Mais um review de câmera digital no TargetHD. Dessa vez, analisamos uma câmera digital “point and shoot” da Samsung, a SL605, que chega com a proposta de ser prática para aqueles que não querem se complicar na hora de registrar as fotos de fim de semana, nas festas, viagens e baladas. A câmera oferece recursos interessantes, que facilitam a vida na hora das fotos, sem pesar muito no bolso.

A SL605 é realmente compacta. Ela cabe tranquilamente na palma da mão, e é do tamanho aproximado de um smartphone de tela de toque (exceto pela sua espessura, que é visivelmente maior). Prática para ser levada ao bolso ou na bolsa, sem fazer muito volume.

O produto que testamos está em carcaça em preto sólido, sem muitos detalhes. Na parte superior, apenas o botão de disparo e o botão de liga/desliga. Simples assim.

Em uma das laterais, encontramos o slot para conector do cabo USB…

… que aberto, fica desse jeito.

Na parte inferior, temos o slot para instalação do tripé, além do slot de baterias e cartão de memória.

Aqui a tampa do slot de bateria e cartão de memória aberto.

Com bateria e cartão de memória. O cartão incluso no modelo de testes foi o de 4 GB, que são suficientes para aproximadamente 1.100 fotos, e mais de 30 minutos de vídeo com áudio.

Sua bateria é de 740 mAh, que são suficientes para mais de 300 fotos. Uma boa média, mas algumas câmeras conseguem uma autonomia de uso maior.

Detalhe da parte inferior da SL605, com seus parafusos e sua construção bem compacta.

Detalhe da outra lateral da câmera.

Seu flash produz boas fotos à curta/média distância em condições de baixa luminosidade e/ou à noite. O usuário pode se beneficiar do modo noturno da câmera, que ajusta os seus recursos para fotos em condições precárias de luz. Nos testes feitos, algumas fotos ficaram com uma “sombra” na parte direita da foto, mas isso foi resolvido com alguns ajustes manuais. Se o objeto da foto estiver próximo de você, sua foto noturna estará garantida.

Sua lente possui recursos de zoom ótico e zoom digital. Como na maioria das câmeras “point and shoot”, prefira o zoom ótico para não ter problemas de ruído ou distorção de imagem. Os resultados foram bem favoráveis em fotos com objetos bem próximos, como utilizamos nos reviews de produtos.

Visão geral da parte traseira da câmera, com sua tela e seu painel de comandos.

Um dos grandes diferenciais da Samsug SL605 é o seu painel de botões e comandos. Seus botões são emborrachados, devidamente protegidos, uma vez que a câmera é resistente à poeira e outros objetos estranhos. Isso aumenta a segurança do produto, mas pode dificultar um pouco a visualização das funções dos botões e de seu acionamento. Toda a parte de descrição dos botões estão em preto, em relevo, e à noite, sua visualização se torna mais complicada.

Sua tela é bem iluminada, permitindo que o usuário consiga ver todas as informações com clareza. Mesmo com a tela contra a luz, é possível se fazer uma leitura dos recursos com relativa tranquilidade, com uma boa visualização da imagem a ser fotografada.

Os principais recursos ativos da câmera ficam representados em ícones na lateral direita, como quantidade de megapixels da foto, qualidade da foto, ajuste de macro, entre outros. O contador de fotos e quantidade de bateria restante ficam na parte superior. Todos bem visíveis, como devem ser.

Seu menu principal fica disposto dessa forma. Sua navegação é feita pelos botões de atalho no painel lateral. Tudo representado com texto e ícones. Sua navegação é simples, e o usuário não terá dificuldades em encontrar os principais recursos e ajustes para uso da câmera.

Outro destaque da Samsung SL605 é esse modo noturno. A câmera possui um botão dedicado para esse modo, que ajusta a câmera para especificações que melhoram os seus recursos para fotos noturnas. Independente do modo que você ativou anteriormente (foto automática, vídeos, etc), ao apertar esse botão, ele prepara a câmera para que você tire fotos com baixa luminosidade.

Outros recursos como redutor de olhos vermelhos, flash e macro possui teclas dedicadas, e alguns desses itens com opções adicionais para uma melhor qualidade de fotos.

Seu modo de galeria de imagens. A câmera exibe a numeração das fotos tiradas, identificando para uma remoção de fotos diretamente da câmera.

Caso necessite remover várias fotos/vídeos armazenados, também é possível.

Na caixa do produto, ainda estão inclusos:

Adaptador para rede elétrica, com USB, para que possa ser conectado na tomada de energia de sua casa, utilizando o cabo USB incluso no kit do produto.

O kit ainda inclui CD de instalação, certificado de garantia e manual de instruções.

Por fim, a câmera digital Samsung SL605 está APROVADA. Ela fica na média da maioria das câmeras digitais de sua categoria, apresentando bons recursos de imagem e boa qualidade de fotos para quem quer registrar os momentos de sua vida de forma simples e objetiva. Pelo seu preço relativamente baixo, não podemos exigir recursos mais avançados, como filmagem em HD. Mas para o que ela se presta a fazer, ela faz muito bem, e pode ser uma forma interessante para quem vai começar a fotografar os melhores momentos de sua vida.