Muita gente sente saudades dele. E muita gente quer ele de volta, principalmente depois de constatar que o trabalho da Apple foi bem abaixo do esperado no seu “iMaps” (gerando assim o “Mapsgate”). Mas parece que já temos uma solução para o problema de quem atualizou o seu iDevice com o iOS 6, e quer pedir misericórdia para o Google Maps: o jailbreak.

O desenvolvedor Ryan Petrich, especialista nesse negócio de tirar os iDevices das restrições da Apple, aparentemente conseguiu fazer com que o Google Maps, retirado sumariamente da Apple no iOS 6, funcione na nova versão móvel da empresa de Cupertino. De acordo com  Petrich, o hack instalado “ainda está com grandes problemas de compatibilidade, e ainda não pode ser distribuído para o grande público, mas já é bem funcional”. Obviamente, para ter esse benefício, você precisa ter o jailbreak no seu iOS 6 para tudo funcionar.

É bom deixar claro que, tanto Apple quanto Google não recomendam tal procedimento. A Apple, pelos motivos que você já conhece. E o Google, porque já informou que já prepara um aplicativo específico para o seu Mapas, compatível com a nova versão do sistema. De qualquer forma, enquanto a Apple não pede misericórdia para a empresa de Mountain View, ou enquanto o Google não lança o seu aplicativo, essa parecer ser a solução mais completa, ou próxima do aceitável.

Vale lembrar que os usuários do iOS 6 não estão limitados ao Mapas da Apple. Existem outras soluções de mapas bem competentes, como os modelos da Garmin e da Telenav, que são muito interessantes para o uso diário. Além disso, o Nokia Maps pode ser usado diretamente no seu navegador do smartphone (disponível em m.maps.nokia.com), e pode quebrar o galho na hora que você mais precisa.

Abaixo, o vídeo com o Google Maps funcionando no iOS 6.

Via SlashGear