Em nome da modernidade, eu digitalizei todo o meu conteúdo em vídeo. Mídias físicas podem se perder com o tempo, e eu não gostaria de perder esse conteúdo por conta de algo que eu não posso evitar.

E não estou falando apenas de DVDs e Blu-ray de séries de TV ou filmes. Até mesmo aqueles conteúdos pessoais, como fotos e vídeos caseiros, ou nosso acervo de softwares e aplicativos que vamos acumulando ao longo do tempo. Quanto mais rápido armazenamos tais conteúdos em discos rígidos ou até mesmo na nuvem, mais chances temos de manter esse material conosco pelo resto da vida.

Pensando nos usuários que contam com esse mesmo tipo de prioridade, a Leawo apresenta o Leawo Prof. Media Ripper, um software especializado na ripagem ou conversão de conteúdo de mídias físicas para o formato digital. O caminho inverso também é possível, para atender aos anseios daqueles que ainda utilizam equipamentos compatíveis com mídias físicas.

Além disso, o software tem alguns adicionais que podem interessar aos usuários que querem obter outros conteúdos da internet, ou para quem quer converter determinados vídeos para outros formatos, para as mais diferentes finalidades.

 

 

A interface do software é bem direta e intuitiva. Grandes ícones com legendas em português mostram todas as opções disponíveis para a criação da mídia. Você não vai encontrar dificuldades em rapidamente realizar as tarefas de conversão e gravação de mídia.

 

 

Nos modos de ripagem, você pode escolher diferentes fontes para realizar a conversão. Nos nossos testes, utilizamos a conversão direta do DVD para o formato digital, mas você tem a possibilidade de escolher outras fontes de conteúdo para montar o seu arquivo de vídeo.

 

 

Um dos pontos positivos do Leawo Prof. Media é a sua versatilidade nas opções de configuração do arquivo que será montado. Por exemplo, você pode escolher apenas o filme na íntegra (ou o arquivo principal de vídeo), ou adicionar os capítulos que você quiser, deixando o seu arquivo final ainda mais personalizado.

 

 

Também é possível escolher a legenda que será gerada para esse filme e o idioma do áudio, de acordo com as opções que estão disponíveis no disco que você está convertendo.

São poucos passos até iniciar a conversão do arquivo propriamente dito. A partir daí, o processo pode demorar mais ou menos tempo, de acordo com as especificações do equipamento que você possui. O ideal é deixar o software fazer o seu trabalho enquanto você realiza alguma outra atividade.

 

 

O resultado final é dentro do esperado. Um arquivo de vídeo com a resolução nativa do seu conteúdo, com o áudio na qualidade que foi originalmente captada, e com as legendas que você definiu. Simples, prático, intuitivo e funcional. Tal e como você espera de um programa com essas características.

Com o Leawo Prof. Media, você também pode criar discos de DVD e Blu-ray, com os mesmos passos simples que apresentamos para conversão dos vídeos a partir do formato físico. Também pode converter vídeos em diferentes formatos para diversas finalidades (por exemplo, execução em determinados equipamentos ou compartilhamento nas redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas.

Como bônus, o software ainda é capaz de fazer downloads de vídeos do YouTube, inclusive com conversão do vídeo em áudio. Mas aqui você deve se certificar que você está realizando o download de um conteúdo que não possui restrições dos seus autores para o uso privado ou fins diversos. Use tal função com moderação.

Por fim, o Leawo Prof. Media cumpre o que promete. Facilita a vida de quem quer eternizar os seus conteúdos em mídia física para o formato digital, se apresenta como ferramenta prática e funcional para quem tem vídeos em formato digital e precisa gerar uma mídia física com eles, consegue converter arquivos com diferentes formatos e, de quebra, faz o download de vídeos do YouTube.

Pode ser uma ferramenta muito útil para quem precisa trabalhar com vídeos constantemente, ou para usuários domésticos que querem salvar seus vídeos e filmes em formato digital para soluções mais duradouras e práticas para um uso diário.