bateria1

A autonomia de bateria é o grande problema da tecnologia móvel. Muito se evoluiu nas especificações, tamanho e qualidade de telas, ou na conectividade. Porém (e infelizmente), a evolução das baterias não acompanhou essa evolução, e quase todos são obrigados a recarregar os smartphones todas as noites.

Porém, novos sistemas de recarga rápida e economia de energia são implementados, e se isso não resolve o problema, ao menos podem ser importantes diferenciais entre os modelos disponíveis. O site PhoneArena publicou um novo comparativo sobre o tempo de recarga de smartphones, onde o Samsung Galaxy S6 se mostra como o mais rápido na hora de recarregar a sua bateria.

test-de-carga

O gráfico acima mostra, em minutos, quanto tempo leva para alguns dos dispositivos mais populares do mercado em recarregar completamente a sua bateria. Três modelos da Samsung aparecem nas primeiras posições, enquanto que Apple, Sony e Motorola ultrapassam as duas horas completas para alcançar os 100% de bateria.

O inovador sistema de recarga rápida do Galaxy S6 é um dos grandes argumentos da Samsung em relação à concorrência, e é fruto de uma evolução que começou no Galaxy S4. A Qualcomm, por sua vez, desde 2012 incorpora a tecnologia QuickCharge nos modelos que integram a sua arquitetura, com notáveis resultados. Mesmo assim, alguns fabricantes não incluem carregadores compatíveis com essa tecnologia para reduzir custos.

autonomia-bateria

Mais interessante é o gráfico acima, que mostra a autonomia real dos mesmos modelos. A combinação de carga lenta (e intensa) da Sony com um gerenciamento eficiente de energia coloca os dois modelos Z3 (normal e Compact) nas primeiras posições, enquanto que os demais dispositivos se posicionam entre os valores esperados (sempre é preciso levar em consideração a capacidade de cada bateria, muito maior em um Note 4 do que em um Moto X, por exemplo).

O que é mais importante para você: ter uma recarga mais rápida ou uma maior autonomia por carga?

Para saber mais sobre o estudo, acesse o post do PhoneArena.