qualcomm-snapdragon

O site Re/code informa que a Qualcomm poderia escolher as fábricas da Samsung para criar a nova geração dos seus chipsets. Fala-se do Qualcomm Snapdragon 820, que seria produzido nas instalações dos coreanos para alcançar os 14 nanômetros (FinFET) no lugar dos 20 nm que oferece a TSMC.

Tal mudança na fabricação seria necessária para se obter um melhor funcionamento na bateria e temperatura do chip. O Samsung Galaxy S6 deixou de lado o hardware da Qualcomm por conta do polêmico Snapdragon 810, e soa curioso ao ver que concorrentes estão cooperando nesse aspecto.

Por outro lado, não chega a ser uma surpresa. A Samsung quer ganhar dinheiro com todas as suas divisões, e faz muito tempo que eles não se importam em criar hardware para terceiros. Vide a Apple, por exemplo.

Sobre a TSMC, ela está se atualizando para receber os 14 nanômetros, e até estuda para um dia oferecer chips de 10 nanômetros. Além da tecnologia, também é importante a qualidade de fabricação e a quantidade de chips que essas empresas podem produzir, e nesse aspecto, a Samsung larga na frente.

Via Re/code