asus zenwatch 3

 

Durante o evento Z3nvolution, o ASUS Zenfone 3 foi oficialmente lançado no Brasil, assim como toda a linha de smartphones Zenfone 3. Na oportunidade, outros produtos foram apresentados. Entre eles o ASUS ZenWatch 3.

O modelo foi lançado lá fora a algum tempo, e até então havia dúvidas se o dispositivo chegaria algum dia ao mercado brasileiro.

No passado, a própria ASUS afirmou que não valia a pena lançar smartwatches no Brasil. Parece que eles mudaram de ideia. Aliás, mudaram: agora, a marca quer “marcar presença” (sem trocadilhos), com produtos em diferentes categorias.

Recebemos uma unidade do produto, e nesse review, passamos as nossas impressões gerais sobre o dispositivo.

Será que este modelo é uma quebra de paradigma dentro da sua categoria? Ou é um “mais do mesmo”, que não fará com que o mercado de smartwatches se torne algo mais interessante para o grande público?

 

 

Review em Vídeo

 

 

 

Características Físicas

 

20161113_174215

 

O ASUS ZenWatch 3 é, definitivamente, um relógio inteligente bonito.

A ASUS se preocupou com a riqueza de detalhes desse produto, que em nada lembra um produto de tecnologia (e imagino que é exatamente isso o que a maioria dos usuários deseja).

Com uma caixa completamente fabricada em metal, temos um relógio muito resistente, com alta qualidade de construção e, mesmo assim, um produto leve para um uso diário.

 

20161113_174307

 

Se assemelha muito de um relógio de luxo na sua proposta de design, propondo inclusive um uso apenas em ocasiões especiais. Porém, é um dispositivo versátil, podendo ser utilizado como relógio de jornadas diárias e até mesmo como um relógio esportivo.

Isso é possível porque o ASUS ZenWatch 3 é compatível com qualquer tipo de pulseira disponível no mercado (desde que seja da mesma largura, obviamente).

 

20161113_174249

O sistema de remoção de pulseiras do dispositivo é relativamente simples de ser acionado (uma vez que você aprende como funciona), e dispensa o uso de ferramentas adicionais ou específicas para a substituição. Ponto para a ASUS nesse aspecto.

A pulseira que acompanhou o kit da unidade oferecida pela empresa é em tom creme, mais pensado para o público feminino, ainda mais quando combinado com o design do relógio. Porém, é um produto unissex. Basta colocar uma pulseira em tons mais escuros, que temos um belo relógio para eventos sociais e festas.

 

20161113_174303

 

Como a própria ASUS informa, o ZenWatch 3 foi meticulosamente desenvolvido para ser um produto elegante. E podemos dizer que esse resultado foi alcançado.

 

 

Acessórios

 

20161113_174134

 

Na caixa do ASUS ZenWatch 3, encontramos os manuais, uma base carregadora com cabo USB integrado e o adaptador para a rede elétrica.

Pelo menos no modelo que recebemos, há apenas uma única opção de pulseira disponível. Ou seja, para deixar o produto com o seu estilo, você terá que correr atrás de uma pulseira à parte.

Infelizmente, esse adaptador é no padrão internacional (a ASUS já havia alertado que este seria um produto importado), o que praticamente obriga o usuário a comprar um adaptador para o padrão brasileiro de tomadas.

 

20161106_174120

 

A boa notícia é a sua base de recarga é compatível com outros carregadores USB de smartphones e tablets, o que reduz um bocado de dores de cabeça.

Do mais, a base de recarga é magnética, o que facilita a conexão do dispositivo na mesma na hora da recarga.

 

 

Tela

 

20161113_174228

 

O ASUS ZenWatch 3 conta com uma tela de 1,39 polegadas 2.5D com Corning Gorilla Glass e 287 pixels por polegada. São números muito bons para um smartwatch.

Levando em conta que você pode passar a maior parte do tempo com a tela do relógio desligada, os seus números são mais que suficientes.

Porém, a título de informação, é uma tela que permite uma visualização de boa qualidade dos elementos reproduzidos na tela, além de uma satisfatória interação com esses elementos.

A tela também responde bem aos comandos de toque, resultando uma boa experiência de uso na maior parte do tempo.

 

 

Sistema Operacional e Interface de Usuário

 

O ASUS ZenWatch 3 conta com o sistema operacional Android Wear praticamente puro. Na ocasião da apresentação do produto no Brasil, a ASUS (com tom de pesar) afirmou que a Google impõe vários limites na customização do seu sistema operacional para wearables.

Nesse caso, a customização poderia ser bem vinda.

Ainda fico com aquela impressão que o Android Wear é um software simples demais, quase com impressão de experimental ou mau finalizado. A prova que o sistema operacional da Google ainda tem que crescer é a falta de otimização do software para uma melhor gestão de recursos de bateria.

 

20161113_174235

 

Tudo bem, temos que levar em consideração fatores como qualidade de tela, potência de processador e capacidade de bateria. Mesmo assim… duração de no máximo um dia de uso é algo que incomoda e muito aqueles que não são adeptos à essa proposta de produto.

De qualquer forma, e um Android Wear funcional, que entrega uma experiência de uso simples e intuitiva. Ainda apresenta algumas falhas e engasgos que não são muito bem vindos, mas confio que com futuras atualizações isso seja contornado a ponto de funcionar bem na maior parte do tempo.

Vale a pena lembrar que os recursos do relógio são gerenciados por um aplicativo próprio da ASUS instalado no seu smartphone, e que a sincronização dos aplicativos compatíveis com o universo Google é feito automaticamente, uma vez que suas contas do GMail estão sincronizadas nos dois dispositivos.

Além disso, a ASUS também conta com alguns aplicativos próprios, que permitem a instalação de novas faces (watchfaces) e aplicativos próprios da empresa para monitorização das atividades físicas, gerenciamento de contatos e recursos, entre outras funcionalidades.

 

 

Áudio

 

O smartwatch emite alguns alertas e notificações, o que faz com que seu sistema de áudio seja avaliado.

E, de forma surpreendente, o ASUS ZenWatch 3 tem uma reprodução de áudio relativamente potente (levando em consideração um produto do seu porte), o que é algo bem vindo para quem quer ficar atento com as notificações recebidas do smartphone, ou quer ser acordado todas as manhãs com o seu despertador.

 

 

Conectividade

 

Apesar de não contar com conectividade 3G ou 4G (o que o deixaria efetivamente independente para qualquer tipo de atividade), o ZenWatch 3 possui uma conectividade WiFi, o que já ajuda. Combinando com a conexão sem fio do seu smartphone, você tem um acesso à internet relativamente prático no relógio.

A conectividade Bluetooth se encarrega de parear o relógio com o smartphone, já que é através do telefone que você vai gerenciar as funcionalidades do relógio.

 

 

Bateria

 

Um aspecto que pode ser considerado o grande calcanhar de Aquiles nessa categoria de produto.

Muita gente não gosta de imaginar a possibilidade de carregar o seu dispositivo todos os dias, pois o seu relógio comum tem uma bateria que dura anos.

É claro que falamos de tipos de relógios diferentes. Mesmo assim, ter que colocar um gadget para recarregar todos os dias é um saco. Já basta o nosso smartphone fazendo isso.

Nesse aspecto, o ASUS ZenWatch 3 segue a média dos produtos de sua categoria. Dependendo do tipo de uso que você emprega ao dispositivo, a autonomia dos 340 mAh de sua capacidade pode durar mais ou menos.

Se você deixa todos os seus recursos ligados, a sua bateria dura no máximo um dia, e você fatalmente terá que proceder a recarga todos os dias. A boa notícia é que a bateria desse relógio pode se recarregar em 60% com apenas 15 minutos de carga.

Para quem optar por utilizar o relógio desconectado da rede e sem vínculo com o smartphone para receber notificações, a sua autonomia de bateria aumenta consideravelmente, podendo alcançar pelo menos três dias de uso.

 

 

Armazenamento e RAM

 

O ZenWatch 3 conta com 4 GB de armazenamento, que basicamente servem para a instalação de aplicativos do Android Wear. Como são dados que ocupam pouco volume, é um espaço mais que suficiente para todos os usuários.

Com 512 MB de RAM, o relógio tem o suficiente para executar o Android Wear de forma satisfatória, apesar de comprometer no aspecto de desempenho em momentos pontuais.

 

 

Desempenho

 

Durante os testes, na maior parte do tempo, o ASUS ZenWatch 3 teve um desempenho satisfatório, executando todas as tarefas sem maiores dificuldades.

Porém, em alguns momentos, percebi paradas críticas e travamentos. Precisei reiniciar o relógio por pelo menos duas vezes.

Entendo que esses problemas são mais por conta do próprio Android Wear do que por incompetência do hardware e software da ASUS. Como destaquei antes, não há muito espaço para customização do software por impedimento da própria Google.

Pode ser por conta do novo processador Qualcomm Snapdragon Wear, mas por histórico, eu colocaria isso mais na conta do Android Wear mesmo.

Logo, a “imaturidade” do Android Wear que destaquei um pouco antes no review se reforça aqui.

 

 

Conclusão

 

20161113_174218

 

O ASUS ZenWatch 3 é um belo smartwatch Android de luxo, que pode agradar a quem busca e deseja ter um relógio elegante e com funções inteligentes.

Deve agradar em cheio os usuários mais exigentes, ou aqueles que não enxergam no Apple Watch uma alternativa viável para essas funcionalidades.

Dentro de sua categoria e proposta de preço, é uma alternativa válida para quem está disposto a pagar por isso.

Mas ainda fica limitado ao mesmo problema dos demais produtos de sua categoria: qual é o principal apelo para o usuário médio adquirir um relógio desse?

A beleza do produto pode não ser o suficiente. Até porque nas suas funcionalidades, ele não apresenta diferenciais relevantes.

De qualquer forma, é mais uma opção disponível no mercado brasileiro.