windows_9_logo

Os rumores que começaram em janeiro de 2014 começam a fazer eco. Fontes diferentes confirmam que a Microsoft já teria definido a data do lançamento da próxima versão do Windows (o hipotético Windows 9).

A nova versão do sistema operacional da Microsoft pode ser anunciada durante a primavera (do hemisfério norte) de 2015, mais concretamente em abril. Antes disso, uma versão “preview” do sistema – uma espécie de beta próxima da final e pública – seria liberada um pouco antes do seu lançamento em definitivo, para eliminar as últimas falhas. Desse modo, a Microsoft repete a bem sucedida tática adotada com as últimas versões do sistema operacional.

De acordo com a informação vazada no fórum inglês MyDigitalLife, essa versão “Preview” seria lançada em fevereiro ou março de 2015.

A data daria para a Microsoft algumas semanas de intervalo para fazer os últimos ajustes antes do lançamento da versão final do Windows 9. No passado, esse prazo foi substancialmente maior: em 19 de fevereiro de 2012, foi lançada a versão Consumer Preview do Windows 8, e em 1 de agosto do mesmo ano, a primeira RTM (Release to Manufacturing, dedicada aos fabricantes de produtos e já considerada como versão final) estava disponível. Depois, em 26 de outubro de 2012, o Windows 8 chegou ao grande público.

Também é certo que as novidades esperadas no Windows 9 são muito menores do que aquelas adicionadas pelo Windows 8. Porém, tudo até agora são meras especulações, mas ao que tudo indica, a mesma interface (com a dupla MetroUI/desktop clássico) será mantida, com o acréscimo do assistente de voz Cortana e novos serviços e funcionalidades mais relacionadas com a nuvem e a internet.

Via BGR