LG-G3-Vs-LG-G2

Não faz muito tempo que testamos no TargetHD um dos melhores smartphones de 2014, o LG G3. O modelo realmente impressiona pelo design elegante, um hardware potente, recursos inteligentes e a tão sonhada memória expansível (que muitos pediram no modelo anterior). O G3 chegou ao mercado com menos de um ano de disponibilidade do LG G2, até então modelo referência da LG para o mercado de tops de linha. Mas… será que as diferenças são tão grandes assim?

Que as diferenças entre os dois modelos existem, isso é um fato. Porém, para quem já tem o LG G2 (ou pretende comprá-lo, por conta do preço reduzido), será que vale a pena a troca para o LG G3? Ou é possível economizar algum dinheiro, ficando com o modelo antigo por mais algum tempo? É isso o que esse comparativo pretende responder.

O objetivo desse post não é descobrir qual é o melhor smartphone entre os dois (até porque é evidente que o LG G3 é o modelo mais completo). Porém, queremos saber qual é o modelo mais adequado para diferentes tipos de usuários: aqueles que não possuem nenhum dos dois, aqueles que já contam com o G2, usuários com diferentes exigências em um smartphone, entre outros. No final das contas, entendo que existe mercados definidos e diferentes para os dois modelos, e cada comprador em potencial precisa fazer a sua escolha baseado no que espera do dispositivo, e nas condições do seu bolso.

 

Características Físicas

DSC03042

Apesar dos dois smartphones herdarem o mesmo conceito geral de design, os dispositivos são esteticamente diferentes, e esses contrastes são notáveis quando os modelos são colocados lado a lado. O LG G3, além de ser maior, é mais fino que o LG G2, mas mantendo praticamente a mesma largura que o modelo anterior. Por consequência disso, o modelo novo oferece um agarre tão bom (ou até melhor) que o modelo antigo. Os menos exigentes não perceberão muitas diferenças. Já quem já possui o LG G2 a algum tempo (é o meu caso), vai perceber tal detalhe com maior clareza.

DSC03088

A disposição das portas (microUSB, conector para fone de ouvido, etc) é praticamente a mesma nos dois modelos. As diferenças estão no fato que o LG G3 possui uma carcaça traseira removível, o que permite o acondicionamento do slot para SIM card na parte interna do aparelho, e não na lateral do mesmo (como acontece no LG G2), assim como o cartão microSD presente no modelo novo.

Além disso, o alto-falante do LG G3 fica na parte traseira, enquanto que no G2 está na parte inferior do dispositivo.

DSC03095

O acabamento dos dois modelos também apresenta diferenças consideráveis. O LG G3 adotou na sua parte traseira um plástico metalizado (segundo a própria LG), o que oferece um acabamento mais ‘premium’ ao dispositivo, impedindo que se note as marcas de uso no dispositivo (tanto pelos dedos do usuário como nos pequenos riscos no uso eventual). Já no G2 encontramos um plástico mate, que produz o resultado contrário, praticamente obrigando o usuário a utilizar um case protetor.

DSC03114

Os botões na parte traseira também receberam modificações. O LG G3 oferece um design de botões que se integram melhor ao corpo do aparelho, onde os botões de volume são afundados, e o botão central de liga/desliga e bloqueio de tela tem um formato circular. No geral, o conjunto de botões do G3 é de melhor localização no uso cotidiano. No LG G2, o botão central é mais ressaltado, ficando saliente em relação a parte traseira do dispositivo.

O LG G3 também possui como adicional o sensor laser, presente para reduzir drasticamente o tempo de captura das fotos, além de trabalhar em conjunto com o estabilizador óptico para melhores imagens de cenas em movimento.

 

Tela

A tela do LG G3 possui 5.5 polegadas (1440 x 2560 pixels, 539 ppp, com Gorilla Glass 3), enquanto que a tela do LG G2 fica com 5.2 polegadas (1080 x 1920 pixels, 423 ppp, com Gorilla Glass 2). As duas telas são do tipo IPS LCD. Não só pelos números, pois 0.3 polegada a mais faz diferença, mas pelo resultado final das imagens, o LG G3 apresenta aqui uma das suas diferenças mais evidentes.

DSC03134

Mais uma vez, é preciso fazer aqui uma distinção entre os usuários mais e menos exigentes. Para quem já tem o LG G2, e decidir colocar lado a lado com o LG G3, vai perceber a maior nitidez da tela do modelo mais novo. Gráficos mais perfeitos e praticamente sem serrilhados, além de oferecer uma coloração levemente mais viva. Se você já achava a tela do G2 algo muito bom, a impressão obtida com o G3 é de algo ainda melhor.

Por outro lado, é uma diferença de qualidade relativamente pequena, que só será percebida mesmo pelos mais exigentes. A maioria dos usuários vão perceber que a tela do LG G2 é igualmente excelente, com exibição final de gráficos impecável, e um resultado muito bom para todas as atividades (navegação na web, vídeos, fotos, etc). Logo, para quem não tem interesse em investir no G3 por conta disso, pode manter o seu G2 por mais algum tempo, ou economizar algum dinheiro comprando o modelo lançado no ano passado, que ainda assim estará adquirindo um smartphone com uma tela muito boa (uma das melhores no mercado mobile, para ser mais claro).

 

Sistema Operacional e Interface de Usuário

Os dois smartphones ainda contam com a versão Android 4.4.2 KitKat (sem previsões para atualização para uma versão mais recente). A diferença é que, de forma nativa, o LG G3 possui a nova interface de usuário LG Optimus UI 3.0, enquanto que o LG G2 – de forma nativa – ainda preserva a interface antiga.

Screenshot 2014 08 23 15 44 36 Review | LG G3

O LG G3 carrega algumas novidades que podem ser adicionadas ao LG G2, caso o modelo antigo esteja rooteado e com uma ROM alternativa. Por exemplo, o software de câmera minimalista do G3 está presente nas ROMs Cloudy e Optimus para o G2. Para quem já tem uma certa experiência no assunto, e já contam com o aparelho por mais de seis meses, pode ser uma boa ideia instalar uma ROM alternativa para obter não só a nova interface, mas algumas de suas vantagens e novidades de software. Aliás, é uma opção que eu recomendo fortemente, pois as melhorias são consideráveis.

ATENÇÃO: para os menos experientes, ou para quem tem receio de perder a garantia na troca da ROM, esqueça tudo o que eu escrevi no parágrafo anterior.

2013 11 15 20.32.11 Review | LG G2

Outra alternativa (menos invasiva e mais simplória) é instalar uma launcher que reproduz parte da interface do G3 no G2. Não é exatamente a mesma coisa, mas é um paliativo. Você não recebe todos os recursos do software novo, assim como suas melhorias. Nesse aspecto, a nova interface da LG, apesar de não contar com diferenças significativas na sua disposição geral, é mais integrada ao hardware, oferecendo uma experiência de uso mais prazerosa, deixando o G3 mais funcional.

 

Câmera

Os dois modelos contam com câmeras similares, com sensor de 13 megapixels e estabilizador óptico de imagem (OIS), com a vantagem do LG G3 contar com um OIS com tempo de resposta menor, e uma abertura de imagem com maior captação de luz. Outros diferenciais são a presenta do flash LED duplo e sensor de laser no modelo mais novo.

Screenshot 2014 08 30 18 12 43 Review | LG G3

Na prática, os dois modelos são capazes de capturar fotos com qualidade similar, principalmente se o usuário do G2 optar pela troca da ROM pela Cloudy G3 ou Optimus G3. O software de câmera nativo do G2 tem aquele problema de comprimir demais as imagens das fotos registradas com luz artificial ou baixa luminosidade, com o objetivo de reduzir o ruído das fotos nessas condições. Esse é um problema de software que pode ser resolvido ou com a troca da ROM ou, na pior das hipóteses, com outro aplicativo de câmera (recomendo o Camera Zoom FX, que é, na minha opinião, o melhor entre os apps pagos de câmera).

DSC01222 Review | LG G2

Na parte de vídeos, o LG G3 é capaz de gravar em 4K a 30 FPS, enquanto que o LG G2 grava vídeos a 1080p em 60 FPS. O G3 também possui sistema de slow motion a 120 FPS. Com ROMs alternativas, você consegue alguns desses recursos com o G2. Se manter a ROM stock, nada de novidades.

A câmera frontal dos dois modelos conta com a mesma resolução de 2.1 megapixels, e a regra da compressão de imagem do G2 é a mesma: se você mudar o software de câmera, a qualidade final do modelo antigo recebe uma boa melhorada. O G3 também oferece aquele recurso de registro de selfies sem precisar tocar na tela do smartphone (com contador regressivo quando a câmera identifica o gesto com a mão do usuário). Esse recurso você também só encontra no LG G2 se você instalar uma ROM alternativa no dispositivo.

 

Games

Os dois modelos desempenharam muito bem durante o período de testes os jogos que normalmente utilizo nos reviews. Nesse aspecto, a não ser que você realmente faça questão de uma tela um pouco maior (o que em muitos casos não adianta muita coisa, já que a grande maioria dos jogos não contam com resolução maior que a HD), tanto importa qual modelo você vai escolher: o desempenho para os jogos será o mesmo, ou seja, a melhor possível.

Screenshot_2014-08-30-17-02-03

Um detalhe que é importante destacar: na época em que testamos o LG G3, ele não era compatível com o jogo Real Racing 3. Não sabemos o motivo disso (pode ser pela resolução da tela, pois nos quesitos processador, GPU e RAM, não haviam motivos para que não fosse funcional). É possível que quando você estiver lendo essa análise no futuro, o jogo já esteja compatível com esse modelo. Porém, é necessário fazer esse registro, para simples observação.

 

Bateria

Os dois dispositivos contam com a mesma bateria de 3.000 mAh. Por conta disso, a autonomia de bateria do LG G3 é naturalmente menor, justamente pelo seu hardware mais potente, tela maior e com maior resolução. Porém, as diferenças de autonomia não são tão gritantes assim. É claro que com o LG G2 você tem um tempo útil maior com o dispositivo, e muita gente pode valorizar isso. Mas como o G3 possui recursos para economia de bateria que não estão presentes no modelo do ano passado, dependendo do perfil de uso, é possível alcançar o mesmo tempo de uso nos dois modelos.

2013-11-07 22.17.00

Obviamente para quem tem um uso mais exigente, ou para quem precisa ter o smartphone funcionando a maior parte do tempo, o LG G2 pode ser uma opção mais vantajosa. É mais certo que o G2 chegue ao final do dia funcionando com alguma bateria do que o G3. Mas eu repito: os resultados podem variar, de acordo com o perfil de uso.

 

Desempenho

Em linhas gerais, o LG G3 possui um desempenho mais limpo e fluído, pois harmoniza melhor a sua nova interface Optimus com o seu hardware. Porém, o LG G2 não fica muito atrás. Tudo vai depender também do tipo de software que está instalado no dispositivo: usar o G2 com a ROM stock pode significar um desempenho um pouco mais “travado”, com perda de fluidez e desempenho em alguns momentos. Isso pode ser minimizado (ou resolvido) com uma ROM alternativa.

Screenshot_2014-08-29-22-01-50

Como já destaquei nesse review, as ROMs Cloudy e Optimus se aproximam muito da experiência de uso do LG G3. Também é possível obter um desempenho melhor do que a ROM padrão com a popular CyanogenMod 11, que oferece uma experiência de uso diferente, mas potencializa os seus recursos para tornar o smartphone melhor do que já é.

Ou seja, se você está preocupado em ter nas mãos um smartphone que vai te oferecer uma performance elevada no uso diário (independente do seu nível de exigência), os dois modelos podem te entregar isso. Não necessariamente você precisa trocar o seu G2 para obter uma performance ainda maior. A não ser que você queira os recursos diferenciados do G3.

 

Outras Diferenças

Antes de concluir, vale a pena destacar que o LG G3 possui uma velocidade máxima de dados teoricamente maior que o LG G2 (150 Mbps, contra 100 Mbps). Isso não quer dizer que você vai obter essa velocidade na hora de realizar os downloads via 3G ou 4G, já que os resultados podem variar de acordo com o plano de dados contratado por você, ou com a qualidade do serviço oferecido pela sua operadora. Logo, tal fator não faz muita diferença nesse comparativo para efeitos práticos.

Além disso, o alto-falante traseiro do LG G3 é nitidamente mais potente que o alto-falante na parte inferior do LG G2. A mudança no posicionamento desse item não só oferece um benefício na espessura mais fina do modelo mais novo, mas ao que parece, também resultou em uma qualidade final de áudio melhor, o que é algo sempre bem vindo.

DSC02990

Por último, mas não menos importante, uma diferença relevante a favor do LG G3: a sua maior capacidade de armazenamento. Muitos usuários do LG G2 (ou compradores em potencial) apontavam como um dos pontos fracos do modelo lançado no ano passado a ausência de um slot para cartões microSD, deixando sua memória limitada aos 16 ou 32 GB de armazenamento. No G3, isso mudou: o microSD pode ser de até 128 GB de armazenamento, e esse é (talvez) um dos diferenciais mais relevantes a favor do modelo novo. Se você não quer se preocupar em armazenar os seus itens pessoais no dispositivo (músicas, fotos, vídeos, etc), o LG G3 é a sua escolha.

 

Conclusão

O LG G3 é uma boa evolução na proposta apresentada pelo LG G2, mas pode não conter mudanças relevantes o suficiente para justificar uma troca, ainda mais pelos valores sugeridos pelo novo modelo (preço oficial de R$ 2.299, mas é possível encontrar em promoções de e-commerces nacionais a R$ 1.499). O G2 ainda é um excelente smartphone, e para aqueles que possuem esse modelo, ainda podem aproveitá-lo por mais algum tempo – ou pelo menos até as promoções de final de ano, onde algumas lojas decidem reduzir o preço dos modelos mais novos.

DSC03139

Agora, para quem não tem o G2, e pensa em comprar um modelo top de linha, o LG G3 a R$ 1.499 é um grande negócio. É um dos melhores smartphones de 2014, oferecendo uma usabilidade excelente, um desempenho muito bom, a melhor tela do mercado mobile no momento e uma câmera muito eficiente. É claro que para aqueles que não contam com tanto orçamento para realizar esse investimento podem optar pelo LG G2, desde que estejam cientes das diferenças descritas nessa análise. Afinal de contas, ainda estamos falando de um modelo que no começo de 2014 era o top de linha da LG.

De qualquer forma, é importante deixar muito claro que tanto o LG G3 como o LG G2 são excelentes smartphones, que atendem muito bem as necessidades de usuários com diferentes perfis e necessidades. Independente de sua escolha, ela será acertada. Basta que você identifique exatamente o que você espera (ou precisa) do dispositivo de sua escolha.

Para ler o review do LG G2, clique aqui.

Para ler o review do LG G3, clique aqui.

 

19361979

LG G2

19361979

LG G3

 

Review em Vídeo