Mais um review para o blog TargetHD.net. Recebemos uma série de produtos da Zagg para testes e análises, e nas próximas semanas, vamos publicar o resultado dos testes desses produtos. Começando hoje pela base para notebook Ergo Sound Hub SN908-I.

O primeiro ponto que destacamos no produto é sua embalagem que vem em um blister reforçado, bem acondicionado. É de se imaginar que um produto como esses viesse em uma caixa, mas em virtude de sua parte de acrílico, o blister acaba sendo mais seguro.

Fora do blister, a primeira impressão que temos da base é que ela é visualmente mais incrementada que os concorrentes, seguindo uma proposta de oferecer um produto com linhas mais modernas. Seu design certamente vai se integrar bem no ambiente do escritório ou na sala onde o seu netbook normalmente fica.

Na parte inferior, temos uma base de sustentação, para manter o netbook seguro enquanto ele estiver na base. A parte do suporte conta com um material levemente emborrachado, evitando que o seu notebook fique marcado com o longo tempo de uso na base.

Na parte superior, temos a base curvada em acrílico, e cooler, para ventilar o seu notebook, estrategicamente colocado na parte central da base. A parte acrílica tem uma elevação de até 26 graus, deixando a parte do teclado mais inclinada. Não é tão difícil de se acostumar com essa inclinação para digitar, porém, dependendo da altura que sua cadeira estiver, os seus punhos podem ficar raspando na parte inferior da base (área levemente emborrachada, que dá apoio ao notebook), o que pode resultar em algum incômodo. Mas, em princípio, com esse posicionamento, você tem uma postura confortável para ver as informações na tela e digitar.

Nas laterais da base, temos os alto-falantes de 2W, que assumem o controle de áudio do notebook. O som reproduzido é de boa qualidade, e o case oferece controles laterais de volume e entradas de áudio, que vamos ver em mais detalhes ao longo desse review.

Visão geral da lateral do case da Zagg. Aqui, você pode ter uma boa ideia do tamanho dos alto-falantes do produto.

Na lateral inferior direita, temos uma chave de liga/desliga para o ventilador central.

Visão geral da parte traseira do produto. Reparem que na parte inferior da base, você tem o mesmo material emborrachado, para preservar a sua mesa de trabalho.

Na parte inferior, temos o hub USB, com três portas extras para você carregar o seu smartphone ou câmera digital, deixando as portas USB do seu notebook livres para coisas mais importantes. Além disso, você tem uma entrada de 5V, para conectar o produto na rede elétrica da sua casa ou escritório, para quem não quer utilizar a porta USB do notebook (adaptador não incluso, mas pode ser encontrado nos mercados alternativos de bugigangas eletrônicas).

Na parte traseira da base você também tem entradas para fone de ouvido e microfone, além do botão Mute, que atua nas caixas de som e nos fones conectados à base.

Na lateral inferior esquerda, temos os controles de volume dos alto-falantes integrados à base.

Visão geral da parte inferior da base…

… e da parte inferior do cooler. Tudo muito bem montado.

Para que a base funcione, você vai precisar ocupar uma porta USB do seu notebook. Logo, temos esse cabo USB integrado com essa finalidade.

Apenas como observação: temos aqui o manual de instruções dos principais recursos da base, além de quatro pés de borracha, que precisam ser colados para garantir a segurança da mesa onde ele será utilizado, e a estabilidade da base. O problema é que são apenas quatro pés extras, e você vai ter que “escolher” cuidadosamente aonde colocar. O ideal seria ter pelo menos mais quatro pés desses, para cobrir todos os pontos necessários.

O case em funcionamento: ele cumpre bem as funções prometidas, com algumas observações. Para alguns notebooks com telas com mais de 14 polegadas (como é o caso desse Sony Vaio que utilizamos), os pés traseiros do notebook podem escapar da área da base, deixando assim o notebook levemente inclinado para a esquerda ou direita. Mas nada que possa incomodar ou influenciar o bom uso do produto. Além disso, durante o uso dos hubs USB com um smartphone (para recarga da bateria), em alguns momentos, o case provocava conflitos com as portas nativas do notebook, fazendo com que o case se desconectasse do notebook. Conflitos também foram detectados com o controle de som, com alguns programas enfrentando conflitos de áudio com aplicativos de som, como o Winamp e o Windows Media Player.

Visão lateral da base com o notebook conectado.

Visão traseira da base com o notebook. Aqui, podemos ver com mais clareza do problema citado acima, onde um dos pés sobressalentes do notebook ficando fora da base.

Acima, imagem do cooler em ação, iluminado por um LED azul, que dá um toque moderno ao produto.

Por fim, a base para notebook Zagg Ergo Sound Hub SN908-I está APROVADA. É um produto com design moderno, com funções interessantes, inclusive oferecendo um som melhor para o seu portátil. É uma excelente alternativa para quem quer uma melhor postura ao usar o notebook, e para quem deseja ter uma posição mais confortável no monitor, com um som mais potente. Para quem trabalha várias horas diante do notebook, pode ser uma interessante opção.