lp-vinilo

Olha como são as coisas… se alguém dissesse a alguns anos que as vendas de música digital e CD registrariam quedas, enquanto que as vendas em discos de vinil aumentariam, ou esse alguém seria chamado de louco, ou todo mundo daria risada da cara dessa pessoa. Pois bem, esse alguém deve estar gargalhando nesse momento.

Já era de conhecimento geral que o vinil estava voltando com toda a força, e suas vendas seguem crescendo de forma exponencial. Porém, os dados relativos às vendas de 2013 são, no mínimo, surpreendentes. Segundo um relatório da Billboard, as vendas de vinil dispararam 31,9% em 2013, enquanto que as vendas de álbuns online registraram queda de 0,1%, e no caso do CD, é o que podemos chamar de queda livre, com 14,5%. Temos que levar em conta que esses dados são restritos ao mercado dos Estados Unidos. Mesmo assim, são números significativos.

Um dos motivos para essa variação nos números de vendas está na quarta pata da cadeira, que completa essa equação: o impacto do aumento do consumo de música por streaming, através de serviços como o Spotify. É um mercado que não para de crescer, e que será analisado em breve pela Nielsen.

[Foto: Lali Masriera, CC 2.0]

Via Billboard