googleplus

A Google+ foi questionada por muito tempo por não ter o sucesso esperado pela Google, algo que muitos chegaram e prever. Porém, mesmo não tendo tantos usuários ativos como o Twitter e o Facebook, conseguiu seus usuários fiéis… que começam a abandonar a rede social.

Google-Plus-Unique-Visitors

O gráfico acima mostra que a Google+ experimentou uma forte queda no seu uso diário no segundo semestre de 2015, perdendo quase a metade dos seus visitantes únicos. Isso também se traduz em uma atividade muito menor na Google+, onde usuários passam horas se entrar, e poucas atividades novas são registradas. As comunidades que antes tinham muita atividade agora são muito mais paradas.

Em outras palavras, o que era uma cidade tranquila se tornou um povoado morto.

A Google+ não começou com o pé direito, e mesmo tendo características interessantes (círculos, comunidades e suporte para fotos em HD), desde o primeiro momento ela foi criticada por boa parte dos internautas. Também não ajudou o fato da Google forçar o registro na rede social para utilizar os outros serviços da empresa (Gmail, YouTube, etc).

Esse movimento foi pensado em aumentar rapidamente o número de usuários da rede social, mas só serviu para que a Google+ ganhasse inimigos pela internet, deixando os usuários mais receosos.

Diante do pouco sucesso alcançado, a Google decidiu desmembrar a rede social, distribuindo o Google Photos como aplicativo independente, além de deslocar boa parte da equipe que trabalhou na Google+ para o Android. A última atualização também não ajudou muito, já que muitos usuários reclamam de que agora é mais difícil usar a rede social, pois migrar a interface móvel para a web trouxe muitas limitações.

Diante da queda de usuários únicos e o cada vez maior descontentamento dos usuários atuais, o futuro da Google+ é muito obscuro, e é evidente que é inútil seguir investindo tempo e recursos em um serviço que, se seguir nesse ritmo, praticamente ninguém vai querer usar.

Se é que isso já não está acontecendo nesse momento.

Via BetaNews