito bem vindo para os usuários mais experientes. Com ele, é possível realizar ajustes avançados das configurações da câmera, como por exemplo ISO, brilho, exposição, entre outros. Algo inédito nessa linha, e que é um diferencial inclusive diante dos concorrentes de outros fabricantes.

LG G4

20150712_130304 20150711_181702

LG G3

20140828_161248

20140828_161703

Com isso, o resultado final das fotos é sensivelmente afetado. O LG G4 oferece um resultado final de fotos significativamente superior em relação ao LG G3, que até oferece fotos de boa qualidade, mas não nesse nível. Imagens capturadas em diferentes condições de luminosidade no novo modelo resulta em fotos com uma qualidade muito melhor do que o modelo lançado no ano passado, que apresentava alguns problemas nas fotos com baixa luminosidade, por conta do ruído capturado.

O sensor a laser se mantém nos dois modelos, mas é possível perceber que no LG G4 ele trabalha melhor com o sistema de estabilização óptica. Com isso, as imagens em movimento ficam ainda melhor capturadas, e combinado com as melhorias de software, temos um resultado final que entrega resultados muito interessantes.

LG G4

LG G4

A câmera frontal também oferece melhorias bem interessantes. Enquanto que o LG G3 possui um sensor de 2.1 megapixels, o LG G4 aposta pesado em um sensor de 8 megapixels, claramente pensado nas selfies. Além disso, o novo software de câmera oferece novas funcionalidades ao recurso de registrar a foto sem o contato com o smartphone, com a opção de registrar mais de uma imagem.

20140828_162340

LG G3

Mas nada disso teria resultado se o sensor não entregar fotos com uma qualidade melhor. E é isso o que acontece. A melhora da qualidade final das fotos da câmera frontal do LG G4 é significativamente melhor do que aquela oferecida pelo sensor frontal do LG G3, que assim como aconteceu no LG G2, apresentava uma elevada taxa de compressão de software (na tentativa de corrigir o ruído em ambientes de baixa luminosidade), entregando imagens com um resultado um pouco artificial.

Para quem prioriza uma alta qualidade de captação de imagem, o LG G4 é altamente recomendado.

 

Games

Os dois modelos contam com um hardware potente o suficiente para rodar qualquer tipo de jogo, independente do seu nível de exigência de recursos. Nesse aspecto, o usuário não precisa se preocupar muito em qual modelo escolher. Os dois são igualmente capazes de rodar os seus títulos favoritos.

LG G4

LG G4

É claro que, pela natureza de contar com um hardware atualizado, o LG G4 executa tudo com maior fluidez e desenvoltura, sem falar que (de novo) a tela curva com a tecnologia IPS Quantum Display faz toda a diferença na imersão desses títulos.

Screenshot_2014-08-30-16-57-28

LG G3

Porém, apenas os mais exigentes vão se prender a esses detalhes. Os usuários que só querem um bom smartphone para rodar os seus jogos pode muito bem escolher o LG G3, que vai se divertir sem maiores problemas. Se o seu critério principal é esse, entendo que não é necessário o investimento a mais apenas para os games. Os dois modelos cumprem bem o papel, sem diferenças gritantes que justifiquem o investimento a mais pela maioria dos usuários.

 

Bateria

Curiosamente, o LG G3 possui uma autonomia de bateria um pouco maior que o LG G4 (2940 mAh contra 2900 mAh). Porém, essa diferença é insignificante se o uso do dispositivo for intensa nos dois casos.

Screenshot_2015-07-10-14-11-53

LG G4

Esse parece ser um problema que a LG precisa administrar. No LG G2, eles receberam elogios pelo equilíbrio entre desempenho, boa gama de recursos exclusivos, Android personalizado e autonomia de bateria. Isso se perdeu um pouco no LG G3, e no LG G4, a relação ainda se apresenta um pouco deficitária. Talvez por conta do hardware potente que o modelo lançado esse ano possua, e por conta da tela de grandes dimensões e resolução.

A LG pensou no design, na tela e na câmera do LG G4, mas parece ter se esquecido da bateria. Assim como acontece com o LG G3, se o usuário tiver um consumo mais intenso da bateria do novo smartphone, as chances da mesma não sobreviver ao dia de uso são consideráveis. Ou você leva o carregador consigo, ou você usa com uma certa moderação.

Screenshot_2014-08-29-12-29-31

LG G3

O mesmo aconteceu com o LG G3, e isso poderia ser repensado pela LG nas futuras versões dessa série. Acho que tão importante quanto ter um smartphone bonito, com uma excelente tela e ótima câmera é ter uma autonomia de bateria que aguente pelo menos um dia intenso de uso antes de uma recarga. Não devemos nos esquecer que estamos cada vez mais conectados e, com isso, utilizando mais e mais recursos do dispositivo. E para manter tudo funcionando, haja bateria.

 

Desempenho

Em linhas gerais, os dois smartphones oferecem um bom desempenho para as principais atividades da maioria dos usuários (navegação na internet, leitura de e-mails, acesso às redes sociais, fotos, vídeos, reprodução de vídeos por streaming, etc). Os dois modelos podem satisfazer bem aos anseios dos usuários que apenas buscam um modelo top de linha, ou um dispositivo que será utilizado por pelo menos dois anos, sem pensar em uma troca tão cedo.

Aqui, também fica evidente que, nas tarefas mais pesadas (reprodução de vídeos armazenados no dispositivo em alta definição e jogos), o LG G4 entrega um resultado final nitidamente superior. Tudo acontece por conta da natureza do seu hardware melhor e em um conjunto hardware + software bem assentado. O LG G3 também vai bem nesse aspecto, mas não é um resultado tão limpo e fluído.

De qualquer forma, não descarte a hipótese de encontrar bons resultados no LG G3. Aliás, com a chegada do LG G4, o modelo lançado no ano passado se tornou automaticamente uma opção muito interessante, pois tem hoje uma oferta de preço que é muito vantajosa em relação aos concorrentes de outros fabricantes, sendo uma excelente opção para aqueles que não querem gastar tanto em um smartphone top de linha.

 

Conclusão

2015-07-13 12.14.22

O LG G4 é sim bem superior ao LG G3 em aspectos considerados pontuais e relevantes para muitos usuários. As diferenças são perceptíveis durante o uso do dia a dia, e entendo que a LG foi bem sucedida nas melhorias que eles queriam aplicar no novo modelo.

O grande obstáculo para a maioria dos usuários é o fator preço. A diferença de valor entre os dois modelos é mais que o dobro (é possível comprar o LG G3 hoje com um preço inicial sugerido de R$ 1.150, enquanto que o LG G4 ‘mais barato’ que encontrei custava em torno de R$ 2.500), e isso pode fazer com que muita gente simplesmente opte pelo modelo do ano passado por conta disso.

O meu conselho? Bom, se você não se preocupa com o fator câmera, e não está com muita pressa para receber o Android 5.1, o LG G3 pode ser uma boa escolha. Ele ainda é um modelo muito competente, ficando em pé de igualdade com os seus concorrentes diretos de valor e período de lançamento. Entendo que a maioria dos usuários não devem precisar de todos os diferenciais presentes no LG G4.

Por outro lado, se você gostou de tudo o que o LG G4 oferece, e está com toda essa ‘bala na agulha’ para adquirir o novo modelo, faça o investimento sem medos. Certamente será considerado um dos melhores smartphones de 2015, e as melhorias são relevantes demais no dia a dia para serem descartadas. Logo, entendo que para quem pode, vale a pena gastar a mais. Nada melhor do que ter um dispositivo top de linha no bolso, não é mesmo?

Para ler o review do LG G3, clique aqui.

Para ler o review do LG G4, clique aqui.

19361979

LG G3

19361979

LG G4