iphone_6_iphone_6_plus_5

O processo de reserva dos novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus começou a algumas horas na loja online da Apple nos dez países onde os modelos estarão disponíveis a partir do dia 19 de setembro (EUA, Canadá, Austrália, França Alemanha, Hong Kong, Japão, Porto Rico, Cingapura e Reino Unido). Porém, ao que tudo indica, nem a própria Apple estava preparada para a avalanche de pedidos que iria enfrentar.

Durante boa parte das primeiras horas da manhã na Europa (madrugada de hoje no Brasil), o site da Apple nessas regiões ficou inacessível, e os comentários no Twitter deixam clara a frustração daqueles que tentaram fazer a sua reserva.

Parece que a Apple está enfrentando problemas sérios com a sua estrutura online. A transmissão por streaming do evento da última terça-feira (9) teve múltiplos problemas, que não aconteceram pela quantidade de pessoas que estavam assistindo a transmissão. A inclusão de um blog próprio da Apple para o streaming, que por sua vez usava o JSON, fez com que o conteúdo de vídeo não pudesse ser cacheado, e isso provocou uma carga excessiva, complicando a transmissão.

Parece que o mesmo aconteceu com o sistema de reservas, que desapareceu para boa parte dos usuários que esperavam o início do período de reservas o quanto antes, para poder garantir o seu novo iPhone no primeiro dia de vendas. As queixas nas redes sociais foram muitas, e a Apple não se pronunciou sobre o assunto.

Nesse momento, pelo menos por aqui, a loja online da Apple está 100% funcional, onde é possível inclusive fazer uma simulação de reserva. De qualquer forma, esperamos que esse problema não se repita – por exemplo – no dia 17 de setembro, quando o iOS 8 for liberado para os dispositivos compatíveis (duvido que isso não aconteça), ou quando a segunda leva de países receber o dispositivo, em 26 de setembro.

Via BGR