Este vai ser o primeiro review que faço de uma empresa que resolve mandar um produto para review para o TargetHD.net. E acredite, para quem ler este post até o final, vai valer a pena.

No mês de dezembro de 2009, recebi contato da empresa Proporta, situada na Inglaterra, mas com representação comercial no Brasil. Depois de alguns contatos por e-mail, me foi oferecido o envio de alguns produtos para reviews e análises. E o primeiro que chegou foi esta capa para netbook. Teve uma certa demora para a entrega (na verdade, da data aproximada de envio até chegar por aqui foram um pouco mais de 30 dias), mas quando recebi, pude entender o porquê: envio internacional.

Ok, vocês podem me perguntar: por que eu faria um review de uma capa de um netbook? Afinal de contas, não é um gagdet. E este é um blog de gagdets e tecnologia, oras… Bom, para responder aos mais afoitos: caso vocês não tenham se dado conta, acessórios de tecnologia são itens que todos nós necessitamos adquirir, e são tão obrigatórios e necessários quanto os gadgets que nós tanto amamos. Além disso, muitas pessoas que compram seus produtos se esquecem que eles são produtos caros, e que merecem a devida proteção para os desafios do dia-a-dia. Logo, passar dicas de como conservar seu equipamento (que, em alguns casos, pode chegar aos milhares de reais) é também a missão do TargetHD.net. E os netbooks já são itens fundamentais para os bloggers e pessoas que querem ficar conectadas o tempo todo.

Antes de começar, devo registrar que, como o produto veio do Reino Unido, a empresa mandou junto com o produto um pacotinho de chá inglês. Ainda não abrimos para experimentar, mas deve ser muito bom. De qualquer modo, se eu não provar, minha esposa vai fazer e saborear o chá. Quem sabe ela não toma coragem e vem aqui no blog escrever o review de um chá inglês genuíno.

Fim da enrolação, vamos começar a analisar a capa enviada. Ela vem em uma embalagem plástica simples, e com panfletos de propaganda de outros produtos da Proporta. Levando em conta que não é nenhum produto frágil, e que não possui nada que possa ser quebrado/danificado, é mais do que o suficiente. Quando se pega no produto pela primeira vez, dá-se a impressão mesmo que ele é maior do que um netbook de 9 ou 10 polegadas.

A capa em si é simples e direta, sem muitas frescuras no seu aspecto visual, o que a deixa mais sóbria, e isso é bom para quem deseja transportar o netbook em um ambiente corporativo ou em uma reunião mais séria (se bem que é muito provável que o fabricante tenha opções de cores mais, digamos, “alegres”). Apenas tarjas na parte inferior para dar um contraste na cor preta, que predomina no produto. No seu verso, nenhum detalhe adicional, fora a marca impressa.

Um detalhe que vale aqui ressaltar: nos cantos das laterais superiores existe um espaço de sobra. É bem pouco, mas é diferente dos modelos que estou acostumado a ver. Na capa que acompanha o Positivo Mobo, por exemplo, ele deixa o netbook completamente coberto e acondicionado. Este detalhe, por mínimo que seja, pode irritar alguns mais detalhistas, que desejam que seu portátil fique completamente protegido. Mas não é motivo para você abandonar a capa; afinal de contas, além de ficar protegido nela, o material é muito gostoso de se segurar por fora, te dando uma firmeza considerável, evitando escorregões e eventuais acidentes por causa de suor nas mãos.

Ele é fechado por velcro, que já é tradicional neste tipo de produto. Um velcro por toda a sua extremidade, e outros dois, que fazem a fixação. Fica bem preso quando fechado.

A parte de dentro é revestida com um material que realmente deixa o netbook livre de riscos e arranhões, mas não é um material acolchoado. Mas não se preocupe: dificilmente você vai achar uma capa para netbook que tenha uma proteção mais reforçada para impactos mais bruscos. Mas também, vale aqui um conselho: um netbook tende a ser mais delicado do que um notebook, que já é algo delicado. Lembre-se que ele usa componentes pequenos e móveis, e como a maioria dos netbooks de 10″, ele possui uma HD, e não uma SSD (que aguenta um pouco mais de pancadas, mas não faz milagre). Logo, tente não ser um desastrado completo na hora de transportar o seu portátil por aí.

Uma das coisas que me incomodou no produto: seu acabamento. Seu fundo tem um misto de colado com costurado que poderia ser feito de modo que protegesse as costuras. Isso, com o decorrer do tempo, pode descosturar a capa e você pode ficar na mão completamente. Alguns pequenos fios soltos na costura do detalhe na parte externa também foram observadas, mas isso não chegou a incomodar tanto quanto o detalhe interno.

Como eu não estava com nenhum netbook em minha residência (infelizmente, mas isso será resolvido em breve… aguardem), eu acabei utilizando uma revista para testar o seu espaço interno. Uma revista comum é um pouco maior do que pode ser um netbook de 10″, logo, fica perfeito para este teste de acondicionamento. A revista coube perfeitamente, sem ficar justo em nenhum dos pontos. Logo, um netbook vai ficar perfeitamente acomodado na capa protetora. Dependendo, até cabe alguma revista ou DVD junto com o netbook (sem a capa plástica do DVD).

Por fim, no meu parecer, o produto está: APROVADO. Alguns detalhes podem incomodar o usuário mais exigente, ou com um olho mais apurado, mas não impedem de dizer que é um bom produto, e que cumpre com o seu propósito de proteger o seu portátil. Mesmo porque um gagdet é um investimento, e protegê-lo de riscos, arranhões, chuva e poeira, é fundamental.

Para mais detalhes deste e de outros produtos da Proporta, é só você clicar aqui para acessar.