manutenção windows 10 anniversary update

O Windows Defender é a solução de segurança da Microsoft que oferece uma proteção antivírus e antimalware em tempo real. É uma variante do Microsoft Security Essentials do Windows 7, estreando no Windows 8 e que melhorou muito no Windows 10.

Essa é a primeira linha de defesa do sistema da Microsoft. É uma proteção básica que pode ser o suficiente para a maioria dos usuários, trabalhando em conjunto com outros aspectos de segurança do Windows 10, como o Passport, o Windows Hello, o FIDO, o armazenamento das credenciais dos usuários em área segura, o Device Guard, o firewall e outras ferramentas.

Os últimos testes realizados com o Windows Defender no Windows 10 mostram uma taxa de detecção de malwares de 99,8%. Muitos estão testando o sistema sem antivírus externos sem enfrentar problemas.

A prevenção é a primeira e principal linha de defesa, principalmente no mundo online, no sites que visitamos, aplicativos que instalamos, e-mails que recebemos, downloads e uso da redes sociais. Logo, vale a pena dar uma chance para o Windows Defender no Windows 10, pois é uma solução que dispensa o uso de uma solução de segurança externa.

E esse post mostra quatro motivos para tal afirmação.

 

Está integrado no sistema operacional

A integração do Windows Defender no Windows 10 oferece várias vantagens.

A primeira é bem óbvia: não é preciso fazer o download ou instalar qualquer coisa.

Além disso, dispensa um gerenciamento à parte, com novas versões oferecidas via Windows Update. O software identifica as mudanças de configuração do registro, funciona perfeitamente com as petições de controles de contas de usuário, e pode buscar o malware através da ferramenta de recuperação do Windows, entre outras vantagens.

É de graça, e é completo

A Microsoft oferece o Windows Defender de graça. Tudo bem, nem tudo que é de graça é bom, mas nesse caso vale a pena.

É claro que você pode utilizar outros softwares de desenvolvedores especializados em segurança. Porém, muitos programas “de graça” recebem diferentes funções incompletas, como testes ou por tempo limitado.

O Windows Defender é completo e de graça desde o primeiro dia. Simples assim.

Novas características do Windows Defender

Muitos consideram o antivírus da Microsoft como um subproduto. Mas nos dias de hoje, essa afirmação é uma grande bobagem. Só era verdade nos tempos do Windows XP.

A Microsoft melhorou e muito o seu antivírus no Windows 10 Anniversary Update, como por exemplo o uso offline da ferramenta, escaneando o sistema na inicialização e identificando problemas de segurança antes do software ser iniciado e burlar a sua segurança.

Também foram adicionadas atualizações baseadas na nuvem, enviando relatórios para a Microsoft sobre o malware recém detectado, para o desenvolvimento de novas regras de detecção e assinatura de vírus que podem ser aplicadas a todos os usuários.

Além disso, o Windows Defender convive com menos conflitos com soluções de terceiros. Antes, o software desativava um dos softwares. Para alguns cenários específicos, ter dois programas de defesa é algo interessante.

 

Melhorias nas configurações e consumo de recursos

99,8% de taxa de detecção de malwares é um número que por si já é suficiente para recomendar o seu uso. Não alcança as melhores soluções de segurança do mercado, mas é o suficiente para uma boa parte dos usuários.

Mas também destacamos o baixo consumo de recursos do Windows Defender. É o antivírus que menos sobrecarga provoca no sistema, tanto funcionando em segundo plano como na busca ativa de malwares. Isso é fundamental em equipamentos com um hardware limitado. Além disso, é um software de uso muito simples.

Resumindo…

Cada usuário doméstico, estudante ou profissional terá que verificar a sua respectiva necessidade de utilizar uma solução de segurança externa. Mas dê uma chance para o Windows Defender, pois pode ser o suficiente para muita gente.

O software, combinado com outras características de segurança do Windows 10 e trabalhando com aplicativos pontuais como o Malwarebytes ou o CCleaner, pode resultar na segurança completa do seu computador.