Economizar energia nunca é demais, e não apenas no verão, onde o ar-condicionado funciona por mais tempo. Nesse post, temos um ranking dos eletrodomésticos que mais consomem energia na maioria dos lares.

Considerando que os eletrodomésticos que mais consomem energia são de uso obrigatório, algumas coisas você pode ter em mente para reduzir o consumo.

Uma das mais importantes é adquirir eletrodomésticos altamente eficientes, nas etiquetas com selo A. Podem ser mais caros, mas se pagam ao longo do tempo na economia de energia. Alguns padrões de comportamento também podem ser adotados, como um uso mais consciente desses itens.

A seguir, o ranking dos eletrodomésticos que mais gastam energia em casa.

1. Geladeira

É o único eletrodoméstico da sua casa que está ligado o tempo todo. A limpeza do congelador ao menos duas vezes por ano, evitar armazenar alimentos quentes e deixar a porta aberta mais tempo que o necessário ajuda na economia de energia.

 

2. Televisão

Quando não estiver em uso, desligue o standby, pois só esse item pode consumir até 10% da energia na fatura.

 

3. Lavadora de roupa

Para economizar um pouco, use programas de lavagem em baixas temperaturas ou com água fria, se a roupa não estiver muito suja. Também vale a pena usar programas curtos.

 

4. Forno elétrico

Não usamos tanto, mas é conveniente usar um forno eficiente, não abrir a porta quando não se faz necessário para evitar perdas de calor e ligar apenas 10 minutos antes do uso no pré-aquecimento.

 

5. Lavadoras de louça e freezer

As lavadoras de louça funcionam de forma parecida com as lavadoras de roupa, logo, os conselhos são os mesmos. Os conselhos para o freezer são semelhantes para as geladeiras.

 

6. Secadora de roupa

Mais utilizado no inverno ou em dias de chuva. No verão, com o sol forte, todo mundo sabe que deve secar a roupa ao natural. Se vai comprar uma secadora nova, escolha uma que funciona com bombas de calor.