A Proporta enviou mais um produto para testes e review no TargetHD, e é mais um produto daqueles que todo geek deve levar na mochila. Afinal de contas, nunca vamos saber quando exatamente vamos ficar sem bateria nos nossos gadgets, notebooks e outros dispositivos eletrônicos vão ficar sem bateria. Por isso, apresentamos a bateria Proporta USB TurboCharger 7000, um modelo que vem atualizado para as necessidades dos dispositivos mais recentes, e que pode ser uma mão na roda para quem quer ter a certeza que o seu produto vai funcionar o dia inteiro.

A ideia do produto é simples e bem funcional: você leva o seu smartphone, tablet ou outro dispositivo com bateria recarregável via USB para todo e qualquer lugar. Vai ter uma hora que esse produto vai precisar ser recarregado, e você não tem uma tomada por perto. É aí que a bateria USB TurboCharger 7000 entra em ação.

O produto é basicamente uma bateria com duas portas USB de diferentes voltagens, que armazenam a energia que você previamente carregou em sua casa, e na hora que você precisar recarregar o seu dispositivo, é só conectar nessa bateria, que o gadget é recarregado, dispensando assim o uso de tomadas ou outras fontes de energia. É uma forma inteligente e eficiente de recarga, além de reforçar os seus intuitos de mobilidade. Mesmo porque não é em qualquer lugar que você vai encontrar uma tomada dando sopa por aí, não é mesmo?

O kit do produto vem muito bem acondicionado, em um blister de proteção, e a já tradicional sacola da Proporta com cabos e plugs conectores também acompanha o produto.

O produto vem com adaptador para a maioria dos principais dispositivos existentes no mercado. Digo a maioria, pois como o novo iPhone possui um adaptador para 19 pinos, ele fica de fora dessa lista por razões mais do que óbvias. Além disso, mesmo que o seu dispositivo não conte com um adaptador específico fornecido pela Proporta, ou você pode comprar esse plug adaptado de forma opcional, ou pode utilizar o próprio cabo carregador original do seu produto, desde que ele seja compatível com portas USB. Um dos benefícios do produto é ser compatível com os cabos originais dos dispositivos, mas disso eu falo mais para frente.

O USB TurboCharger 7000 é um produto compacto, se levarmos em conta o tamanho dos dispositivos que levamos no bolso ou na mochila durante as jornadas do dia a dia. Abaixo, temos imagens que comparam o tamanho do produto com o iPhone 4, e você verá que a diferença de tamanho é mínima.

Comparando a espessura dos dois produtos, a bateria da Proporta tem uma espessura um pouco maior.

Vale considerar que na parte inferior da bateria, temos os apoios de sustentação, que deixam o produto um pouco mais alto em uma superfície. Mas o TurboCharger 7000 ainda assim é um pouco mais espesso que o smartphone da Apple. Mas é pouca coisa.

Aqui, podemos ver a principal diferença entre os dois produtos: a sua largura. Mesmo assim, posso dizer que a bateria da Proporta é leve (mais leve que o iPhone 4, inclusive), e pode ser transportado no bolso da calça ou até no bolso frontal do paletó sem maiores problemas. Se bem que é pouco usual as pessoas transportarem seus gadgets dessa forma. A tendência é que você deixe o produto dentro da mochila mesmo, e só o utilize quando realmente precisar, que é quando o seu dispositivo estiver pedindo por uma recarga de bateria.

Falando ainda do seu design, vale a pena destacar o seu acabamento em black piano nas laterais, combinado com a predominância do material em mate da bateria. Oferece uma sensação de maior segurança esse conjunto, apesar de não impedir que as marcas de dedo fiquem presentes nas laterais.

Como disse antes, na parte inferior, a bateria possui os seus apoios, para que você possa repousar o produto sobre uma mesa, de forma confortável e funcional. Pode parecer irrelevante, mas faz uma certa diferença. Pelo menos você pode atrair alguns olhares do colega de escritório quando deixar o produto em cima de sua mesa de trabalho.

Aqui, temos os LEDs indicadores de quantidade de energia armazenada na bateria do carregador. Ao apertar esse botão central, você pode ativar os LEDs, para ter uma noção da quantidade de bateria que você ainda pode transferir para os seus gadgets.

Quando ativo o botão, a visualização da quantidade de bateria restante fica nesse estado. Os LEDs também se acendem quando você conecta um dispositivo na USB da bateria.

Mas a principal novidade desse carregador da Proporta é a sua capacidade de recarregar dois tipos diferentes de gadgets. Você vê acima duas portas USB e uma porta mini USB. A mini USB é bem óbvia, e serve para recarregar a bateria portátil. A porta USB da esquerda é para os produtos com baixa voltagem (smartphones, MP3 players e videogames portáteis), enquanto que a da direita é utilizada para recarregar produtos de alta voltagem (principalmente tablets). É possível você recarregar um produto de baixa voltagem na porta de alta voltagem, mas se você precisa recarregar ao mesmo tempo o seu iPhone e iPad, recomendo que utilize cada porta para a sua respectiva função. E esse tipo de praticidade vale a pena ter. É algo que eu, você e todo geek que se preze considera essencial para a sua agitada vida de geek itinerante.

Sobre o seu funcionamento, o USB TurboCharger 7000 da Proporta cumpre o que promete. Sua bateria de 7.000 mAh (conforme o seu nome indica) opera com 5V de entrada e saída (entrada de 1A, saída de 2.1A). Com uma autonomia de bateria como essas, você pode recarregar a bateria do seu iPhone completamente por, pelo menos, quatro vezes completas, e o seu tablet por, pelo menos, uma vez e meia, sem precisar recarregar a bateria do carregador portátil. Com isso, você pode tranquilamente “se esquecer” de recarregar o TurboCharger no seu computador em algum dia de descanso, que você ainda possui alguma “sobra” de autonomia para poder recarregar completamente o seu smartphone, se assim necessitar.

Abaixo, o iPhone 4 sendo recarregado com a porta de alta voltagem conectada no smartphone.

O carregador é compatível com todo e qualquer tipo de tablet, e com a maioria dos dispositivos USB testados, com uma excelente performance durante a recarga. Inclusive consegui recarregar produtos que achava improváveis de sua compatibilidade, como a câmera digital da Samsung que utilizei para registrar as fotos desse review, uma vez que o produto também usa uma porta USB para se comunicar ao produto.

Outra boa notícia que o TurboCharger 7000 da Proporta oferece ao seu usuário é que ele pode recarregar com o cabo original do produto a ser recarregado. Não é sempre que você vai sair com um saquinho cheio de adaptadores para conectar o seu gadget ao carregador, e em muitos casos é muito mais prático você simplesmente retirar o cabo original do produto para conectar e recarregar. Logo, essa é uma excelente pedida, e uma ótima alternativa para quem prefere essa opção para recarregar os seus gadgets.

Por fim, a bateria USB TurboCharger 7000 da Proporta está APROVADA. É mais um gadget que é indispensável para quem quer uma vida mobile mais livre e eficiente, e precisa garantir que o seu produto vai funcionar o dia inteiro. Não é um produto tão caro, e se adquirido no site da Proporta, pode ser enviado para o Brasil (em alguns casos, com frete internacional gratuito). Para você, que vive fora de casa, e quer garantir o bom funcionamento dos seus produtos, vale a pena considerar a compra de um desses no final do ano.

Abaixo, o review em vídeo, que mostra o produto em funcionamento.