O Facebook não está medindo esforços para se consolidar como a rede social líder do mercado, e Mark Zuckerberg tem plena consciência que uma parte fundamental desse sucesso passa pelos dispositivos móveis. Tanto, que a rede social mais popular do planeta anunciou hoje (04) que o seu aplicativo Facebook Messenger para Android não mais exige uma conta do Facebook para ser funcional para o usuário.

Isso quer dizer que qualquer pessoa do planeta, que utilize o aplicativo em um smartphone Android, poderá interagir com usuários do Facebook em um de seus serviços mais utilizados, o chat do Facebook Messenger, sem sequer precisar ter uma conta da rede social para isso. Basta você se cadastrar com o seu nome e número de telefone, e pronto. Você pode fazer a sua busca pelos usuários reais do Facebook e interagir com eles, como se estivesse em um chat na página da rede, sem maiores problemas.

Dessa forma, o Facebook oferece uma alternativa para aqueles que não conseguem memorizar os seus dados de login/sena da rede social para permitir o acesso ao aplicativo. Além disso, amplia o leque de possibilidades de interação dos usuários de smartphones Android com o Facebook, e pode fazer com que, por tabela, a rede de Zuckerberg ganhe novos usuários.

Mas não se engane: o fato de você não precisar ter uma conta para usar o Facebook Messenger for Android não quer dizer que tudo vai virar festa. O serviço de mensagens ainda passarão pelo crivo do próprio Facebook. Você só não precisa se logar em uma conta para conversar com seus amigos, mas terá que respeitar as mesmas políticas de privacidade já existentes na rede social.

Ainda não há nenhuma menção para que a mesma medida seja adotada para a versão do aplicativo para o iOS, mas a decisão do Facebook faz com que o seu aplicativo de Messenger seja um dos mais “universais” do mercado mobile, reforçando assim o compromisso da rede social de “fazer o mundo mais aberto e conectado”.

Via BGR.com