retro-vgs-01

O Retro VGS (ou Retro Video Games System) é uma criação de Mike Kennedy, que tem no seu histórico iniciativas como o site de leilões GameGavel e a revista Retro Magazine. Esse console basicamente combina o conceito dos videogames do passado, mas gravando os jogos nos cartuchos próprios, permitindo uma maior flexibilidade de uso.

Diferente do Retron 5, que conta com vários slots para os cartuchos dos diferentes consoles do passado, o Retro VGS utiliza um sistema de gravação de ROMs nos cartuchos do próprio console. De acordo com o seu criador, os jogos poderiam durar pelo resto da vida, sem sofrer dos efeitos do tempo, tanto no cartucho como por conta do leitor do dispositivo.

Com ele, seria possível rodar um jogo do Atari, lançado na década de 1980, como um jogo do Xbox lançado hoje, mas daqui a 30 anos (na teoria). O console é compatível com os controles do passado através de um conector de nove pinos (tal como era usado pelo Mega Drive e outros consoles míticos), e o sistema será compatível com qualquer controle com conexão USB. Comenta-se que o Retro VGS será vendido com o controle da foto abaixo, desenvolvido pela Inerworks para o Wii e o Wii U.

retro-vgs-controller

 

Pouco se conhece sobre o hardware do Retro VGS, mas sabemos que ele funcionará em uma arquitetura ARM, e sua missão é reproduzir gráficos no mesmo nível que um PS4 ou Xbox One, nem mesmo se igualar à geração anterior de consoles.

Por outro lado, o produto também não será um brinquedo de criança, já que será capaz de reproduzir a grande maioria dos jogos com gráficos 2D, explorando intensamente o maravilhoso mundo dos consoles de 16 bits. Várias saídas de vídeo estão disponíveis, pensadas em todos os tipos de telas (S-Video, composto, HDMI).

Já vimos vários consoles baseados no Android que podem carregar emuladores dos consoles do passado. Logo, é difícil pensar que um console que usa cartuchos/cartões pode bater de frente em um mundo onde baixamos os nossos conteúdos. De qualquer forma, o Retro VGS está em processo de arrecadação no Kickstarter.

Mais fotos do produto a seguir.

retro-vgs-02 retro-vgs-03 retro-vgs-04

Via Ars TechnicaRetro VGS