ramsomware

 

Os hóspedes de um hotel na Áustria ficaram impedidos de entrar nos seus quartos equipados com fechaduras eletrônicas, depois do sistema do hotel ser infectado por um ransomware.

O hotel Romantik Seehotel Jaegerwirt conta com modernas fechaduras eletrônicas, que deixaram seus hóspedes para fora dos seus quartos depois do ataque cibernético.

A boa notícia é que quem ficou dentro do quarto poderia sair, mas não podia entrar de novo. E aqui temos mais uma prova de como os ataques do mundo digital começam a afetar notoriamente o mundo físico.

 

 

Já temos casos de ataques em hospitais, mas apenas os dados dos pacientes eram comprometidos. Nesse caso, as implicações físicas são diretas.

O ataque foi bem sucedido, já que o hotel pagou o resgate de 1.500 euros para diminuir os transtornos aos hóspedes. Por outro lado, os sistemas vulneráveis foram desligados para evitar novos ataques.

Para o hotel, a forma de prevenir que o problema se repita foi simplesmente voltar a usar as velhas fechaduras com rudimentares chaves ou cartões de acesso.

Mas… e para outros sistemas mais sofisticados, onde os danos podem ser ainda maiores e irreversíveis?

É preciso ter uma maior atenção para o futuro da Internet das Coisas e suas possíveis vulnerabilidades.

 

Via The Local