adaptador-pc-com-windows-10

Durante a Computex 2015, a Microsoft apresentou um interessante produto: um computador (quase) completo no formato de um adaptador de corrente elétrica, chamado Quanta Compute Plug.

O conceito foi apresentado por Nick Parker, durante uma apresentação da Microsoft, e é um exemplo das novas formas que eles estão adaptando os computadores na sua ideia de evolução e mobilidade. Não foram revelados muitos detalhes sobre o Quanta Compute Plug, mas sabemos que ele conta com duas portas USB 3.0, uma porta HDMI e o suficiente no hardware para rodar o Windows 10.

A parte mais interessante é que esse pequeno computador poderá ser controlado por voz, seja através de um controle especial, ou a partir de um fone de ouvido Bluetooth, com a ajuda do Cortana.

Obviamente, ainda existem muitas perguntas sem resposta, como o preço e suas especificações técnicas. Sem falar na equiparação do seu consumo energético com outros dispositivos que se conectam diretamente a uma HDMI. A vantagem é que estar conectado o tempo todo na energia elétrica dispensa o uso de cabos adicionais para a sua carga, como acontece por exemplo com o Intel Compute Stick.

Esse tipo de design não é algo novo, já que vimos algo semelhante vendido pela Marvell por US$ 99 em 2009. Mas não deixa de ser atraente imaginar o alcance e crescimento com esse tipo de dispositivos, principalmente com a Internet das Coisas em plena expansão.

Via PC World