Muitos foram os fabricantes de automóveis que, ao longo dos últimos anos, experimentaram alguma forma de utilizarem os tablets e smartphoens como painel de controle dos seus veículos. E parece que a Renault vai ser a primeira empresa a lançar um dispositivo específico para essa finalidade. A empresa anunciou durante o evento LeWeb’11 o seu novo R-LINK, um dispositivo que é descrito como “um tablet touch, integrado e conectado”, que aparecerá em alguns de seus futuros lançamentos na Europa.

A montadora francesa não passou muitos detalhes sobre o projeto, como o design final do dispositivo. O que sabemos é que ele terá uma tela de 7 polegadas, suporte para diversos tipos de controle (touch, controle do volante, controle de voz, etc), navegação TomTom Live e múltiplos aplicativos via download em uma loja denominada R-LINK Store, que deve oferecer mais de 50 aplicativos antes mesmo do lançamento do sistema. Segundo a Renault, os usuários poderão personalizar os menus do sistema, que também não foi informado, mas que supostamente oferecerá “aplicativos de smartphones adaptados para o seu uso em movimento”.

A Renault segue em silêncio sobre o lançamento do produto, que deve chegar ao mercado ao longo de 2012. Outra dúvida que precisa ser esclarecida, é se o R-LINK será um tablet real e independente, ou se será uma simples central multimídia, com tela de dimensões avantajadas e aplicativos, o que não é algo tão revolucionário assim (já que montadoras concorrentes fazem algo semelhante).

via Engadget