passos-energia

 

A empresa EnGo Planet apresenta uma solução muito interessante, que substitui os faróis nas cidades ou locais com grande tráfego de pedestres.

Temos aqui um farol inteliente, que não está conectado à rede elétrica, onde sua energia é obtida por painéis solares e os passos das pessoas.

 

 

Energia solar e cinética para faróis de LED com WiFi e câmeras de segurança

 

Essa solução é perfeita para as cidades inteligentes. Contam com painéis fotovoltaicos, conectividade WiFi gratuita, câmeras de segurança e estações de carga USB.

Mas o mais interesante do projeto é o funcinamento por energia cinética, com a ajuda de tapetes instalados nas proximidades.

Uma vez conectados aos tapetes cinéticos, os faróis recebem entre 4 ou 8 watts por passo, dependendo da pressão. Isso alimenta as baterias dos faróis com energia suficiente para o seu funcionamento.

Os faróis contam com sensores que permitem saber a quantidade de bateria nas cargas, além de medir a qualidade do ar e analisar o tráfego de pedestres em diferentes regiões, coletando dados estatísticos.

Os primeiros faróis foram instalado sno centro de Las Vegas, mas seus responsáveis pretendem instalar o projeto em algums áreas de Nova York.

Vídeo demonstrativo a seguir.

 

 

Via EnGo Planet