Retro Freak

O Retro Freak é um projeto de um impressionante console capaz de suportar até 12 formatos de cartuchos de videogames do passado, que só estava disponível no mercado asiático. O modelo despertou a paixão dos colecionadores, já que oferecia o paraíso para os mais nostálgicos.

Porém, a Cyber Gadget aproveitou a Computex 2016 para relançar o console com novos componentes, acessórios e o mesmo ar retrô que move milhões de dólares ao redor do mudo. O Retro Freak é um console equipado com slots compatíveis para cartuchos de NES, Famicom, SNES (Pal e NTSC), Super Famicom, Sega Genesis, Megadrive (PAL e NTSC), PC Engine, TurboGrafx-16, PC Engine Super Grafx, Game Boy, Game Boy Advance y Game Boy Color.

O produto conta com conexão HDMI e upscalling de imagens a 720p, através de um filtro suavizado para as bordas de pixels, oferecendo uma melhor qualidade de imagem, mas sem abandonar a aparência retrô. É compatível com todos os controles dos consoles citados por meio de um adaptador, ou é possível utilizar um controle USB.

Retro Freak-07

O Retro Freak chega com um sistema operacional proprietário e uma interface similar ao que temos no Wii, onde podemos ajustar os controles e gerenciar os jogos e partidas salvas na microSD, inclusive podendo realizar cópias completas dos jogos, dispensando o uso de cartuchos em cada ocasião.

Nas configurações, o produto permite o ajuste de resolução de tela, o suavizado dos pixels e a frequência entre 60 e 120 Hz, para que os mais puristas possam jogar as versões originais dos jogos sem maiores problemas, ou experimentando uma pequena melhora nos gráficos.

A má notícia é que ainda não há planos para que o Retro Freak seja vendido fora do Japão. No país asiático, o produto está disponível com um controle por US$ 200, e a outra versão com adaptador para controles retrô custa US$ 230.

O Retro Freak é uma excelente opção para os nostálgicos, oferecendo boas alternativas e características. Agora só resta esperar que o produto chegue a outros mercados.

Retro Freak-02 Retro Freak-03 Retro Freak-04 Retro Freak-05 Retro Freak-06 Retro Freak-08

Via CNET