fairphone-2-costs

Muitas vezes nos perguntamos quanto custa os smartphones para os fabricantes. Dizem que as margens de lucros sempre são enormes, mas jamais os fabricantes se pronunciam oficialmente. Mas no caso do Fairphone 2, é diferente.

O segundo smartphone de um pequeno fabricante que aposta na transparência teve revelado nessa semana como eles gastam cada um dos 525 euros cobrados pelo dispositivo. E não temos muitas surpresas no processo.

O principal custo vai para os materiais: 340 euros, ou mais da metade do preço final do dispositivo. Mas este não é o único. Em segundo lugar, temos os impostos e a margem para os distribuidores, com 118 euros, seguido com dois pequenos gastos em operações e certos investimentos focados mais na empresa do que no produto, mas que são necessários para manter o seu status. No final das contas, a empresa lucra apenas 9 euros por smartphone vendido.

fairphone-2-costs-02

O infográfico completo você pode ver ao clicar na imagem acima, onde a Fairphone aborda com riqueza de detalhes os custos de cada euro do dispositivo. Vale a pena dar uma olhada, talvez mais pela curiosidade do que por qualquer outro motivo, e para que você tenha sempre em mente que um smartphone é muito mais do que o dispositivo como tal, e que esse tipo de empresa possui muitos outros custos adicionais, muito além dos componentes.

Agora, comparado com a margem de lucro da Apple com os novos iPhones…

Via FairPhone blog