Estima-se que, nesse momento, 500 milhões de dispositivos Android não limpam completamente os dados depois de restaurar os valores de fábrica com um reset. Todos eles oferecem a possibilidade de recuperar as credenciais de login, mensagens de texto, e-mails e contatos após esse processo.

Quem afirma são pesquisadores da Universidade de Cambridge, que encontraram uma série de dispositivos Android que permitem essa recuperação de dados após um reset completo, inclusive quando o usuário aciona a codificação em toda a unidade de armazenamento depois do processo.

Além disso, 630 milhões de dispositivos não permitem a limpeza interna dos cartões microSD, que normalmente armazenam vídeos, fotos e outros arquivos pessoais do usuário. Os pesquisadores restauraram os valores de fábrica em 21 dispositivos que executavam versões do Android que iam da 2.3 até a 4.3, de cinco fabricantes diferentes.

Eles descobriram que todos ainda mantinham os dados depois do reset, inclusive de aplicativos de terceiros, como por exemplo o Facebook ou o WhatsApp. Por outro lado, 80% dos dispositivos ofereceram acesso aos serviços como Gmail ou Calendário, podendo ser utilizados com sucesso para restaurar os dados.

O motivo de muitos dispositivos não fazerem uma restauração eficiente dos valores de fábrica é porque os fabricantes não incluíram os drivers necessários para realizar uma limpeza total dos chips de armazenamento flash. De fato, os dados são difíceis de serem apagados nesse tipo de memória.

Não sabemos se isso afeta os dispositivos com Android 4.4 ou superior. Porém, os pesquisadores afirmam que a provabilidade dessas versões serem afetadas é bem alta.

É um cenário que pode fazer com que muitas pessoas se vejam receosas em vender os seus smartphones, e uma das recomendações que os especialistas deram é simplesmente destruir os dispositivos no lugar de repassá-los para outra pessoa (algo que é doloroso para aqueles que pagaram caro por aquele produto).

Outra opção seria utilizar desde a primeira utilização a cifragem completa da unidade de armazenamento, mas o uso de senhas complexas não é algo que é muito adotado pelos usuários de dispositivos móveis.

Também é possível garantir a recuperação dos seus dados no smartphone Android com softwares como o EaseUS MobiSaver for Android Free, oferecido pela EaseUS. A ferramenta conta com uma interface simples e intuitiva, que podem resolver vários problemas com eficiência e praticidade.

 

Via ArsTechnicaUniversity of Cambridge