xbox-games

A Microsoft fez uma enquete com os usuários do Xbox Live se eles estariam dispostos a revender seus jogos digitais para a loja do Xbox, recuperando 10% do seu valor em créditos na mesma loja.

As cópias físicas de videogames sempre foram fundamentais para o mercado de segunda mão, permitindo que os gamers que terminaram alguns jogos ou se cansaram deles pudessem revendê-los em lojas, estabelecimentos ou sites de compra e venda e até redes sociais para que outros gamers possam jogar esses mesmos títulos.

Nas cópias digitais, isso desaparece, já que você não pode transferir para outros usuários a titularidade de um jogo adquirido. A Microsoft então quer abrir as portas para essa opção, onde obviamente quem lucra com isso é a própria Microsoft.

xbox-customer-survey

Tudo bem, 10% do valor de um jogo pode não parecer muito, mas para muitos jogadores é melhor do que nada. Podem assim obter créditos para a Xbox Live, podendo utilizá-los na aquisição de outros jogos e conteúdos complementares aos jogos, recuperando assim parte do investimento feito no jogo original.

Temos que levar em consideração que, para muitos gamers, tem um título na lista de adquiridos na Xbox Live e não ter o menor interesse em jogar aquele jogo pode significar ter o seu dinheiro lá parado, e isso representa para muitos gamers um prejuízo direto. Logo, ter uma rentabilidade ou benefício em função de jogos que não são utilizados pode valer a pena.

A medida pode ser bem vinda para os usuários do Xbox One, que desse modo podem revender os jogos que já não jogam para reaproveitar esses créditos em outros jogos. Para a Microsoft, o benefício seria precisamente o de impulsionar a compra de mais jogos com a ajuda desses créditos que “presentearia” aos usuários, mas por enquanto tudo é apenas uma enquete feita pela gigante de Redmond.

Se aprovada, pode ser uma mudança significativa no funcionamento da loja do Xbox.

Via Slashgear