repetidor-wifi-avm

Você pode melhorar a qualidade de sua conexão WiFi sem gastar dinheiro. Teste essas quatro dicas antes de jogar a toalha. Podem parecer simples, mas em muitos casos podem ajudar.

1. Cuidado com o lugar do roteador

Isso influi e muito, inclusive modems mais atuais, com sinal potente e direcionado para superar obstáculos intermediários. Uma casa com dois que tem o modem no segundo piso pode resultar em um térreo sem sinal de WiFi. Mas se você colocar o dispositivo no primeiro andar (entre o térreo o e segundo andar), os três pisos do imóvel serão cobertos com internet sem fio.

A mesma regra vale na hora de superar muros: quanto menos o sinal tem que atravessar, melhor ele vai chegar, com maior estabilidade e desempenho.

 

2. Atualize o firmware do seu roteador

Muitos fabricantes atualizam periodicamente o firmware dos seus roteadores, incorporando melhorias, novas funções e maior segurança. Por isso (e por serem updates gratuitos), vale a pena atualizar sempre. O desempenho do roteador melhora em todos os serviços.

 

3. Mude o canal do WiFi

Um roteador trabalha em certos canais para emitir o sinal, mas se esses canais estão saturados, o desempenho vai cair e muito. Nesse caso, acesse as configurações do roteador e experimente outros canais.

 

4. Feche os downloads em segundo plano e proteja a sua rede

Esse é um tema recorrente, principalmente para os usuários menos experientes. As perdas de desempenho temporárias e ocasionais podem acontecer por conta da ativação de atualizações automáticas ou downloads em segundo plano, principalmente nos programas P2P (Torrent, por exemplo). Fechar esses programas vai melhorar muito o desempenho da internet.

Outro ponto importante é manter a nossa rede segura, para evitar intrusos, além de analisar sempre se o computador, tablet ou smartphone está livre de malwares.