TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Review | Blu Studio 8X HD | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Review | Blu Studio 8X HD

Review | Blu Studio 8X HD

Compartilhe

blu studio 8x hd

 

É altamente recomendável que você deixe guardado em algum lugar um smartphone de backup. Você nunca sabe quando você pode precisar, ou quando o seu dispositivo principal será roubado, danificado, perdido ou alguma outra tragédia que pode acontecer.

Não queremos que esses problemas aconteçam com você, certo? Mas se acontecer…

Eu preferi prevenir do que remediar. Precisava de um smartphone Android simples e compatível com os aplicativos que mais utilizo no dia a dia. Por isso, escolhi o Blu Studio 8X HD, um smartphone simples, com hardware de entrada, com especificações modestas, mas que faz o básico.

Mas… o quanto vale essa simplicidade? Será que ela traz mais dores de cabeça do que benefícios?

Vamos descobrir no review a seguir.

 

 

Características Físicas

 

20161015_181529

 

O Blu Studio 8X HD lembra muito um Moto G. Tem linhas simples e sóbrias, oferecendo um bom agarre para um uso diário. A construção do aparelho é de boa qualidade, mesmo sendo um dispositivo de entrada.

 

20161015_182320

 

Os botões de controle de volume e de liga/desliga/bloqueio de tela ficam todos do lado direito, seguindo o padrão de dispositivos de outras marcas.

 

20161015_1823260

 

Porém, o conector do cabo USB fica na parte superior, do mesmo lado que está o conector de fones de ouvido. Confesso que isso não me agrada muito.

 

20161015_1822440

 

Na parte traseira, destaque para o acabamento em relevo, algo que é bem vindo para um dispositivo com suas características.

 

20161015_182403

 

Por dentro, temos a bateria removível, os slots para os cartões SIM e o slot para o cartão microSD.

 

20161015_1815530

 

De um modo geral, apesar de sua simplicidade de conceito, o Blu Studio 8X HD está dentro das expectativas. Não desabona, nem surpreende nesse quesito.

 

 

Tela

 

20161015_1825410

 

O Blu Studio 8X HD tem uma tela de 5 polegadas, com resolução de 1280 x 720 pixels, com densidade de 294 pixels por polegada.

É tela suficiente para a maioria dos usuários que querem um celular simples para as necessidades mais básicas. Oferece uma quantidade de brilho bem ajustada, e cores vivas em diferentes situações.

 

20161015_1825310

 

O seu toque na tela é um pouco menos sensível que outros dispositivos mais completos, mas tudo é uma questão de adaptação. Os usuários menos exigentes precisam abrir mão de algumas coisas para ter um smartphone mais barato.

Nesse caso, uma dessas coisas é a tela. Mesmo assim, o dispositivo é utilizável.

 

 

Sistema Operacional e Interface de Usuário

 

screenshot_2016-10-16-15-33-46

 

O modelo que estou utilizando recebe o sistema operacional Android 4.4 KitKat, mas há sites que confirmam que o dispositivo é compatível com o Android 5.1 Lollopop. Confesso que não tentei o update, mas é possível dar a informação como segura, já que outras pessoas também fizeram esse teste.

De qualquer forma, o Android desse modelo é praticamente puro, pelo menos na interface. As poucas modificações no software eliminaram os itens que não são considerados essenciais, além de adicionar o acesso root, algo bem vindo para customizar recursos.

 

screenshot_2016-10-16-15-33-56

 

O sistema roda de forma fluída a maior parte do tempo, mesmo com um hardware com restrições. A interface não oferece novidades em relação ao que já conhecemos no Android KitKat puro da Google.

Pesando na simplicidade do conceito, a Blu fez o que tinha que fazer nesse aspecto.

 

 

Qualidade de Áudio

 

20161015_181546

 

Esta é uma bola dentro da Blu.

O alto-falante superior para chamadas é audível o suficiente para uma boa conversação em um local com ruído moderado.

O alto-falante inferior, para reprodução multimídia é alto o suficiente. Além do esperado em algumas situações.

 

20161015_182307

 

Em ambos os casos, o software customizado da Blu pode oferecer um ganho na potência dos alto-falantes, deixando esse aspecto do dispositivo como algo muito positivo.

Entre tantas restrições, essa não impediu uma avaliação positiva.

 

 

Internet

 

O Blu Studio 8X HD possui conectividade 3G, o que limita um pouco o usuário na hora de navegar na web o no streaming de vídeo, mas viabiliza o uso de comunicadores instantâneos e redes sociais, além de uma navegação mais básica.

Na conectividade, o WiFi do aparelho é um pouco mais lento do que os seus concorrentes diretos de preço, mas também tende a funcionar bem para essas finalidades mais básicas.

Apresentou um pouco de dificuldades na hora de instalar aplicativos de grande volume, mas tudo dentro do esperado para um produto de suas características mais restritas.

 

 

Câmera

 

20161015_182255

 

O Blu Studio 8X HD possui câmeras frontal e traseira de 5 MP, de qualidade apenas mediana. São suficientes para você registrar fotos para as redes sociais sem problemas (ou pelo menos todos vão identificar o que é na foto), mas não alcançam a mesma qualidade das câmeras de modelos mais avançados.

 

img_20161016_114242 img_20161012_204109 img_20161016_114343

 

Algo esperado. Estamos falando de um Android básico, de entrada, que se propõe a ser econômico e funcional nas necessidades mais comuns e imediatas.

 

img_20161016_114408 img_20161016_114418

 

Aqui, a regra é mais o menos a mesma encontrada nos modelos mais simples: qualidade razoável com boa luminosidade, uma boa quantidade de ruído com baixa luminosidade ou luz artificial.

O flash é um placebo que pode funcionar em momentos pontuais. Mas reforçamos que os mais exigentes não podem pedir muito do dispositivo nesse aspecto.

 

img_20161016_114302

A câmera frontal conserva os mesmos 5 MP, e mantém o mesmo padrão de qualidade do sensor traseiro: apenas fotos razoáveis ou boas o suficiente para compartilhar casualmente nas redes sociais.

Mais uma vez lembramos que, por ser um dispositivo de entrada, algumas restrições seriam naturais, visando uma melhor relação custo-benefício. E nesse caso, as câmeras foram claramente sacrificadas.

 

 

 

Games

 

Apesar de contar com um processador octa-core, o Blu Studio 8X HD tem apenas 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento. E isso mata qualquer possibilidade de execução de jogos mais complexos.

Mesmo sendo possível eventualmente transferir aplicativos e jogos para o cartão de memória, esta não é a melhor combinação para quem visa um melhor desempenho na execução dos jogos.

Logo, os gamers mais convictos devem pensar em um produto com especificações mais elevadas. O modelo até roda jogos mais casuais, mas nada além disso.

 

 

 

Bateria e Armazenamento

 

20161015_1824100

 

O modelo conta com uma bateria de 2.000 mAh (removível), que são suficientes para um dia de uso moderado. Nesse aspecto, a Blu fez um ótimo trabalho ao customizar o Android pensando nessa necessidade.

Como a sua ROM tem vários recursos nativamente suprimidos e a adição de um gestor de bateria por software garantem uma vida útil da bateria bem satisfatória.

 

20161015_181614

 

Na parte de armazenamento, o smartphone da Blu conta com apenas 4 GB nativos, com pouco mais de 2 GB disponíveis para aplicativos e dados do usuário.

Logo, muita atenção na hora de instalar e armazenar arquivos. A limitação para apps é grande, mas o fato de alguns aplicativos também armazenarem dados na unidade pode comprometer o desempenho geral do dispositivo.

 

 

Desempenho

 

Apesar de contar com suas restrições de hardware, o Blu Studio 8X HD até entrega um desempenho aceitável, para o que se propõe a fazer.

Durante o tempo que utilizo o smartphone, os engasgos e travamentos esperados foram em momentos pontuais (várias mensagens recebidas ao mesmo tempo no WhatsApp, por exemplo).

Desse modo, fica confirmado que, se o usuário fizer um uso básico do dispositivo (e-mails, redes sociais, navegação na internet, reprodução de música e vídeos via streming e comunicação instantânea), o dispositivo atende muito bem essas necessidades.

No caso dos jogos, os mais básicos podem rodar sem problemas. Eu vi em alguns vídeos jogos mais exigentes rodando no dispositivo com algumas restrições gráficas. Mas não imagino ser uma regra para todos os usuários.

 

 

Conclusão

 

20161015_181538

 

O Blu Studio 8X HD está aprovado.

Para o que se propõe a fazer, ele consegue fazer de forma minimamente competente. A sua relação custo-benefício é muito boa, e para quem precisa de um smartphone de backup, é uma excelente alternativa.

É importante ter sempre em mente que estamos diante de um modelo de entrada, mesmo com um processador octa-core.

A baixa quantidade de RAM e armazenamento limitam as possibilidades do dispositivo.

Mas não o impedem de ser funcional para os menos exigentes. E por isso recomendamos a compra do produto para quem compreender suas características.

 

 

Review em Vídeo

 

 


Compartilhe